Ponto médio de um segmento, mediatriz e distância entre ponto e reta

Aprenda várias manhas para mandar bem nas questões de geometria analítica do Enem! Você vai entender como calcular o ponto médio, a mediatriz e a distância entre ponto e reta.

Na geometria analítica temos muitas ferramentas que nos ajudam na hora de resolver exercícios. Nesta aula, veremos algumas delas incluindo: a fórmula do ponto médio, a equação da mediatriz e fórmulas de distância entre pontos e retas.

Ponto médio de um segmento de reta

Como o nome já revela, o ponto médio é o ponto que está exatamente no meio de um segmento de reta. Como um segmento de reta pode ser definido por dois pontos, o ponto médio pode também ser estudado em relação a dois pontos.

Para pontos quaisquer A e B, o ponto médio será aquele que tem a mesma distância para ambos os pontos e que também pertence à reta definida pelos pontos A e B.

Ponto médio de um segmento de reta
Pontos A, B e M e segmento f, com o ponto M sendo o ponto médio entre os pontos A e B, ou, ainda, o ponto médio do segmento f.

O método para calcular o ponto médio entre dois pontos é muito simples. Dados os pontos A = (x1, y1) e B = (x2, y2), para calcularmos as coordenadas do ponto médio, basta fazermos a média aritmética das coordenadas x e a média aritmética das coordenadas y. Podemos até escrever as coordenadas do ponto médio entre os pontos A e B pela fórmula:

Fórmula para encontrar ponto médio

Exemplo: encontre as coordenadas do ponto médio entre os pontos A = (2, 1) e B = (8, 2).

Este exemplo é uma aplicação direta da fórmula. Vamos fazer a média aritmética das coordenadas x (que são 2 e 8) e das coordenadas y (que são 1 e 2). Aplicando temos:

Exemplo de cálculo de ponto médio

Observação: note que a segunda vírgula nas coordenadas do ponto M se refere à casa decimal do número 1,5, enquanto a primeira vírgula faz a função de separar as coordenadas x = 5 e y = 1,5.

Introdução sobre geometria analítica

Antes de seguir com a aula, relembre o básico sobre geometria analítica com a videoaula introdutória do professor Lucas no nosso canal:

Mediatriz

Vimos logo acima que o ponto médio é aquele que tem a mesma distância para dois outros pontos e que também está na reta definida por estes dois pontos. Entretanto, podemos encontrar infinitos pontos que têm a mesma distância para dois pontos A e B quaisquer. Veja na imagem:

Mediatriz
Os pontos A, B e M, sendo M o ponto médio e alguns outros pontos que equidistam de A e B

Na figura vemos 3 outros pontos que têm a mesma distância para os pontos A e B, mas que não estão na reta definida por A e B. O único que pertence a essa reta é o ponto médio M.

Para dois pontos A e B, podemos dizer que a mediatriz é a reta que contém todos os pontos equidistantes de A e B. Assim, os pontos representados na imagem fariam parte da mediatriz entre A e B. Também podemos definir que a mediatriz é uma reta perpendicular a este segmento que passa pelo ponto médio.

Sendo um segmento de reta, faz sentido nos perguntarmos qual equação desta reta especial. Supondo que tenhamos dois pontos A e B e queremos encontrar a mediatriz, podemos fazer o seguinte:

  1. Encontrar a equação da reta r que passa pelos pontos A e B;
  2. Descobrir o ponto médio M aos pontos A e B;
  3. Encontrar a equação da reta perpendicular à reta r que passa pelo ponto M.

Equação da mediatriz

Felizmente, podemos reduzir este processo para um modelo de equação. Dado dois pontos A = (x1, y1) e B = (x2, y2), ou um segmento definido pelos pontos A e B, a equação da mediatriz destes dois pontos será dada por:

Equação da mediatriz

Nesse modelo, a primeira fração representa o coeficiente angular da reta, enquanto as outras duas representam as coordenadas x e y respectivas do ponto médio. Lembrar dessas características deixa mais fácil memorizar um modelo de fórmula tão extenso: uma fração entre as variações das coordenadas e duas médias aritméticas das mesmas.

Exemplo: encontre a mediatriz dos pontos (1, 1) e (3, 5).

Como temos os dois pontos e suas coordenadas, podemos fazer uma aplicação direta do modelo e substituir nossas coordenadas.

Exemplo de cálculo de mediatriz

Simplificando, obtemos a equação da mediatriz:

2x + y – 7 = 0

Distância entre ponto e reta

Da mesma forma que podemos calcular a distância entre dois pontos, podemos calcular a distância entre um ponto e uma reta. Quando falamos da distância entre ponto e reta, sempre estaremos nos referindo à menor distância possível. Isto é, calcularemos a distância entre um ponto e outro ponto pertencente à reta mais próxima do ponto inicial. Veja na imagem:

Distância entre ponto e reta
Pontos A, B e C, e a reta r contendo os pontos B e C, segmentos tracejados representando as distâncias AB e AC

No caso da figura anterior, a distância entre o ponto A e a reta r será a distância entre A e B, já que ela é a menor distância entre A e qualquer ponto de r (veja como a distância entre A e C é claramente maior).

Veja também como a reta AB é perpendicular à reta BC. Isso acontece porque a reta que contém a menor distância entre um ponto e uma reta sempre formará um ângulo de 90º com a reta. Sabendo disso, podemos encontrar esse ponto usando propriedades de perpendicularismo entre retas e calcular a menor distância. Entretanto, podemos reduzir os procedimentos a uma fórmula simples.

Considerando um ponto A = (x1, y1) e uma reta r: ax + bx + c = 0, a distância entre o ponto A e a reta r será:

Fórmula para calcular distância entre ponto e reta

É importante notar que se o ponto pertencer à reta, a distância entre o ponto e a reta será 0 e é possível verificar isso através da fórmula.

Distância entre duas retas

Para falar sobre a distância entre duas retas precisamos, primeiramente, lembrar que duas retas sempre são concorrentes ou paralelas.

Para duas retas concorrentes, a distância entre essa dupla será sempre 0. Já para retas paralelas, a distância será aquela de uma parte dos pontos presentes em ambas as retas que fornecem uma distância mínima.

De forma similar à distância entre ponto e reta, veremos que a reta que contém a distância entre duas retas é perpendicular a ambas as retas. Veja na imagem:

Distância entre retas
Duas retas paralelas com alguns pontos pertencentes a elas junto dos segmentos AB, AC e AE.

Veja que na figura acima os segmentos AB e DE medem o mesmo e eles são os menores segmentos entre estas duas retas, portanto, eles serão sua distância. Diferente do segmento AC, que não é a distância entre as retas, eles formam ângulos de 90º com as respectivas retas.

Dessa forma, se quisermos calcular a distância entre duas retas, primeiro verificamos se elas são retas concorrentes. Em caso positivo, sua distância será 0. Caso contrário, podemos escolher um ponto qualquer em uma das retas e aplicar a distância deste ponto com a outra reta usando a fórmula estudada anteriormente.

Aplicando essa fórmula, estaremos calculando a menor distância entre o ponto e a reta, que será a menor distância entre as retas paralelas.

Exemplo

Calcule a distância entre as retas r: 3x – 3y + 6 e s: x – y = 0.

Para resolver esse exemplo, primeiramente, vamos verificar se essas retas são concorrentes ou paralelas. Como a equação da reta está na forma geral, vamos verificar se a razão dos coeficientes a e b é a mesma. Se elas forem, sabemos que as retas são paralelas. Veja:

Fórmula de distância entre retas

Observe que o resultado é p mesmo. Portanto, Distância entre retas r e s e as retas são paralelas. Dessa fórmula, vamos encontrar um ponto qualquer em r e calcular a distância dele até s. Veja que o ponto A = (-2, 0) pertence a r, já que (3 . -2) – 3 . 0 + 6 = -6 + 6 = 0. Assim, utilizaremos A para as nossas contas. Aplicando a fórmula vista anteriormente temos:

Exemplo de cálculo de distância entre retas

Racionalizando o resultado obtemos:

Racionalização de cálculo de distância entre retas

Exercícios sobre ponto médio, mediatriz e distância entre ponto e reta

.

Sobre o(a) autor(a):

Essa aula foi preparada pelo professor Inácio Ávila. Inácio Ávila é graduando em matemática-licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Compartilhe: