Revise os Pronomes Pessoais em Espanhol para mandar bem na prova de Linguagens do Enem. Estude com o Curso Enem Gratuito!
Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos a respeito dos pronomes pessoais em Espanhol e sair-se bem no Enem!
Os pronomes pessoais são pronomes associados a uma pessoa gramatical. Não tem significado por si mesmo, já que o nome ao que faz referência varia dependendo da situação e do contexto. Servem para substituir um substantivo já mencionado, para falarmos de nós ou nos dirigirmos a terceiras pessoas.
Apesar de seu nome, não fazem referência apenas a pessoas. Todas as línguas distinguem pelo menos três pessoas gramaticais: 1ª pessoa, que tem a característica de ser o emissor; 2ª pessoa, costuma ser o receptor e a 3ª pessoa, que se refere a terceiros, que não sejam nem o emissor nem o receptor.

Outra característica dos pronomes pessoais é que eles têm número gramatical: singular e plural. Também apresentam variação de gênero (masculino e feminino), dependendo da pessoa gramatical.
Os pronomes pessoais têm a função de sujeito, ou podem substituir o mesmo numa oração subordinada. São tônicos, pois possuem seu próprio acento de intensidade, sem depender de outras classes de palavras. São eles:

Algumas consideração a respeito dos pronomes pessoais expostos acima:
– TÚ e ÉL recebem acento obrigatoriamente, caso contrário muda totalmente seu significado: tú > pronome pessoal tu / tu > pronome possessivo teu; él > pronome pessoal ele; el > artigo definido o.
– TÚ é usado para referir-se informalmente a uma segunda pessoa, normalmente a alguém que conhecemos. Já o pronome pessoal USTED é usado de maneira formal ao falar com algum desconhecido, alguém mais velho ou que ocupa um cargo superior ao nosso. Significa o senhor / a senhora.
– Já o plural da segunda pessoa é um caso curioso e depende da região onde é utilizado: na América Hispânica USTEDES é usado para tratamento formal e informal sem distinção. Porém na Espanha, USTEDES é usado apenas no tratamento formal, sendo considerado mais comum usar VOSOTROS (AS) no trato informal.
– Em muitos países da América Hispânica é utilizado o pronome VOS (que não aparece na lista acima) para referir-se a TÚ ou USTED. Este fenômeno linguístico é conhecido por voseo. Seu uso implica numa conjugação verbal diferente do pronome TÚ. Exemplo: Tú bebes > Vos bebés; Tú sales > Vos salís.
– NOSOTROS (AS) e VOSOTROS (AS), diferentemente do português nós e vós, variam em gênero sempre.
E aí, conseguiu aprender mais sobre os pronomes pessoais em espanhol? Agora, assista a aula do prof. Alexandre!
Agora, para finalizar sua revisão, resolva os exercícios selecionados para você treinar seu espanhol.
1 – (UFPA/2010) No trecho “todos ellos le están ayudando en su proceso de formación”, o elemento em destaque faz referencia:
a) às pessoas direta ou indiretamente envolvidas no processo de formação das crianças.
b) somente aos professores.
c) aos pais e professores que são responsáveis pela educação das crianças.
d) somente aos pais.
e) aos pais e filhos.
2 – (UFTM/2009) A forma verbal habláis tem como sujeito implícito o pronome:
a) ustedes.
b) ellos.
c) nosotros.
d) vosotros.
e) tú.
GABARITO:
1) A
2) D