Racismo e o movimento negro – Simulado de Sociologia

Veja o que sabe sobre a questão racial com o Simulado de Sociologia do Curso Enem Gratuito. São apenas 10 questões para você estudar! Ao final, você confere sua pontuação e garante dicas para estudar!

Os temas da inclusão social pela educação e pelo acesso ao mercado de trabalho para populações com histórico de exclusão socioeconômica ou por origem étnica estão sempre na pauta do Enem, como uma questão racial que pode ser trabalhada em diversos ângulos.

O Brasil foi uma das últimas nações a promover a Abolição da Escravidão. Desde o Brasil Colonial e até o dia 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea proclamada pela Princesa Isabel no último ano do Império, esteve vigente no país o regime da escravidão.

A Lei de Cotas educacionais, Lei 12.711/2012, estabelece condições diferenciadas para o acesso de pelo menos 50% das vagas das instituições públicas federais de Ensino Superior e de Ensino Técnico para alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, ou que fizeram o Ensino Médio com bolsa integral em escolas particulares.

Esta Lei teve como premissa minimizar a questão racial ao promover a integração educacional, entendido como importante fator.

Além do vínculo com a Escola Pública ou com as Bolsas de Estudo há critérios para contemplar a inclusão de pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas, e ainda portadores de necessidades especiais.

Vídeo especial sobre o Racismo – Atualidades e tema de Redação Enem

Veja aula gratuita para o Enem do canal Curso Enem Gratuito. O conteúdo ajuda a você a se organizar para uma Redação e para responder questões objetivas também.

Veja aqui uma aula completa sobre a questão racial no Brasil antes de responder ao Simulado

.