O que é impacto ambiental

A preocupação com o impacto ambiental é atual e, não só deve aparecer na prova do Enem, mas também é um tema que deve ser estudado e discutido para que o planeta possa ser salvo de tanta destruição e de tanto consumo!

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano. Os impactos ambientais podem ser dos tipos positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.

O conceito de impacto ambiental é definido no Brasil pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O órgão federal fala em “interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente levadas como resultado do sistema produtivo humano, que tem consequências na saúde, segurança, bem-estar da população”, seja entre os seres humanos como também nos biomas.

Fatores causadores de impacto ambiental

Grande parte das atividades econômicas implica um impacto ambiental. Indústrias energéticas e mineradoras (por exemplo, uma central hidrelétrica ou de mineração) causam um impacto ambiental acentuado.

Os resíduos resultantes das indústrias são normalmente eliminados de três formas: na água, na atmosfera ou em áreas isoladas. A indústria do petróleo pode ter um impacto muito negativo nos trabalhadores da indústria (através de explosões e acidentes químicos), mas também na fauna, quando ocorrem vazamentos.

Além disso, em muitas ocasiões, a poluição do meio ambiente provoca a poluição dos alimentos, sendo um risco grave para a saúde das populações. Como a exploração deste recurso é de alto risco e cria impactos ambientais, é necessária uma licença ambiental, que impõe algumas medidas para reduzir esses impactos.

impacto ambiental - mar

O impacto ambiental é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é crucial educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos impactos negativos no meio ambiente.

Impacto ambiental positivo

Um impacto ambiental positivo ou benéfico consiste no resultado de uma norma ou medida que seja melhor para o meio ambiente. A recuperação de rios e matas têm um impacto ambiental positivo. A construção de uma barragem pode também ter um impacto positivo na fauna e flora de uma determinada região.

Impacto ambiental negativo

O impacto ambiental negativo é o mais conhecido e com maior repercussão. É aquele que causa danos ao meio ambiente em função da atividade humana, e não uma simples mudança que pode ser compensada mais à frente.

Exemplos de Impacto Ambiental

  • Erosão do solo causado pela atividade agropecuária
  • Poluição do solo por descarte irregular de resíduos
  • Poluição dos rios por matérias tóxicas provenientes das indústrias
  • Desmatamento
  • Queimadas
  • Descarte de dejetos agrícolas em rios e lagos
  • Esgoto doméstico em rios e afluentes, que chegam até os oceanos e mares

Impacto ambiental no Brasil

No Brasil, o órgão responsável pela legislação e emissão de medidas relacionadas com o meio ambiente é o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). No contexto federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é responsável pelo cumprimento das normas legais estabelecidas pelo Governo para o meio ambiente.

No Brasil, os acidentes que causaram maior impacto ambiental negativo ocorreram em oleodutos da Petrobras e resultaram em vazamentos na Baía da Guanabara e no Paraná. Para minimizar os efeitos e prevenir futuros acidentes, a Petrobras criou o Programa Pégaso (Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional), que promove pesquisas para a criação de formas eficazes para a limpeza de zonas afetadas por vazamentos.

Uma iniciativa governamental para reduzir o impacto negativo de vazamentos é a Recupetro (Rede Cooperativa em Recuperação de Áreas Contaminadas por Atividades Petrolíferas).

Um dos maiores impactos ambientais no Brasil é o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, em decorrência de atividades como a extração da madeira e da expansão dos territórios urbanos, respectivamente.

impacto ambiental - Amazônia
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/queda-no-desmatamento-na-amazonia

A tragédia ambiental de Mariana

Um caso, também recente e de grande impacto ambiental no Brasil, foi o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais.

No município havia uma barragem de rejeitos da extração de minério de ferro que, ao romper-se, atingiu a bacia hidrográfica do Rio Doce, que se estende por 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Este é considerado o maior desastre socioambiental brasileiro e ocorreu no dia 05 de novembro de 2015.

Os assuntos sobre questão ambiental são muito amplos, podendo gerar várias discussões e situações. Para que você complemente e reforce o assunto, veja as videoaulas a seguir:

Exercícios sobre impacto ambiental

Questão 1: Leia o texto a seguir.

No fundo do vale o lençol freático aflora para formar os rios. Estes têm seus ciclos regulados pelos períodos de cheia e vazante, e pelos espaços representados pelas planícies de inundação. Este termo encerra em si sua função: abrigar as águas do rio quando do seu natural extravasamento nas épocas de cheias.

LOPES, Luciana Maria. Tragédia ou descaso. Disponível em:

<www.opopular.com.br/anteriores/03out2009/opiniao>. Acesso em: 3 out. 2009.

Este texto analisa as recorrentes tragédias na região Sul do Brasil, com desmoronamentos, desabamentos de casas, mortes e centenas de pessoas desabrigadas.

A explicação geográfica para essas tragédias pode ser encontrada no seguinte fato:

a) desvios dos leitos dos rios que direcionam o fluxo das águas em um mesmo sentido, tornando as enchentes inevitáveis.

b) ausência de planejamento do uso do solo causando especulação imobiliária e possibilitando a ocupação de novos espaços sem fiscalização.

c) encostas íngremes que impedem a absorção de quantidade volumosa de água vertida em direção aos vales.

d) altas precipitações pluviométricas anuais que dificilmente são previstas devido ao uso de equipamentos meteorológicos obsoletos.

e) presença de solos profundos porosos que retêm água, provocando desabamentos de construções.

Questão 2:   Analise as afirmações sobre os recursos naturais brasileiros e os biomas que os agregam.

I. Na Amazônia, a expansão agrícola e a presença de assentamentos, a partir das margens de novas rodovias, não colaboram com a degradação da floresta.

II. O estudo da biodiversidade dos biomas brasileiros pode gerar riqueza e crescimento econômico na forma de novos medicamentos e novas fontes de biocombustível.

III. O cerrado, desde que corretamente manejado, é ideal para o cultivo da soja e para a criação de gado e por apresentar espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, frequentemente devastadas por queimadas, é considerado como um bioma pouco expressivo em biodiversidade.

IV. Os desmatamentos e as queimadas da Floresta Amazônica transformam os solos férteis, ricos em húmus, em solos frágeis e pobres em nutrientes, tornando-os inadequados à agricultura.

V. A conservação de áreas com vegetação nativa ajuda a purificar e manter os cursos d’água, restaurando o solo e diminuindo o impacto das mudanças climáticas.

(Edward O. Wilson. Veja, Edição Especial 40 anos, Setembro/2008. Adaptado.)

Estão corretas apenas as afirmações

a) I, II e III.

b) III, IV e V.

c) II, IV e V.

d) I, II e IV.

e) II, III e V.

Gabarito

1) B

2) C

Sobre o(a) autor(a):

Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.