Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)

Os países exportadores de petróleo são representados pela OPEP. Vamos entender qual a função desta organização?

O que é a OPEP?

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental criada no ano de 1960 e possui 12 países membros, sendo todos eles exportadores de petróleo.

bandeira da OPEP
Figura 1: Bandeira da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Fundada de modo a representar os países exportadores de petróleo, a OPEP é uma organização que possui como objetivo principal a elaboração de políticas de venda e produção de petróleo de todos os países integrantes.

Inicialmente, os membros da organização eram: Irã, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela e Iraque. Estes, foram responsáveis de firmar o acordo que originou a organização. Posteriormente outros países se agregaram a OPEP, sendo eles: Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Catar, Emirados Árabes Unidos e Equador.

Entre as medidas e estratégias desenvolvidas pela OPEP, está a diminuição da oferta no mercado, o estabelecimento de cotas de produção para cada país e o aumento do valor do produto. Todas estas medidas são planejadas para gerar lucros maiores aos países membros.

Os países membros da OPEP possuem em seus territórios, 75% de todo o petróleo mundial. Deste modo, as estratégias elaboradas pela organização, acabam por afetar a economia dos países que importam petróleo, enfraquecendo suas economias por meio de um cartel.

Apesar de a OPEP possuir um discurso o qual defende constantemente preços justos para o petróleo, na prática os preços são elevados e o interesse da organização é possuir o controle global da produção do produto.

O Brasil, mesmo sendo produtor de petróleo, não faz parte da OPEP possivelmente pela baixa produção e também por discordância dos governos anteriores com a ideia do cartel instaurado pelos países membros. Porém, após a descoberta do Pré-sal, as chances do país ser convidado pela organização aumentaram.

Este é um conteúdo menos extenso, porém não deixa de ser importante para a prova do Enem! Por isso deixamos a seguir uma sugestão de videoaula e exercícios para fixação!

Questões sobre a OPEP

Questão 01 – (FUVEST SP/2017)    

Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaram-se o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP)-2015.

Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:

a) A queda da oferta de petróleo, em2015, pelos países não membros da OPEP é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.

b) O Brasil, país que não é membro da OPEP, destaca-se pela exploração de jazidas de petróleo em rochas vulcânicas do embasamento cristalino do pré-sal.

c) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.

d) A elevação da produção de petróleo em países da OPEP, como Arábia Saudita, Rússia e China, é resultado da alta dos preços dessa commodity em 2015.

e) A exploração das jazidas de óleo de xisto do subsolo oceânico foram fatores para a industrialização de países, como México, Japão e EUA.

Gab: C

Questão 02 – (UFTM MG/2009)    

Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”.

(resistir.info/energia/y_cochet_11jul05.html#notas)

Sobre o petróleo no mundo, considere as afirmações a seguir:

I. A origem do petróleo está relacionada às rochas cristalinas que sofreram lento metamorfismo ao longo de milhões de anos, aprisionando matéria orgânica em seu interior, que foi convertida em hidrocarbonetos.

II. As maiores reservas de petróleo encontram-se em maciços cristalinos metamorfizados, com destaque para os Montes Apalaches, nos Estados Unidos, e o Planalto da Arábia no Oriente Médio. Só em período recente, foram descobertas reservas nos fundos oceânicos, acumuladas em fossas como a de Porto Rico, no Golfo do México.

III.  Sua dupla função é uma das razões para o grande consumo. Seus derivados servem como fonte de energia, utilizada nos mais variados meios de transportes e em usinas termelétricas, e também como matéria-prima em várias indústrias, como farmacêuticas, de fertilizantes, de tintas, entre outras.

IV. Sua desigual distribuição entre os países é fonte constante de conflitos. A OPEP, um cartel que reúne vários países produtores e exportadores de petróleo, controla em torno de 40% da produção mundial e 70% das reservas comprovadas.

Estão corretas somente

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: E

Questão 03 – (ESPCEX/2012)    

Sobre a produção, o consumo e as reservas de petróleo no Mundo, leia as afirmativas abaixo:

I –   a Arábia Saudita é o país que detém as maiores reservas em barris de petróleo e é o maior produtor mundial;

II –  os Estados Unidos, apesar de figurarem entres os maiores produtores, são muito dependentes da importação de petróleo;

III – a Venezuela figura entre os países com as maiores reservas, porém não faz parte dos grandes produtores e necessita importar esse produto;

IV – a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é responsável por mais da metade da produção mundial e tem como importantes integrantes a Federação Russa e os Estados Unidos.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

Gab: A

Simulado:

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22