Patrimônio cultural: o que é, exemplos de bens materiais e imateriais

Não é fantasma, mas existe sem que possamos tocar! Aprenda um pouco mais sobre patrimônio cultural e outras variações desta forma de registrar a história! Revise História para o Enem!

Hoje, em praticamente todos os lugares, nos deparamos com monumentos classificados como patrimônio cultural ou histórico. Mas você sabia que patrimônio vai muito além do que apenas um monumento antigo?

O que é Patrimônio Cultural?

Ao ouvirmos o termo “patrimônio” comumente associamos a algo físico, geralmente monumentos ou construções antigas já deterioradas. De fato, esta definição não é errada, entretanto é uma definição incompleta.

Para que possamos entender mais o que patrimônio cultural significa por completo, devemos dividir os termos para irmos por partes.

Primeiramente, o termo patrimônio histórico pode ser definido como uma herança composta por diversos bens históricos, ou seja, são diversas peças históricas que evocam um passado que se pretende rememorar.

O estudo acerca do que se define como patrimônio se desenvolveu ao longo do século XXI e a noção de patrimônio histórico passou a ser substituída por patrimônio cultural.

Patrimônio cultural é um termo bem mais abrangente, ele envolve questões com um alcance mais amplo. Este conceito, além de envolver a questão histórica que se refere à memória e resgate de experiências passadas, traz também a questão ecológica de alguma região.

Patrimônio Natural

Por exemplo a Mata Atlântica, tombada desde 1999, e a região do Pantanal, tombada desde 2000, são considerados patrimônios naturais, principalmente por sua variedade biológica e por sua importância local.patrimônio cultural - Pantanal, patrimônio naturalRegião do Pantanal, localizada principalmente na divisão Centro-oeste do Brasil. Retirado de: https://goo.gl/wYzn98

Patrimônio cultural, por fim, envolve uma série de características específicas. Envolve, então, um complexo de monumentos, conjuntos arquitetônicos, sítios históricos arqueológicos, parques nacionais de preservação de certa região que possui uma carga de resgate histórico e artístico.

Definição da UNESCO para o Patrimônio Cultural

Esta definição, mais aceita nos estudos sobre patrimônios, originou-se do documento elaborado pela Convenção sobre Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural de 1972, que foi promovida pela UNESCO.

Nesta ocasião o patrimônio cultural foi definido como obras arquitetônicas, monumentos artísticos ou escriturais ou mesmo estruturas arqueológicas que tenham algum valor histórico universal do ponto de vista científico.

O evento teve como objetivo alertar o mundo para a proteção patrimonial e preservação da história da humanidade, assim como a preservação de grandes biomas que influenciaram os contextos de várias sociedades.

Patrimônio Imaterial

Mas será que esta definição de patrimônio cultural é suficiente? Na verdade, não. Embora a questão física seja importante para que possamos identificar um patrimônio cultural, existem os patrimônios imateriais.

É mais fácil do que parece, o patrimônio imaterial não faz referência a algo místico ou inalcançável, na verdade podemos defini-lo como a produção humana que não se restringe à produção material, e que se estende à produção intelectual e emocional.

Portanto, tudo que o ser humano produz para conhecer a si mesmo, enquanto indivíduo, e ao mundo que o cerca. No Brasil, a roda de capoeira é considerada um patrimônio imaterial, pois carrega toda uma herança histórica de resistência dos povos negros escravizados.

Dessa forma, a capoeira não pode ser tocada e não acabará assim que seus participantes decidirem parar de dançar. Enquanto a prática popular a manter viva, ela será um patrimônio cultural imaterial.

patrimônio cultural - Roda de capoeira, resistência, patrimônio imaterial
Roda de capoeira, patrimônio imaterial de resistência física e cultural dos povos escravizados. Retirado de: https://goo.gl/DruL4L

Bens Históricos e Bens Emocionais

Dentro da categoria de patrimônio imaterial, podemos, ainda, definir duas categorias de bens históricos, que seriam os bens intelectuais e bens emocionais. Os bens intelectuais seriam o conjunto do conhecimento humano, as experiências cognitivas que a humanidade acumulou ao longo das eras, como por exemplo a ciência, enquanto método de análise do mundo.

Já os bens emocionais, seriam aqueles que envolvem as questões menos racionais, mas nem por isto devem deixar de ser ferramentas para compreendermos os indivíduos e a sociedade que nos cercam, como por exemplo as manifestações folclóricas, religiosas e artísticas.patrimônio cultural - Patrimônio imaterial, Wajãpi, bem emocionalPintura corporal dos povos indígenas Wajãpi, do estado do Amapá, considerada um bem emocional, que manifesta a visão de mundo deste grupo. Retirado de: https://goo.gl/DruL4L

Por fim, a noção de patrimônio varia para cada contexto em que é necessária. Cada população vai modelando sua concepção de patrimônio cultural, principalmente no que se refere às memórias que se pretende resgatar.

No Brasil, diversas instituições, ruas e até mesmo prédios públicos foram batizados com nomes de ditadores do período em que os militares tomaram o poder em nosso país (1964-1985).

Entretanto diversos movimentos sociais disputam a memória deste período, movendo ações para que estes patrimônios culturais tenham seus nomes e direcionamentos alterados, para que a história que se pretende resgatar exalte os nomes de outros sujeitos abafados pela história tradicional.

Videoaula sobre patrimônio cultural

Para finalizar sua revisão e fixar a diferença entre patrimônio material e imaterial, assista ao vídeo:

Exercícios sobre patrimônio cultural

.

Compartilhe: