Problemas ambientais urbanos

O processo acelerado de urbanização acarretou diversos problemas ambientais. Vamos analisar quais são estes problemas para arrasar na prova do Enem?

Com o êxodo rural, iniciado com o processo de industrialização das cidades, o aumento populacional do espaço urbano aconteceu (e ainda acontece) de forma bastante acelerada. Este crescimento, desencadeou diversos problemas ambientais urbanos, que vão desde o descarte incorreto do lixo, até os problemas de planejamento urbano.

problemas ambientais ocupação de encostasOcupação em encosta na cidade de Florianópolis – SC

Problemas ambientais urbanos

Muitos problemas sociais e de planejamento urbano relacionados a cidade são grandes causadores de problemas ambientais. A periferização de pessoas de classes mais baixas que não possuem acesso a moradias de qualidade resultam na ocupação de áreas impróprias.

Entretanto, a ocupação de áreas impróprias ocorre também por parte das classes de maior poder aquisitivo.

Problemas ambientais urbanosCasa de festas construída em área de restinga na cidade de Florianópolis – SC.

Estas áreas impróprias são caracterizadas por áreas de vegetação nativa destinadas à preservação, encostas de morros, margens de rios, entre muitas outras. Estas áreas podem ser classificadas como áreas não só impróprias por, ao serem habitadas causarem prejuízos ao meio ambiente, mas também por serem áreas de risco para a própria população.

População em áreas de risco

A ocupação destas áreas pode causar estragos por conta de deslizamentos, movimentos de massa, inundações, entre outros. Esses fatores podem resultar em catástrofes ambientais, acarretando na destruição das moradias e colocando em risco a vida da população residentes destas áreas de risco.

Ranking de municípios com população em áreas de risco

Municípios Pessoas em área de risco
1 Salvador (BA) 1 217 527
2 São Paulo (SP)  674 329
3 Rio de Janeiro (RJ)  444 893
4 Belo Horizonte (MG)  389 218
5 Recife (PE)  206 761
6 Jaboatão dos Guararapes (PE)  188 026
7 Ribeirão das Neves (MG)  179 314
8 Serra (ES)  132 433
9 Juiz de Fora (MG)  128 946
10 São Bernardo do Campo (SP)  127 648
11 Natal (RN)  104 433
12 Fortaleza (CE)  102 836
13 Santo André (SP)  96 062
14 Guarulhos (SP)  94 720
15 Vitória (ES)  87 084
16 São João de Meriti (RJ)  86 185
17 Blumenau (SC)  78 371
18 Petrópolis (RJ)  72 070
19 Maceió (AL)  70 343
20 Igarassu (PE)  69 801

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

Problemas ambientais e o lixo

Um grande problema presente no espaço urbano são as grandes quantidades de resíduos gerados pela população. Com o aumento populacional, temos o aumento desenfreado da produção de lixo, o que em conjunto com o descarte incorreto, faz com que os serviços de coleta e de tratamento tornem-se debilitados.

Em muitas áreas urbanas, o tratamento do lixo não é feito de forma correta, sendo despejado em lixões. Os lixões são áreas onde o lixo é despejado ao ar livre e abandonado, sem tratamento, aumentando as chances de dispersão de doenças e promovendo a contaminação dos lençóis freáticos e claro, do próprio solo.

Algumas áreas do espaço urbano não possuem coleta de lixo, agravando ainda mais o problema. Esse lixo acaba sendo queimado, descartado em terrenos abandonados ou permanecendo nas ruas.

Além do problema dos resíduos sólidos, o saneamento básico é outro grande problema no espaço urbano. O tratamento do esgoto muitas vezes não é realizado da forma correta, ou até mesmo, não acontece em determinadas áreas, acarretando na poluição dos corpos d’água e também do solo.

As áreas do espaço urbano que mais sofrem com a falta de saneamento são as periferias, pois como a ocupação geralmente é irregular no parâmetro legislativo, não há um controle por parte dos municípios em relação ao tratamento de esgoto nessas áreas. Apesar de as periferias serem um grande foco deste problema, ele se faz presente em todas as demais áreas do espaço urbano.

Outros problemas ambientais urbanos

A poluição visual e a poluição sonora também são grandes causadores de transtornos para a população urbana. Acontecem respectivamente, devido à grande quantidade de equipamentos de comunicação e divulgação e aos ruídos frequentes nestes espaços.

Nas grandes áreas urbanas, acontecem fenômenos como a inversão térmica, as ilhas de calor, as chuvas ácidas, entre outros. Estes problemas são ocasionados pela grande emissão de gases poluentes por parte das indústrias e do trânsito excessivo de automóveis.

Os problemas acarretados pela emissão de gases poluentes acabam causando alterações no clima destes espaços urbanos, porém é importante ressaltar que as mudanças ocorrem somente em escala local.  Estas mudanças ocorrem devido ao aumento da quantidade de gases poluentes presentes no ar de determinada localidade e podem ainda, causar danos à saúde da população.

Estes citados aqui são somente alguns dos problemas ambientais urbanos, que trazem efeitos catastróficos para este espaço. Algumas medidas como reeducação ambiental da população e reestruturação do planejamento urbano para a realidade brasileira, são algumas das saídas para estes problemas.

Para aprender mais sobre o assunto, indicamos as videoaulas a seguir e a resolução dos exercícios. Nos vemos na próxima aula!

Videoaula sobre problemas ambientais urbanos

Para finalizar seus estudos, assista à videoaula sobre problemas ambientais urbanos, com professor Carrieri, de Geografia!

Questões sobre problemas ambientais

Para terminar, resolva as questões sobre problemas ambientais e veja se você entendeu esse assunto!

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22

Compartilhe: