O processo acelerado de urbanização acarretou diversos problemas ambientais. Vamos analisar quais são estes problemas para arrasar na prova do Enem?
Com o êxodo rural, iniciado com o processo de industrialização das cidades, o aumento populacional do espaço urbano aconteceu (e ainda acontece) de forma bastante acelerada. Este crescimento, desencadeou diversos problemas ambientais urbanos, que vão desde o descarte incorreto do lixo, até os problemas de planejamento urbano.
Ocupação em encosta na cidade de Florianópolis – SC
Problemas ambientais urbanos
Muitos problemas sociais e de planejamento urbano relacionados a cidade são grandes causadores de problemas ambientais. A periferização de pessoas de classes mais baixas que não possuem acesso a moradias de qualidade resultam na ocupação de áreas impróprias.
Entretanto, a ocupação de áreas impróprias ocorre também por parte das classes de maior poder aquisitivo.
Casa de festas construída em área de restinga na cidade de Florianópolis – SC.
Estas áreas impróprias são caracterizadas por áreas de vegetação nativa destinadas à preservação, encostas de morros, margens de rios, entre muitas outras. Estas áreas podem ser classificadas como áreas não só impróprias por, ao serem habitadas causarem prejuízos ao meio ambiente, mas também por serem áreas de risco para a própria população.
População em áreas de risco
A ocupação destas áreas pode causar estragos por conta de deslizamentos, movimentos de massa, inundações, entre outros. Esses fatores podem resultar em catástrofes ambientais, acarretando na destruição das moradias e colocando em risco a vida da população residentes destas áreas de risco.
Ranking de municípios com população em áreas de risco
Um grande problema presente no espaço urbano são as grandes quantidades de resíduos gerados pela população. Com o aumento populacional, temos o aumento desenfreado da produção de lixo, o que em conjunto com o descarte incorreto, faz com que os serviços de coleta e de tratamento tornem-se debilitados.
Em muitas áreas urbanas, o tratamento do lixo não é feito de forma correta, sendo despejado em lixões. Os lixões são áreas onde o lixo é despejado ao ar livre e abandonado, sem tratamento, aumentando as chances de dispersão de doenças e promovendo a contaminação dos lençóis freáticos e claro, do próprio solo.
Algumas áreas do espaço urbano não possuem coleta de lixo, agravando ainda mais o problema. Esse lixo acaba sendo queimado, descartado em terrenos abandonados ou permanecendo nas ruas.
Além do problema dos resíduos sólidos, o saneamento básico é outro grande problema no espaço urbano. O tratamento do esgoto muitas vezes não é realizado da forma correta, ou até mesmo, não acontece em determinadas áreas, acarretando na poluição dos corpos d’água e também do solo.
As áreas do espaço urbano que mais sofrem com a falta de saneamento são as periferias, pois como a ocupação geralmente é irregular no parâmetro legislativo, não há um controle por parte dos municípios em relação ao tratamento de esgoto nessas áreas. Apesar de as periferias serem um grande foco deste problema, ele se faz presente em todas as demais áreas do espaço urbano.
Outros problemas ambientais urbanos
A poluição visual e a poluição sonora também são grandes causadores de transtornos para a população urbana. Acontecem respectivamente, devido à grande quantidade de equipamentos de comunicação e divulgação e aos ruídos frequentes nestes espaços.
Nas grandes áreas urbanas, acontecem fenômenos como a inversão térmica, as ilhas de calor, as chuvas ácidas, entre outros. Estes problemas são ocasionados pela grande emissão de gases poluentes por parte das indústrias e do trânsito excessivo de automóveis.
Os problemas acarretados pela emissão de gases poluentes acabam causando alterações no clima destes espaços urbanos, porém é importante ressaltar que as mudanças ocorrem somente em escala local. Estas mudanças ocorrem devido ao aumento da quantidade de gases poluentes presentes no ar de determinada localidade e podem ainda, causar danos à saúde da população.
Estes citados aqui são somente alguns dos problemas ambientais urbanos, que trazem efeitos catastróficos para este espaço. Algumas medidas como reeducação ambiental da população e reestruturação do planejamento urbano para a realidade brasileira, são algumas das saídas para estes problemas.
Para aprender mais sobre o assunto, indicamos as videoaulas a seguir e a resolução dos exercícios. Nos vemos na próxima aula!
Videoaula sobre problemas ambientais urbanos
Para finalizar seus estudos, assista à videoaula sobre problemas ambientais urbanos, com professor Carrieri, de Geografia!
Questões sobre problemas ambientais
Para terminar, resolva as questões sobre problemas ambientais e veja se você entendeu esse assunto!
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFBA/2019)
Para responder a essa questão, leia o trecho da reportagem que segue, intitulada “Quênia proíbe produção, venda e uso de sacolas plásticas” de 01/09/2017:
“O que era para ser um objeto prático e útil do dia-a-dia, tornou-se um dos maiores problemas ambientais da humanidade: a sacola plástica. A produção e o descarte em quantidades irracionais fizeram com que este resíduo não só entulhasse lixões e aterros sanitários, levando centenas de anos para se decompor, mas o pior de tudo, poluindo os oceanos do planeta, matando animais, pois o Quênia, na África, decidiu tomar uma decisão radical para combater esta situação: proibiu a produção, comercialização e o uso de sacolas plásticas. Quem desrespeitar a nova lei poderá pagar multa de até 38 mil dólares ou ainda prisão de quatro anos. Para conseguir aprovar a rígida legislação, foram necessários dez anos de muitas negociações. Foram três tentativas – frustradas – para colocar a norma em vigor, mas a partir de hoje, não há mais discussão.”
Texto adaptado. Disponível em: <https://catracalivre.com. br/cidadania/quenia-proibe-producao-venda-e-uso-desacolas- plasticas/>. Acessado em 26/07/2018
Sobre o problema relatado pela reportagem e a solução proposta pelo Quênia, analise as afirmações que seguem e marque a única verdadeira:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UERJ/2019)
Eles viveram décadas de incerteza: não sabiam, quando chegavam ao aterro de Gramacho para disputar lixo com urubus, porcos e cachorros, quanto conseguiriam faturar na jornada. A partir de 1º de junho, quando o maior lixão da América Latina – que se estende por uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, à beira da Baía de Guanabara – fechar finalmente as portas após 34 anos de atividade, a incerteza será bem mais grave. Cerca de 1700 catadores vão ser obrigados a se despedir da vida que sempre conheceram. Em 18% dos domicílios com catadores, há pobreza extrema. Com o fim do aterro, a renda familiar per capita será reduzida a um terço. Outro dado alarmante: 20% dos catadores jamais estudaram.
Adaptado de O Globo, 27/05/2012.
A situação dos catadores que trabalhavam em Gramacho é um exemplo de como a produção de lixo provoca impactos socioambientais, aumentando a poluição e favorecendo subempregos.
Uma alternativa viabilizadora da diminuição desses impactos causados pelo acúmulo de lixo está associada à:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Unicentro PR/2019)
Conforme reportagem do jornal O Globo, de 08.07.2009, uma quantidade expressiva de rejeitos foi enviada clandestinamente para o Brasil. O texto informava que “A Polícia Federal abriu nesta quarta-feira um inquérito para investigar o despejo de mais de mil toneladas de lixo nos portos brasileiros. A carga veio da Europa escondida em contêineres. Em Santos, no litoral paulista, foram encontradas 300 toneladas de lixo. No porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, outras 740 toneladas foram isoladas. O lixo terá de ser devolvido à Inglaterra em 10 dias. […]. Segundo as investigações, os navios com a carga indesejada saíram de um porto da Inglaterra, fizeram escala na Bélgica e descarregaram no Brasil”.
PF+INVESTIGA+DESPEJO+DE+LIXO+VINDO+DA+EUROPA+NOS+PORTOS+DO+BRASIL.html. Acesso em 16 de ago. 2018.
A produção em larga escala dos resíduos sólidos é um dos principais temas da agenda ambiental internacional. Conforme a fiscalização nos países desenvolvidos vai se intensificando, escândalos envolvendo a exportação desses rejeitos para países subdesenvolvidos vêm ganhando manchetes no Mundo. Assim como esse caso brasileiro, outros flagrantes já foram denunciados na África e na China. Alguns conhecimentos são importantes para se tratar da questão dos resíduos sólidos, dentre eles:
I. Resíduos sólidos não podem ser confundidos com lixo. Enquanto os primeiros podem ser reutilizados, o lixo é um material que já esgotou suas possibilidades de reutilização.
II. A coleta seletiva de materiais descartados e a reciclagem podem contribuir para o crescimento do comércio internacional, já que o resíduo reciclado se transforma em insumo ou matéria-prima.
III. O aumento da produção e do consumo exacerbado são os principais fatores para o aumento da produção dos resíduos sólidos. Trata-se de um problema local e específico no Brasil.
IV. No Brasil, há diferentes formas de disposição de resíduos sólidos urbanos, tais como: aterros sanitários, aterros a céu aberto (lixões) e aterros controlados, incineração, etc.
V. Entre os fatores que impulsionam o comércio ilegal dos rejeitos, podemos citar o custo da incineração nos países desenvolvidos – em alguns casos, fica mais caro exportá-los ilegalmente – e a ineficiência da fiscalização nos portos.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FPS PE/2017)
Um dos problemas ambientais que sofreu aumento geométrico, desde o início do processo da industrialização e urbanização, foi a produção do lixo sólido. Com relação a esse problema, analise o que é afirmado a seguir.
01- O lixo, enterrado e compactado em aterros sanitários, favorece a proliferação de insetos e ratos, que podem transmitir várias doenças.
02- O lixo depositado em terrenos baldios pode causar contaminação, com produtos tóxicos, do solo e das pessoas que manipulam o lixo.
03- Nos Estados Unidos e em muitos países da Europa Ocidental, o lixo orgânico (¼ do total) é triturado e enviado da pia diretamente ao esgoto.
04- Em muitos países, foram construídas usinas de compostagem para o processamento do lixo orgânico destinado à produção de fertilizante.
São corretas apenas:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFRGS/2019)
Leia o texto abaixo.
O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.
Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.
I. Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.
II. As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.
III. As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.
Quais estão corretas?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEG GO/2019)
Leia o texto a seguir.
Valores anormais de um estado climático médio observado ao longo do tempo são comumente chamados de ‘eventos extremos’. Esses eventos ocorrem em escalas temporais que variam de horas, dias e até mesmo milênios […]. Dependendo das vulnerabilidades existentes, esses eventos podem impactar seriamente os sistemas humanos atingidos, ocasionando um desastre natural. Dessa forma, a ocorrência de desastres suscitam e expõem a vulnerabilidade das populações, alterando o funcionamento das sociedades e o bem-estar social.
Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima. São exemplos de eventos extremos ligados ao tempo:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2019)
Analise a imagem.
O evento geomorfológico retratado na imagem foi desencadeado por um ___________ índice de chuva sazonal, que __________ o solo e criou um ambiente geológico instável, propício à ocorrência de um ___________.
As lacunas do texto devem ser preenchidas por:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FUVEST SP/2019)
A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno. Em ambientes urbanos com elevado número de indústrias e poluição veicular, esse fenômeno pode ocasionar quadros de elevadas concentrações de poluentes, provocando problemas à saúde da população e danos à fauna e à flora.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEG GO/2018)
Sobre os atuais problemas ambientais, tem-se que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNCISAL AL/2018)
“Embora a queima de combustíveis fósseis já fosse reconhecida como poluente no Reino Unido, foi apenas em 1909 e 1925, quando ocorreram dois episódios graves de poluição do ar com aumento da mortalidade (1.603 mortos) em Glasgow, na Escócia, que se observaram os efeitos da fumaça (smoke-fog: “smog”) para a saúde. A poluição do ar em Londres, conhecida desde os tempos medievais, havia se agravado intensamente com o desenvolvimento industrial do país. No dia 5 de dezembro de 1952, Londres amanheceu coberta por um grande nevoeiro (big smoke e fog) – níveis de concentração de material particulado 5 a 19 vezes acima dos níveis regulatórios atuais – com consequências catastróficas. O episódio permaneceu durante quatro dias, ocasionando, pelo menos, 4.000 mortes. De dezembro de 1952 a fevereiro de 1953, as taxas de mortalidade foram de 50 a 300% superiores ao ano anterior, alcançando o número estimado de 12 mil óbitos”.
Os fatos ocorridos em Londres e apresentados no texto permitem inferir que o problema ambiental mencionado foi decorrente
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre problemas ambientais urbanos para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade