O “Voseo”

Conheça esta forma de tratamento muito comum em países vizinhos e entenda um pouco mais sobre a riqueza da língua espanhola.

“Voseo” é quando se usa o pronome de segunda pessoa do singular VOS ao invés de TÚ (conhecido como “tutear”) na língua castelhana.

Este pronome é usado como primeira forma de segunda pessoa do singular na região do Rio da Prata (centro e sudeste da Argentina e Uruguai), no Paraguai, na Guatemala, em El Salvador, na Nicarágua, em Honduras, na Costa Rica e parte da Bolívia.

No entanto, é utilizado na escrita apenas na Argentina e no Uruguai. Inclusive, faz parte da norma culta da Argentina desde 1982, segundo a Academia Argentina de Letras, que o aceitou como legítimo e que lhe confere prestígio em todas as camadas sociais.

voseo - 1 Exemplo de uso do VOSEO. Fonte: https://bit.ly/2UPHxaf

Um pouco de história

A partir do período que compreende o império romano até sua queda, a língua latina sofreu inúmeras mudanças. No período medieval (século VI ao XIV), o idioma perdeu seu prestígio comunicativo, surgindo aos poucos, novas formas de se comunicar. Com isso, surgem as línguas romances, entre elas está o castelhano.

Mas qual a diferença entre espanhol e castelhano?

Quando Espanha começou a se consolidar como país, no século XIII, o reino de Castela se impôs aos outros territórios da região que hoje forma a Espanha. Por conta desta liderança, o castelhano, um dialeto fortemente influenciado pelo latim, foi adotado como língua oficial no novo país em 1492, com a unificação dos reinos.

Portanto na prática, não há diferenças. A escolha por chamar o idioma de castelhano na América tem mais a ver com o fato de “espanhol” remeter ao período colonial. Já na Espanha, a região norte o chama de castelhano, diferentemente de outras regiões do país, que reconhecem o idioma como espanhol.

Obviamente que desde a colonização até a atualidade ocorreram muitas mudanças entre a variante do espanhol peninsular e a variante americana, inclusive nas formas de tratamento como é o caso do uso ou não do voseo.

Formação verbal do voseo

O VOS usa as mesmas estruturas gramaticais que o TÚ e os verbos que o acompanham nas frases quase sempre (existe exceções) vão ser conjugados assim como se conjuga usando o TÚ. Veja no exemplo abaixo:

Vos hiciste un buen trabajo – Tú hiciste un buen trabajo

No entanto, existem algumas exceções: com verbos no PRESENTE DO INDICATIVO e no IMPERATIVO AFIRMATIVO. Em tais situações, existe uma mudança na conjugação verbal. Observe esta regra bem simples que o ajudará na realização da conjugação.

– Para verbos no PRESENTE DO INDICATIVO:

É necessário remover a letra i da forma VOSOTROS. Lembrando que o acento deve ser mantido. Veja este exemplo do verbo QUERER: ao conjuga-lo na segunda pessoa do plural (vosotros) fica QUERÉIS. Retirando o i, o verbo fica QUERÉS. Exemplos:

(tú) ¿Tú QUIERES un vaso de leche? (Tu queres um copo de leite?)
(vos) ¿Vos QUERÉS un vaso de leche?

– Para os verbos no IMPERATIVO AFIRMATIVO

Devemos pegar o verbo conjugado na segunda pessoa do plural (vosotros), remover a letra d e acrescentar o acento na última vogal (vamos ver os exemplos para facilitar).

(tú) Tú hablas despacio (Tú falas devagar)
(vos) Vos hablá despacio

Exemplo de uso de VOSEO verbo SER. Fonte: https://bit.ly/2E4Opew

Fique atento(a)!

– Vale lembrar que nos demais tempos verbais os verbos são conjugados normalmente, somente no VOS é que a conjugação do verbo irá mudar;

– O VOS assim como o TÚ é usado para tratamento informal. Para tratamento formal deve-se usar o USTED/USTEDES;

– Há três tipos de voseo:

(a) pronominal e verbal (ou absoluto): pronome VOS + forma verbal própria. Exemplo: Vos tenés. Forma usada na Argentina, Paraguai e em grande parte do Uruguai;

(b) pronominal: pronome VOS + forma verbal correspondente ao pronome TÚ. Exemplo: Vos tienes;

(c) verbal: pronome TÚ + formas verbais voseantes. Exemplo: Tú tenés.

– Nem sempre o VOS aparecerá na frase. Pode ocorrer de simplesmente o verbo ser conjugado como se conjuga no voseo, como na tirinha da Mafalda a seguir. Note o verbo HACER = VOS HACÉS:

voseo - 3
Exemplo de VOSEO. Fonte: https://bit.ly/2RWspGe
No vídeo a seguir do canal do YouTube “Espanhol para brasileiros” tem um resumo sobre o uso do voseo:
Exercícios:

1 – Elige la formación verbal correcta para rellenar la frase en el voseo:
“Vos ____ un buen amigo.”

a) sois
b) sos
c) eres
d) somos
e) sod

2 – Observa la tira:

Fonte: https://bit.ly/2SrQVEk

En el habla del policía en el tercer cuadro, considera el uso del VOS y elige las afirmaciones correctas:

I. Se puede sustituir sin cambio de significado por vosotros.
II. Se emplea largamente en las regiones del Río de la Plata.
III. Tiene origen y uso en Hispanoamérica.
IV. Se puede sustituir sin cambio de significado por tu.
V. Se puede sustituir sin cambio de significado por tú.

a) Solamente I, II y IV.
b) Solamente I, II y III.
c) Solamente II y V.
d) Solamente II, IV y V.
e) Solamente II y III.

Gabarito:

1 – B
2 – C

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto