O que você lembra sobre o período regencial? Confira com o nosso simulado de História! São 10 questões para você treinar para o Enem e vestibulares! E, se precisar, temos uma aula para você lembrar do conteúdo!
Estude sobre o período regencial com a ajuda dos exercícios do simulado e das nossas aulas em vídeo. Você confere o conteúdo do professor Felipe abaixo, para lhe ajudar com os exercícios da prova:
Muito bem! Agora é só fazer a prova com atenção e treinar para o Enem!
Período regencial – Simulado de História
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2019)
Considere o texto da historiadora Maria de Fátima Gouvêa sobre o período das regências no Brasil (1831-1840).
O Ato Adicional de 1834 transformou os Conselhos Gerais das Províncias em assembleias legislativas provinciais, tendo ainda ampliado o número de representantes provinciais reunidos no âmbito do legislativo provincial, ficando essas assembleias encarregadas de auxiliar os presidentes de província na gestão administrativa sob sua jurisdição.
GOUVÊA, M. F. O império das pro-
víncias. Rio de Janeiro, 1822-1889.
Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2008, p. 19.A medida descrita pelo texto possui, explicitamente, um perfil
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC SP/2018)
Considere os fragmentos abaixo.
“Lei de 18 de Agosto de 1831”
“Cria as Guardas Nacionais e extingue os corpos de milícias, guardas municipais e ordenanças. […]”
Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed
/lei_sn/1824-1899/ lei-37497-18-agosto-1831-56430
publicacaooriginal-88297-pl.html (texto adaptado)“De tão conservadora, e atuante, ela criou uma tradição, estendendo a sua atuação até a Primeira República, sobretudo nas áreas rurais do país.”
SCHWARCZ, Lilia e STARLING, Heloisa. Brasil: uma
biografia. São Paulo: Cia Das Letras, 2015, p. 24 8 .Assinale a alternativa que situa CORRETAMENTE a criação da Guarda Nacional e as razões de sua permanência até a Primeira República.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(USF SP/2018)
A carta de despedida de D. Pedro I é um dos documentos que assinalam o triunfo do Partido Brasileiro sobre o Partido Português e a passagem do Primeiro Reinado ao Período Regencial. Em 1834, foi promulgado um Ato Adicional à Constituição, que tentava conciliar os interesses das facções políticas. Esse período conturbado de nossa história, caracterizado por lutas entre restauradores, exaltados e moderados, assim como pelas rebeliões provinciais que colocaram em risco a integridade territorial e política do país, encerrou-se em 1840, com o golpe da maioridade e o início do Segundo Reinado.
COSTA, Luís César Amad & MELLO,
Leonel Itaussu de Almeida. História
do Brasil. São Paulo: Scipione,
2007, p.169. (Adaptado).Ao ler o texto, percebemos que surge, após o Primeiro Reinado, uma nova fase para a história política brasileira. Durante essa fase ou período,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2018)
LEI Nº 4 DE 10 DE JUNHO DE 1835.
[…] A Regência Permanente em Nome do Imperador o Senhor D. Pedro Segundo faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral Legislativa Decretou, e Ela Sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º Serão punidos com a pena de morte os escravos ou escravas, que matarem por qualquer maneira que seja, propinarem veneno, ferirem gravemente ou fizerem outra qualquer grave ofensa física a seu senhor, a sua mulher, a descendentes ou ascendentes […].
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil
_03/leis/ lim/LIM4.htm – Texto adaptado.O conteúdo dessa lei sugere que o contexto do Período Regencial no Brasil foi marcado por
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2018)
Considere o texto abaixo.
As principais determinações do Ato Adicional que permitiram a aplicação da expressão “experiência republicana” foram as que estabeleciam a criação de uma Regência Una, cujo titular deveria ser escolhido por meio de eleições diretas para um mandato de quatro anos, e a que extinguiu o Conselho de Estado. Além delas, outra determinação aproximava-se dos dispositivos da Constituição norte-americana. Era a que criava as Assembleias Legislativas Provinciais.
(In: TEIXEIRA, Francisco M. P.
Brasil, História e Sociedade.
São Paulo: Ática, 2001, p. 33)Com base no texto, é correto afirmar que o Ato Adicional, ao conceder autonomia administrativa e legislativa às províncias,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFGD MS/2018)
De acordo com o historiador Paulo Pereira de Castro, o período regencial brasileiro (1831-1840) teria sido uma “experiência republicana”. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM/2010)
Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos “barões do café”, para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.
O contexto do Período Regencial foi marcado
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ESPCEX/2018)
Em 1834, numa tentativa de harmonizar as diversas forças em conflito no País, grupos políticos, como o dos moderados, promoveram uma reforma na Constituição do Império, mediante a promulgação do Ato Adicional. Observe os enunciados abaixo.
I. Criação do Conselho de Estado.
II. Criação das Assembleias Legislativas provinciais.
III. A regência deixava de ser trina para se tornar una.
IV. Fundação do Clube da Maioridade.
Assinale a opção em as afirmativas estão relacionadas ao Ato Adicional.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.Z
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFBA/2017)
“Queremos Pedro II,
Ainda que não idade.
A nação dispensa a Lei
E viva a maioridade”.
As ações pela antecipação da maioridade, expresso na quadrinha popular do século XIX, confirma a esperança de superação da crise vigente durante o Período Regencial. Dentre os fatos constitutivos desta crise, podemos destacar como principais:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFMG/2017)
Leia o texto:
“A riqueza é a pedra angular da ordem social; é ao mesmo tempo a garantia e veículo das virtudes públicas e privadas. Não queremos com isso dizer que a pobreza seja um vício e a riqueza uma virtude; mas é certo que a condição da pobreza é uma situação de impotência, e perigosa tentação de fazer mal; e que a riqueza pelo contrário é uma potencia real e uma facilidade para fazer bem”.
Jornal da Sociedade Promotora de Instrução Pública.
Ouro Preto, 21 de janeiro de 1833 (adaptado).O trecho do jornal ouro-pretano procura defender uma doutrina político-social amplamente discutida no Império do Brasil. Assinale a alternativa que corresponde a essa doutrina:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o período regencial para acertar na hora da prova!