Características e estatísticas da população brasileira

O Brasil possui a quinta maior população do mundo. A geografia da população brasileira é um tema bastante frequente nos vestibulares e no Enem, vamos revisar?

A população brasileira

Segundo o IBGE, estima-se que em 2018 a população brasileira era de aproximadamente 208.494.900 milhões de habitantes, sendo 51,6% mulheres e 48,4% homens. O número de habitantes do Brasil é inferior somente à países como: China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, que ocupam o os quatro primeiros lugares do ranking.

Os dados de contagem da população brasileira são obtidos através das pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A contagem é feita através do programa conhecido como Censo Demográfico, que acontece em média a cada 10 anos.

população brasileira na parada gay
Figura 1: imagem da parada LGBT de São Paulo, ilustrando a concentraçãoe a diversidade populacional da região.

Além das pesquisas relacionadas à demografia brasileira o IBGE é responsável também por obter resultados da realidade social e econômica do país. Além também de realizar outras diversas análises geográficas e estatísticas acerca do território brasileiro.

Os resultados das pesquisas realizadas por este órgão brasileiro são todos públicos e analisados por profissionais da área. Podem ser encontrados no site do próprio IBGE.

A Formação do povo brasileiro:

Veja como a composição étnica é bastante diversificada na formação do povo brasileiro. Confira as nossas origens com o professor Raphael Carrieri:

Características

Mesmo possuindo um número de habitantes alto, o que caracteriza o país como um país populoso, o Brasil é um país pouco povoado. Um país populoso é um país que possuí uma grande quantidade de habitantes, já um país povoado é aquele que apresenta grande número de habitantes por quilômetro quadrado.

A distribuição da população pelo território brasileiro é bastante desigual. Enquanto os estados litorâneos em maioria, ou mais próximos ao litoral apresentam uma quantidade maior de habitantes, os estados do interior do país apresentam uma quantidade menor.

Como exemplo, podemos utilizar a diferença entre a população dos estados de São Paulo e Goiás. São Paulo apresenta uma população de aproximadamente 45.5 milhões. Enquanto o estado de Goiás, localizado no centro-oeste brasileiro, apresenta uma população de aproximadamente 6,9 milhões.

Sendo assim, a ocupação desigual do território brasileiro, é comprovada a partir da comparação entre as estatísticas populacionais das regiões. Na lista abaixo, podemos analisar a população de cada região segundo estimativa do IBGE.

Sudeste: 87.711.946 de habitantes (estimativa 2018 – IBGE)

Nordeste: 56.760.780 de habitantes (estimativa 2018 – IBGE)

Sul: 29.754.036 de habitantes (estimativa 2018 – IBGE)

Norte: 18.182.253 de habitantes (estimativa 2018 – IBGE)

Centro-Oeste: 16.085.885 de habitantes (estimativa 2018 – IBGE)

Como podemos analisar, a região sudeste é a mais populosa, seguida pelas regiões nordeste e sul.

Com o passar dos anos, o crescimento populacional brasileiro vem diminuindo. Isto acontece devido à diminuição da taxa de fecundidade, caracterizada pelo número de filhos que cada mulher gera. No ano de 2008 a taxa de fecundidade da mulher brasileira era de 1,89. Já no ano de 2016, a fecundidade da mulher brasileira era de 1,73 nascimentos.

Ao mesmo tempo que o número de nascimentos vem diminuindo, a expectativa de vida do brasileiro (em geral) aumentou, chegando a uma média de aproximadamente 75,5 anos (2016). É claro que a expectativa de vida é somente uma expectativa, pois nem todos os grupos que compõe a sociedade brasileira chegam a esta idade, tendo em vista o genocídio dos grupos marginalizados.

taxa mortalidade infantil brasil
Figura 2: Gráfico representando a diminuição da taxa de mortalidade infantil entre os anos de 2000 e 2015.

Segundo o IBGE, a mortalidade infantil também diminuiu. No ano de 2015, o número era 13,82 por mil nascidos vivos, enquanto em 2000, era de 29,2. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos últimos anos também apresentou melhorias, porém a tendência é de estagnação a partir de agora com o novo governo.

Videoaula sobre aspectos da população brasileira

Para você se dar bem na prova do Enem, indicamos o resumo em vídeo feito pelo professor Carrieri, de Geografia! Na videoaula a seguir, o professor apresenta os principais aspectos da população brasileira.

Questões sobre a população brasileira

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22

Compartilhe: