Os Pronomes Pessoais

Revise os Pronomes Pessoais em Espanhol para mandar bem na prova de Linguagens do Enem. Estude com o Curso Enem Gratuito!

Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos a respeito dos pronomes pessoais em Espanhol e sair-se bem no Enem!

Os pronomes pessoais são pronomes associados a uma pessoa gramatical. Não tem significado por si mesmo, já que o nome ao que faz referência varia dependendo da situação e do contexto. Servem para substituir um substantivo já mencionado, para falarmos de nós ou nos dirigirmos a terceiras pessoas.

Apesar de seu nome, não fazem referência apenas a pessoas. Todas as línguas distinguem pelo menos três pessoas gramaticais: 1ª pessoa, que tem a característica de ser o emissor; 2ª pessoa, costuma ser o receptor e a 3ª pessoa, que se refere a terceiros, que não sejam nem o emissor nem o receptor.

Uso dos pronomes pessoais

Outra característica dos pronomes pessoais é que eles têm número gramatical: singular e plural. Também apresentam variação de gênero (masculino e feminino), dependendo da pessoa gramatical.

Os pronomes pessoais têm a função de sujeito, ou podem substituir o mesmo numa oração subordinada. São tônicos, pois possuem seu próprio acento de intensidade, sem depender de outras classes de palavras. São eles:

TABELA pronomes pessoais em espanhol

Tirinha do Gaturro exemplificando o uso dos pronomes pessoais no espanhol

Algumas consideração a respeito dos pronomes pessoais expostos acima:

– TÚ e ÉL recebem acento obrigatoriamente, caso contrário muda totalmente seu significado: tú > pronome pessoal tu / tu > pronome possessivo teu; él > pronome pessoal ele; el > artigo definido o.

– TÚ é usado para referir-se informalmente a uma segunda pessoa, normalmente a alguém que conhecemos. Já o pronome pessoal USTED é usado de maneira formal ao falar com algum desconhecido, alguém mais velho ou que ocupa um cargo superior ao nosso. Significa o senhor / a senhora.

– Já o plural da segunda pessoa é um caso curioso e depende da região onde é utilizado: na América Hispânica USTEDES é usado para tratamento formal e informal sem distinção. Porém na Espanha, USTEDES é usado apenas no tratamento formal, sendo considerado mais comum usar VOSOTROS (AS) no trato informal.

– Em muitos países da América Hispânica é utilizado o pronome VOS (que não aparece na lista acima) para referir-se a TÚ ou USTED. Este fenômeno linguístico é conhecido por voseo. Seu uso implica numa conjugação verbal diferente do pronome TÚ. Exemplo: Tú bebes > Vos bebés; Tú sales > Vos salís.

– NOSOTROS (AS) e VOSOTROS (AS), diferentemente do português nós e vós, variam em gênero sempre.

E aí, conseguiu aprender mais sobre os pronomes pessoais em espanhol? Agora, assista a aula do prof. Alexandre!

Agora, para finalizar sua revisão, resolva os exercícios selecionados para você treinar seu espanhol.

1 – (UFPA/2010) No trecho “todos ellos le están ayudando en su proceso de formación”, o elemento em destaque faz referencia:

a) às pessoas direta ou indiretamente envolvidas no processo de formação das crianças.

b) somente aos professores.

c) aos pais e professores que são responsáveis pela educação das crianças.

d) somente aos pais.

e) aos pais e filhos.

2 – (UFTM/2009) A forma verbal habláis tem como sujeito implícito o pronome:

a) ustedes.

b) ellos.

c) nosotros.

d) vosotros.

e) .

GABARITO:

1) A

2) D

Faça o Simulado

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto