Os países exportadores de petróleo são representados pela OPEP. Vamos entender qual a função desta organização?
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental criada no ano de 1960 e possui 12 países membros, sendo todos eles exportadores de petróleo.
O que é a OPEP?
Fundada de modo a representar os países exportadores de petróleo, a OPEP é uma organização que possui como objetivo principal a elaboração de políticas de venda e produção de petróleo de todos os países integrantes.
Inicialmente, os membros da organização eram: Irã, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela e Iraque. Estes países foram responsáveis de firmar o acordo que originou a organização. Posteriormente outros países se agregaram a OPEP, sendo eles: Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Catar, Emirados Árabes Unidos e Equador.
Como funciona a OPEP
Entre as medidas e estratégias desenvolvidas pela OPEP, está a diminuição da oferta no mercado, o estabelecimento de cotas de produção para cada país e o aumento do valor do produto. Todas estas medidas são planejadas para gerar lucros maiores aos países membros.
Os países membros da OPEP possuem, em seus territórios, 75% de todo o petróleo mundial. Deste modo, as estratégias elaboradas pela organização, acabam por afetar a economia dos países que importam petróleo, enfraquecendo suas economias por meio de um cartel.
Apesar de a OPEP possuir um discurso o qual defende constantemente preços justos para o petróleo, na prática os preços são elevados e o interesse da organização é possuir o controle global da produção do produto.
O Brasil faz parte da OPEP?
O Brasil, mesmo sendo produtor de petróleo, não faz parte da OPEP possivelmente pela baixa produção e também por discordância dos governos anteriores com a ideia do cartel instaurado pelos países membros. Porém, após a descoberta do pré-sal, as chances de o país ser convidado pela organização aumentaram.
O monopólio do petróleo global
Para terminar, assista à videoaula a seguir, em que o professor Raphael Carrieri explica o funcionamento da OPEP a partir da geopolítica do petróleo.
Questões sobre a OPEP
Agora, resolva as questões sobre a OPEP selecionadas pelo professor e verifique se você entendeu o conteúdo desta aula de Geografia!
Questão 01 – (FUVEST SP/2017)
Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaram-se o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP)-2015.
Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:
a) A queda da oferta de petróleo, em2015, pelos países não membros da OPEP é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.
b) O Brasil, país que não é membro da OPEP, destaca-se pela exploração de jazidas de petróleo em rochas vulcânicas do embasamento cristalino do pré-sal.
c) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.
d) A elevação da produção de petróleo em países da OPEP, como Arábia Saudita, Rússia e China, é resultado da alta dos preços dessa commodity em 2015.
e) A exploração das jazidas de óleo de xisto do subsolo oceânico foram fatores para a industrialização de países, como México, Japão e EUA.
Gab: C
Questão 02 – (UFTM MG/2009)
Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”.
Sobre o petróleo no mundo, considere as afirmações a seguir:
I. A origem do petróleo está relacionada às rochas cristalinas que sofreram lento metamorfismo ao longo de milhões de anos, aprisionando matéria orgânica em seu interior, que foi convertida em hidrocarbonetos.
II. As maiores reservas de petróleo encontram-se em maciços cristalinos metamorfizados, com destaque para os Montes Apalaches, nos Estados Unidos, e o Planalto da Arábia no Oriente Médio. Só em período recente, foram descobertas reservas nos fundos oceânicos, acumuladas em fossas como a de Porto Rico, no Golfo do México.
III. Sua dupla função é uma das razões para o grande consumo. Seus derivados servem como fonte de energia, utilizada nos mais variados meios de transportes e em usinas termelétricas, e também como matéria-prima em várias indústrias, como farmacêuticas, de fertilizantes, de tintas, entre outras.
IV. Sua desigual distribuição entre os países é fonte constante de conflitos. A OPEP, um cartel que reúne vários países produtores e exportadores de petróleo, controla em torno de 40% da produção mundial e 70% das reservas comprovadas.
Estão corretas somente
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Gab: E
Questão 03 – (ESPCEX/2012)
Sobre a produção, o consumo e as reservas de petróleo no Mundo, leia as afirmativas abaixo:
I – a Arábia Saudita é o país que detém as maiores reservas em barris de petróleo e é o maior produtor mundial;
II – os Estados Unidos, apesar de figurarem entres os maiores produtores, são muito dependentes da importação de petróleo;
III – a Venezuela figura entre os países com as maiores reservas, porém não faz parte dos grandes produtores e necessita importar esse produto;
IV – a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é responsável por mais da metade da produção mundial e tem como importantes integrantes a Federação Russa e os Estados Unidos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
Gab: A
Simulado
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNCISAL AL/2019)
O Estado se enfraquece à medida que sua soberania é pressionada por organizações supranacionais, tais como ONU, OEA, OTAN, UE, OMC, BIRD, FMI, OPEP e G8, uma vez que, para tomar decisões internas, frequentemente os Estados devem levar em consideração os acordos feitos no âmbito dessas organizações.
ALVES, P. R. e Maia, T. Globalização: considerações contemporâneas.
Revista Diálogos Interdisciplinares. V. 2, n. 2, 2013 (adaptado).
A soberania é questionada à medida que a interdependência global e a submissão às organizações intergovernamentais e às organizações não governamentais internacionais aumentam, o que pressiona o poder político a se adequar à globalização para recuperar a soberania e a legitimidade.
Disponível em: https://revistas.brazcubas.br. Acesso em: nov. 2018 (adaptado).
Os textos anteriores destacam o papel das organizações intergovernamentais no processo de globalização. Esse papel é exemplificado pela atuação do(a)
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
Contemporaneamente, pode-se definir a sociedade mundial como a do petróleo, devido à participação desta matéria-prima em inúmeros produtos e atividades humanas. A utilização deste recurso natural data de muitos séculos, mas sua exploração e beneficiamento se expandiram somente a partir do século XX. A respeito desse recurso natural, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
“A disputa por petróleo voltou ao centro das atenções mundiais depois que a Rússia acusou a Turquia de derrubar um avião russo para supostamente proteger suprimentos que vem adquirindo do grupo extremista autodenominado ‘Estado Islâmico’. Mas não é a primeira vez que a matéria-prima ─ bem como outros combustíveis fósseis ─ está na origem de conflitos ao redor do mundo”.
Disponível em: G1.Globo, 03/12/2015.
Não só interesses econômicos moveram as lutas pelo petróleo, mas, principalmente, interesses políticos. Em relação a isso, está CORRETO o que se afirma em:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FUVEST SP/2017)
Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaramse o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP)-2015.
Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIFOR CE/2013)
Em 1973 e 1979, os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) elevaram substancialmente os preços internacionais, provocando os chamados “Choque do Petróleo”. Analise as afirmações abaixo, relacionadas a esse assunto.
I. Após a criação da OPEP, em 1960, as grandes empresas petroleiras ocidentais também oficializaram seu cartel, denominado de “sete irmãs” (Exxon, Royal Ducth, Shell, Mobil, Gulf, British Petroleum e Standard Oil da California).
II. Uma das causas do comportamento de alguns países da OPEP durante o choque de 1973 foi um protesto contra o apoio dado por países ocidentais, especialmente os Estados Unidos, a Israel durante a guerra do Yom Kippur.
III. A crise de 1979 teve como estopim a deposição do líder xiita Aiatolá Khomeini do governo do Irã, um dos principais países produtores de petróleo, que foi substituído no poder pelo Xá Reza Pahlevi, apoiado pelo ocidente.
IV. A Venezuela é o único país produtor de petróleo não situado no Golfo Pérsico que participou do grupo inicial de fundação da OPEP, criada em 1960, na cidade de Bagdá.
V. Para combater a crise econômica provocada pelo aumento do preço do petróleo, importantes governos e bancos baixaram as taxas de juros, para favorecer o pagamento das dívidas.
Somente são VERDADEIRAS as afirmativas constantes em:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNEB BA/2012)
A onda de protestos e mobilizações populares nos países do Oriente Médio traz grandes novidades. Anuncia uma verdadeira reconfiguração da geopolítica regional, que, ao que parece, desloca dos centros de poder a influência dos EUA na região e anuncia a formação de um novo bloco, islâmico e anti-Israel.
As implicações desses acontecimentos para a ordem global são enormes. A começar pela questão de quem controla a exploração e os fluxos comerciais do petróleo. As alianças dos EUA com as ditaduras do Egito, da Arábia Saudita e outros países da região, que asseguravam o suprimento do petróleo, estão ruindo frente às mais amplas mobilizações populares desde muitas décadas. Como num jogo de dominó, as informações que passam de país para país espalham as mobilizações e contaminam toda a região. (BAVA, 2011, p. 3).
BAVA, Silvio Caccia. Depois do “dia de fúria”. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo: Instituto Polis, ano 4, n. 44, jun. 2011.
A análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre o Oriente Médio, permite afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNEB BA/2012)
A onda de protestos e mobilizações populares nos países do Oriente Médio traz grandes novidades. Anuncia uma verdadeira reconfiguração da geopolítica regional, que, ao que parece, desloca dos centros de poder a influência dos EUA na região e anuncia a formação de um novo bloco, islâmico e anti-Israel.
As implicações desses acontecimentos para a ordem global são enormes. A começar pela questão de quem controla a exploração e os fluxos comerciais do petróleo. As alianças dos EUA com as ditaduras do Egito, da Arábia Saudita e outros países da região, que asseguravam o suprimento do petróleo, estão ruindo frente às mais amplas mobilizações populares desde muitas décadas. Como num jogo de dominó, as informações que passam de país para país espalham as mobilizações e contaminam toda a região. (BAVA, 2011, p. 3).
BAVA, Silvio Caccia. Depois do “dia de fúria”. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo: Instituto Polis, ano 4, n. 44, jun. 2011.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ESPCEX/2012)
Sobre a produção, o consumo e as reservas de petróleo no Mundo, leia as afirmativas abaixo:
I – a Arábia Saudita é o país que detém as maiores reservas em barris de petróleo e é o maior produtor mundial;
II – os Estados Unidos, apesar de figurarem entres os maiores produtores, são muito dependentes da importação de petróleo;
III – a Venezuela figura entre os países com as maiores reservas, porém não faz parte dos grandes produtores e necessita importar esse produto;
IV – a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é responsável por mais da metade da produção mundial e tem como importantes integrantes a Federação Russa e os Estados Unidos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FGV/2010)
Com base nas notícias amplamente veiculadas pela mídia acerca do pré-sal, assinale a única alternativa que não traz aspectos relevantes relacionados a esse tema.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade