Estude Geografia para o Enem e vestibulares. Domine o que é paisagem para ficar em sintonia com os novos temas da sociedade contemporânea.
Para a Geografia, a paisagem é composta pelos aspectos que cada individuo é capaz de perceber em determinada parte do espaço geográfico. Ou seja, a percepção do mundo pelo meio dos sentidos de cada um, a visão, o paladar, o olfato!
O que é Paisagem
Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, o que é Paisagem. Aprenda o Conceito e as aplicações dele.
Depois da aula você pode olhar pela suajanela, pelos eu caminho, a cidade mesmo, e fazer já diferentes leituras da paisagem. É um elemento novo para o seu cotidiano. Você aprende e leva pra sempre com você este enriquecimento cultural e científico que é aprender o que é a paisagem.
As dicas do professor Raphael:
Estamos acostumados a pensar que a paisagem é somente caracterizada pelo que vemos. Isso porque quando falamos em percepção dos sentidos, a visão é o que nos atinge primeiro. Porém os cheiros, sabores, sons e outros aspectos como os sentimentos são responsáveis por formar nosso olhar sobre determinado recorte de espaço.
O que a Paisagem oferece
Na paisagem temos o reflexo de características políticas, culturais, econômicas, características sociais em um geral. Porém torna-se perceptível também os aspectos físicos, as construções, a vegetação, o tipo de relevo.
Você também pode perceber as diferenças da paisagem em cada um dos seis Biomas Brasileiros: Amazônia; Caatinga: Pantanal: Mata Atlântica; Cerrado; e Campos Sulinos.
O Espaço Geográfico e a Paisagem
Afinal, é a interação dos aspectos físicos e sociais, que compõe o espaço geográfico. É possível perceber analisando uma paisagem também, que esta apresenta aspectos tanto do tempo presente, como do passado, que por sua vez podem se encontrar em um mesmo recorte do espaço geográfico.
Quando por exemplo trabalhamos com a paisagem do centro histórico de uma cidade, podemos ver construções preservadas do passado interagindo com os elementos do tempo presente. Estes elementos do passado, Milton Santos veio a intitular de “rugosidades”.
Os elementos de Caracterização
Analisando o que é uma paisagem, ou a fotografia de uma paisagem, certos elementos nos chamam mais atenção do que outros. E, a partir da combinação destes elementos, temos a caracterização daquela paisagem.
É por isso que cada indivíduo possui a sua percepção sobre determinada paisagem, pois os elementos que se destacam naquele recorte, são diferentes para cada um. Deste modo, a paisagem é composta por elementos naturais como também por aspectos sociais.
Se determinado recorte de análise é formado apenas por elementos da natureza, chamamos de paisagem natural. Porém quando ela apresenta modificação humana, chamamos de paisagem cultural, ou “paisagem humanizada”.
Se temos por exemplo, uma área composta por floresta, corpos d’água e presença de animais selvagens, esta será caracterizada como uma paisagem natural.
Enquanto se analisarmos um recorte de uma cidade grande, temos um exemplo de paisagem humanizada ou cultural.
Simulado sobre Paisagem
Resolva agora 10 questões para testar o seu nível sobre O que é Paisagem
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FPS PE/2019)
O homem não modifica as leis da natureza, mas muda de forma significativa as condições de sua manifestação. A interação Natureza/Sociedade tem um caráter complexo, contraditório, múltiplo e histórico. A organização racional da atividade produtiva e social exige o conhecimento das leis naturais.
RODRIGUEZ, J.M.M et al. Geoecologia
das Paisagens. Fortaleza: UFC, 2007.Considerando o tema abordado no texto acima, analise as proposições abaixo.
1) O homem não cria por completo uma paisagem natural nova, e sim, introduz elementos novos que tratam de se instalar numa base natural predominante.
2) A tecnologia é intermediária na interação Natureza/Sociedade, pois ainda que a Natureza não constitua a causa definitiva do desenvolvimento social, é o meio de partida natural para a vida.
3) A modificação e a transformação da Natureza pelas atividades antrópicas subordinam-se, em primeiro lugar, às normas de interação entre a Natureza e a Sociedade.
4) A diminuição da matéria orgânica no solo, advinda da degradação da cobertura vegetal, propicia uma maior capacidade de reserva de água no solo.
5) A paisagem antropogênica não se subordina a uma complexa gama de regras de caráter natural e social.
Estão corretas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2019)
Relacione, corretamente, os principais conceitos da Geografia com suas interpretações mais recorrentes, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
- Lugar
- Território
- Paisagem
- Região
Coluna II
( ) É definido por e a partir de relações de controle e poder.
( ) Vincula-se à ideia de parte de um todo e conduz a uma concepção de divisão e à questão da dimensão das partes.
( ) Costuma ser compreendido como espaço percebido e vivido, dotado de significado, e com base no qual se desenvolvem os sentidos do quotidiano.
( ) Interpreta-se, principalmente, como imagem e representação de tudo o que forma o mundo exterior em um determinado momento de nossa percepção.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2018)
Observe o que se diz a seguir a respeito do conceito de paisagem na geografia física: “Por meio do conceito de paisagem, o imaginário social transforma culturalmente a natureza, ao mesmo tempo que os sistemas técnicos agregam ao território as formas-conteúdo da paisagem constituídas por representações sociais”.
Vitte, Antônio Carlos, O Desenvolvimento
do conceito de paisagem e a sua inserção
na Geografia Física. Mercator – Re-
vista de Geografia da UFC. 2007.Considerando os aspectos relativos ao conceito de paisagem na geografia física, como tratado no excerto acima, é correto concluir que paisagem
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFRGS/2018)
Observe a charge abaixo.
Considere as afirmações sobre as desigualdades materializadas na paisagem urbana e representadas na charge.
I. O intenso crescimento urbano permite a maior integração entre as pessoas, gerando espaços comuns a todos onde é possível usufruir de serviços eficientes, como segurança e saúde.
II. As desigualdades entre diferentes grupos e classes sociais geram maiores disparidades de moradia, de acesso aos serviços públicos, de qualidade de vida e de segregação social.
III. O medo da violência urbana impulsionou a criação de condomínios fechados, acentuando a exclusão social e reduzindo espaços urbanos públicos, o que propiciou o crescimento de espaços privados e de circulação restrita.
Quais estão corretas?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFGO/2018)
Leia o trecho abaixo, para depois responder à questão.
“Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, […] esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.”
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988, p. 21.
A citação acima refere-se a qual categoria da geografia?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC SP/2017)
Leia:
“O tombamento dos Jardins [modalidade de bairro no município de São Paulo] foi pioneiro na polêmica atitude dos órgãos de preservação de buscar salvaguardar extensos contextos urbanos cuja destruição ocorre em vista das precariedades das legislações de zoneamento. Buscaram-se mecanismos para proteger a ‘paisagem urbana’ (…)”
(Silvia F. S. WOLFF. Jardim América. São Paulo: Edusp, 2015. p. 23)
Tendo em vista essa intenção de preservar “paisagens urbanas” pode ser dito que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS/2017)
Leia o segmento abaixo.
A realidade geográfica apresenta-se então como composta por três elementos fundamentais: um substrato plástico, uma energia de circulação, produzida pelos contatos entre forças opostas, e um conjunto de formas que são como que o efeito desta energia sobre o substrato, justamente sua inscrição. É este último plano, o das inscrições, entendido como fisionomia da Terra, que é o plano propriamente geográfico, aquele onde houve, efetivamente, escrita da Terra.
BESSE, J.M. Ver a Terra. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 71.
O conceito geográfico referido pelo texto é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FGV/2017)
Em seu primeiro mês de gestão, o prefeito de São Paulo divulgou medidas polêmicas em relação à arte de rua e ao espaço público da cidade: apagar os grafites da Avenida 23 de Maio e criar um espaço específico para que grafiteiros executassem seus trabalhos. Desde então, o debate foi alimentado por desenhos e frases que apareceram nas ruas de São Paulo, como no exemplo acima, onde se lê a frase “a desobediência não tem cura,doria”, acompanhada de um jogador de polo, cujo taco é um rolo de pintar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a mensagem veiculada pelo grafite.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFGO/2016)
Leia o trecho do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, da chamada fase prémodernista da literatura brasileira.
Os subúrbios do Rio de Janeiro são a mais curiosa coisa em matéria de edificação de cidade. A topografia do local, caprichosamente montuosa, influi decerto para tal aspecto, mais influíram, porém, os azares das construções.
Nada mais irregular, mais caprichoso, mais sem plano qualquer, pode ser imaginado. As casas surgiram como se fossem semeadas ao vento e, conforme as casas, as ruas se fizeram (…).
Num trecho, há casas amontoadas umas sobre as outras numa angústia de espaço desoladora, logo adiante um vasto campo abre ao nosso olhar uma ampla perspectiva.
BARRETO, L. Triste Fim de Policarpo Quaresma.
São Paulo: Globo, p. 78.A Geografia é uma ciência que visa à análise da realidade social pelo âmbito da espacialidade dos fenômenos. Ocupa-se de entender o modo ou os modos como as sociedades humanas, em seu processo de produção e reprodução da existência, organizam e produzem seus espaços. Para apreender a espacialidade dos fenômenos, a geografia lança mão de várias categorias analíticas. A citação do livro refere-se à categoria
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2016)
Atente ao excerto a seguir: “Assim, não distinguimos natureza e fenômenos naturais, uma vez que concebemos a natureza decalcando nosso conceito nos corpos da percepção sensível. Vemos a natureza vendo o relevo, as rochas, os climas a vegetação, os rios etc. […] Dito de outro modo, a natureza que concebemos é a da experiência sensível, cujo conhecimento organizamos numa linguagem geométrico-matemática”.
Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma
epistemologia crítica. Ed. Contexto. São Paulo. 2006. p. 47.Ao ler o trecho acima, pode-se concluir acertadamente que a categoria da geografia que mais se aproxima do pensamento do autor é o(a)
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre paisagem para acertar na hora da prova!