A degradação do meio ambiente: resumo de Geografia

Simulado Gratuito de Geografia com resumo completo sobre a degradação do meio ambiente provocada pela ação do homem sobre a natureza. Confira:

Desde a Revolução Industrial que as ações do homem sobre a natureza estão acelerando a degradação do meio ambiente. Os processos semelhantes já existiam no passado, mas nunca com a intensidade dos últimos séculos.

O Impacto sobre o Meio Ambiente

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano. Os impactos ambientais podem ser dos tipos positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.

Quer saber mais? Confira com o professor Raphael Carrieri um resumo simples e rápido para você dominar os temas do Impacto sobre o meio ambiente nas provas do Enem. Todo ano caem questões de Biologia, Ecologia, Geografia, Química e até de História com temas sobre o meio ambiente. Se liga na aula!

Se o homem não trata bem a natureza, a natureza também não trata bem os humanos. As consequências sempre chegam. Veja mais aulas do professor Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito.

Transcrição da aula sobre o Impacto no Meio Ambiente:

Quando falamos de impacto ambiental, estamos falando de mudanças no meio ambiente. Elas podem ser positivas ou negativas. Para ser considerado um impacto ambiental, deve ter sido uma ação antrópica, ou seja, causada pelo ser humano.  

As ações antrópicas podem ser positivas ou negativas. O impacto ambiental é negativo quando ocorre desequilíbrio ecológico (desaparecimento de espécies, mudança climática, etc. O impacto ambiental é positivo quando está relacionado à recuperação de um bioma perdido (recuperação de uma floresta, por exemplo), preservação ambiental (leis e medidas para gerar proteção do meio ambiente).

O professor  Carrieri mostra no vídeo vários tipos de impactos ambientais negativos: Erosão: perda do solo, muitas vezes associada à retirada de vegetação. Desmatamento: retirada de vegetação, como o desflorestamento da Floresta Amazônica, numa clara agressão ao meio ambiente..

Inversão térmica: A dinâmica natural da atmosfera ocorre com a circulação do ar. O ar mais quente embaixo, menos denso, e o ar mais frio em cima, mais denso. Em uma circulação normal, ocorre a substituição do ar quente, que sobe, pelo ar frio, que desce.

No inverno, a temperatura é mais baixa, então o ar mais frio se concentra na camada mais abaixo da atmosfera, seguido de uma camada de ar quente acima e, mais acima, outra camada de ar frio. Toda a poluição é empurrada para baixo junto ao ar frio. É um movimento natural, porém quando associado à poluição pode causar grandes danos ao meio ambiente.

 Ilhas de calor: associada ao aumento da temperatura das regiões mais centrais da cidade em relação às regiões mais afastadas da cidade. Isso ocorre porque nas regiões mais afastadas existem fluxos d’água que fazem a regulação térmica; vegetação, que ajuda na absorção de calor.

Nas regiões centrais, ao invés de vegetação e fluxos d’água, existem asfalto, cimento, vidro, ferro, tudo que absorve e reflete calor, aumentando em até 10ºC a temperatura das cidades. No final da aula o professor Carrieri aborda o desastre de Mariana e seu impacto ambiental, que afetou uma vasta região.

WpProQuiz 655]

.

==

Acertou quantas questões no Simulado de Impacto Ambiental? Se gabaritou menos de sete questões é preciso reforçar a sua aprendizagem. Confira aqui aula completa sobre Impacto Ambiental e degradação da natureza.

Compartilhe: