Urbanização

Você sabe como funciona o processo de urbanização? Não? Então não perca a chance de revisar Geografia para o Enem! Estude com o Curso Enem Gratuito!

Podemos dizer que uma sociedade está se urbanizando quando o crescimento da população urbana é maior do que a da população rural. Ou seja, a urbanização corresponde ao processo demográfico caracterizado pela concentração da população em um espaço, que chamamos de cidades. Já o crescimento urbano se refere ao aumento de área das cidades, e não devem ser confundidas.

O processo de urbanização no mundo

Através dos tempos, o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados. A grande mudança, no entanto, ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Europa.

Até o século XIX, era fato que o campo comandava a cidade. Com a Revolução Industrial cresceu a necessidade de mão-de-obra nas cidades para as atividades industriais, do comércio e serviços. Com isso, a cidade passa a comandar o campo.

A Segunda Guerra Mundial também contribuiu para o processo de urbanização em escala mundial. Tendo em vista a dificuldade das famílias que viviam em áreas rurais, o fascínio pela cidade e por melhores condições de vida, atraiu a população para os centros urbanos.

A transferência de um grande exército de mão de obra do campo para a cidade, para atender a latente necessidade da industrialização e a busca por melhores condições de vida, inaugura uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.

Enfim, uma nova relação de trabalho e uma nova forma de utilização do espaço são fatores, entre outros, que acabam por consagrar a urbanização.

urbanização
O processo de urbanização.

Urbanização Brasileira

O processo de urbanização no Brasil começa na década de 40. A expansão das atividades industriais em grandes centros atrai trabalhadores das áreas rurais, que veem na cidade a possibilidade de rendimentos maiores e melhores recursos nas áreas de educação e saúde. O censo de 1940, o primeiro a dividir a população brasileira em rural e urbana, registra que 31,1% dos habitantes estavam nas cidades.

Somente a partir das décadas de 1950 e 1960, a população urbana cresceu de forma acelerada no Brasil. Isso ocorreu, principalmente, devido à maior industrialização da Região Sudeste e o êxodo rural.

Esse processo adquiriu grande impulso a partir de 1970, quando a população urbana (veja no gráfico, 56%) ultrapassou a rural (44%) no país. Nas décadas seguintes observa-se que o Brasil continuou a se urbanizar muito rapidamente.

Dados IBGE de taxa de urbanização brasileira.
Fonte: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html

É fácil verificar, portanto, que, apesar de o processo de urbanização no Brasil ter começado relativamente tarde, ele aconteceu muito rapidamente. Vamos ver agora por quê.

Causas da urbanização brasileira
  • Industrialização

O processo de industrialização do Brasil e principalmente da região Sudeste, a partir da década de 1950, é uma das causas da urbanização, considerando que a indústria, por ser uma atividade econômica predominantemente urbana, atrai populações das zonas rurais que estão em busca de emprego.

  • Problemas no campo
trabalhadores rurais - urbanização
Trabalhadores rurais

Os baixos salários, a precária assistência médica e hospitalar, as dificuldades do trabalhador rural se tornar proprietário da terra para cultivar, além de fatores naturais como as secas, a degradação total do solo, foram e ainda são algumas das principais causas da migração campo-cidade.

Essa atração para a cidade estimula que os filhos da família do campo não desejem mais permanecer no campo, diminuindo assim gradativamente a mão-de-obra rural.

  • Expansão dos serviços urbanos e aumento de empregos

Com o crescimento da população urbana, há necessidade de maior número de escolas, professores, hospitais, médicos e de ampliação das redes de água e esgoto, coleta de lixo, transporte urbano e comércio.

O crescimento dos serviços urbanos amplia o mercado de trabalho e, consequentemente, atrai populações rurais que estão em busca de emprego, contribuindo, também, para a urbanização.

A introdução da televisão no Brasil, no início dos anos 1950, mostrando o modo de vida urbano, principalmente das grandes cidades, em filmes, telenovelas, documentários, telejornais etc., despertou entre os jovens do campo o desejo de conhecer e viver a vida retratada nas telas. Essa situação continuou ao longo dos anos, também contribuindo para a urbanização brasileira.

Documentários sobre urbanização

Para entender mais sobre os processos de urbanização, uma dica é assistir aos documentários listados abaixo:

  • A humanidade vista do espaço“. O filme mostra o mundo visto do espaço e dá uma dimensão da urbanização no mundo todo.
  • Entre rios“. O documentário aborda a urbanização da cidade de São Paulo.
Para não restar dúvidas, assista ao resumo do prof. Carrieri sobre o tema gravado para o nosso canal!

Sobre o(a) autor(a):

Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.