Não é fantasma, mas existe sem que possamos tocar! Aprenda um pouco mais sobre patrimônio cultural e outras variações desta forma de registrar a história! Revise História para o Enem!
Hoje, em praticamente todos os lugares, nos deparamos com monumentos classificados como patrimônio cultural ou histórico. Mas você sabia que patrimônio vai muito além do que apenas um monumento antigo?
O que é Patrimônio Cultural?
Ao ouvirmos o termo “patrimônio” comumente associamos a algo físico, geralmente monumentos ou construções antigas já deterioradas. De fato, esta definição não é errada, entretanto é uma definição incompleta.
Para que possamos entender mais o que patrimônio cultural significa por completo, devemos dividir os termos para irmos por partes.
Primeiramente, o termo patrimônio histórico pode ser definido como uma herança composta por diversos bens históricos, ou seja, são diversas peças históricas que evocam um passado que se pretende rememorar.
O estudo acerca do que se define como patrimônio se desenvolveu ao longo do século XXI e a noção de patrimônio histórico passou a ser substituída por patrimônio cultural.
Patrimônio cultural é um termo bem mais abrangente, ele envolve questões com um alcance mais amplo. Este conceito, além de envolver a questão histórica que se refere à memória e resgate de experiências passadas, traz também a questão ecológica de alguma região.
Patrimônio Natural
Por exemplo a Mata Atlântica, tombada desde 1999, e a região do Pantanal, tombada desde 2000, são considerados patrimônios naturais, principalmente por sua variedade biológica e por sua importância local.Região do Pantanal, localizada principalmente na divisão Centro-oeste do Brasil. Retirado de: https://goo.gl/wYzn98
Patrimônio cultural, por fim, envolve uma série de características específicas. Envolve, então, um complexo de monumentos, conjuntos arquitetônicos, sítios históricos arqueológicos, parques nacionais de preservação de certa região que possui uma carga de resgate histórico e artístico.
Definição da UNESCO para o Patrimônio Cultural
Esta definição, mais aceita nos estudos sobre patrimônios, originou-se do documento elaborado pela Convenção sobre Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural de 1972, que foi promovida pela UNESCO.
Nesta ocasião o patrimônio cultural foi definido como obras arquitetônicas, monumentos artísticos ou escriturais ou mesmo estruturas arqueológicas que tenham algum valor histórico universal do ponto de vista científico.
O evento teve como objetivo alertar o mundo para a proteção patrimonial e preservação da história da humanidade, assim como a preservação de grandes biomas que influenciaram os contextos de várias sociedades.
Patrimônio Imaterial
Mas será que esta definição de patrimônio cultural é suficiente? Na verdade, não. Embora a questão física seja importante para que possamos identificar um patrimônio cultural, existem os patrimônios imateriais.
É mais fácil do que parece, o patrimônio imaterial não faz referência a algo místico ou inalcançável, na verdade podemos defini-lo como a produção humana que não se restringe à produção material, e que se estende à produção intelectual e emocional.
Portanto, tudo que o ser humano produz para conhecer a si mesmo, enquanto indivíduo, e ao mundo que o cerca. No Brasil, a roda de capoeira é considerada um patrimônio imaterial, pois carrega toda uma herança histórica de resistência dos povos negros escravizados.
Dessa forma, a capoeira não pode ser tocada e não acabará assim que seus participantes decidirem parar de dançar. Enquanto a prática popular a manter viva, ela será um patrimônio cultural imaterial.
Bens Históricos e Bens Emocionais
Dentro da categoria de patrimônio imaterial, podemos, ainda, definir duas categorias de bens históricos, que seriam os bens intelectuais e bens emocionais. Os bens intelectuais seriam o conjunto do conhecimento humano, as experiências cognitivas que a humanidade acumulou ao longo das eras, como por exemplo a ciência, enquanto método de análise do mundo.
Já os bens emocionais, seriam aqueles que envolvem as questões menos racionais, mas nem por isto devem deixar de ser ferramentas para compreendermos os indivíduos e a sociedade que nos cercam, como por exemplo as manifestações folclóricas, religiosas e artísticas.Pintura corporal dos povos indígenas Wajãpi, do estado do Amapá, considerada um bem emocional, que manifesta a visão de mundo deste grupo. Retirado de: https://goo.gl/DruL4L
Por fim, a noção de patrimônio varia para cada contexto em que é necessária. Cada população vai modelando sua concepção de patrimônio cultural, principalmente no que se refere às memórias que se pretende resgatar.
No Brasil, diversas instituições, ruas e até mesmo prédios públicos foram batizados com nomes de ditadores do período em que os militares tomaram o poder em nosso país (1964-1985).
Entretanto diversos movimentos sociais disputam a memória deste período, movendo ações para que estes patrimônios culturais tenham seus nomes e direcionamentos alterados, para que a história que se pretende resgatar exalte os nomes de outros sujeitos abafados pela história tradicional.
Videoaula sobre patrimônio cultural
Para finalizar sua revisão e fixar a diferença entre patrimônio material e imaterial, assista ao vídeo:
Exercícios sobre patrimônio cultural
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM/2014)
A abordagem do patrimônio cultural, centrada nos aspectos técnicos da conservação e da restauração, tende a ocultar a ideia de que a sua preservação é uma prática social que implica um processo de interpretação da cultura, não apenas material como simbólica, portadora de referência à identidade, à ação e à memória dos grupos formadores da sociedade.
FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal. In: ABREU, R.; CHAGAS, M.
Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (adaptado).A defesa do patrimônio histórico busca valorizar os bens que representam a nossa identidade. Nesse sentido, há manifestações culturais cuja preservação demanda seu reconhecimento como patrimônio imaterial. Essa concepção de patrimônio expressa-se
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM/2011)
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas ― junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados ― que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.” São exemplos de bens registrados como Patrimônio Imaterial no Brasil: o Círio de Nazaré no Pará, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Jongo no Sudeste, entre outros.
Disponível em: http://www.portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).
É bastante recente no Brasil o registro de determinadas manifestações culturais como integrantes de seu Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo de se realizar e divulgar este tipo de registro é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM/2007)
Pintura rupestre da Toca do Pajaú – PI. Internet: http://www.betocelli.com.[/caption%5D
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIFOR CE/2000)
Reelaborando o patrimônio cultural dos povos com quem entraram em contato, os muçulmanos realizaram inúmeros progressos intelectuais, transmitidos para a Europa medieval. No que se refere a essa transmissão:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFPB/2001)
Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM/2017)
Uma área de cerca de 101,7 mil metros quadrados, com um pátio ferroviário e uma série de armazéns de açúcar abandonados pelo poder público. Quem olha de fora vê apenas isso, mas quem conhece a história do Cais José Estelita sabe que o local faz parte da história de Recife, sendo um dos cartões-postais e um dos poucos espaços públicos que restam na capital pernambucana. E é por isso que um grupo está lutando para evitar que as construções sejam demolidas por um consórcio de grandes construtoras para construção de prédios comerciais e residenciais.
BUENO, C. Ocupe Estelita: movimento social e cultural defende marco histórico de Recife. Ciência e Cultura, n. 4, 2014.
A forma de atuação do movimento social relatado evidencia a sua busca pela
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UERJ/2016)
Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia também é decorrente dessa lei.
No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista, a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM/2016)
TEXTO I
TEXTO II
A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário.
ABREU, M.; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2016)
Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.
PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.).
Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2016)
No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell Impero; a nova Via Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio.
SILVA, G. História antiga e usos do passado: um estudo de apropriações da Antiguidade
sob o regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva do patrimônio cultural foi realizada com o objetivo de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre patrimônio cultural para acertar na hora da prova!