Guerra do Paraguai – Questões de História

Confira como estão seus conhecimentos sobre a Guerra do Paraguai com exercícios de História! São 10 questões para treinar para o Enem e vestibulares!

A Guerra do Paraguai ocorreu de 1864 a 1870 e teve como principal motivação o controle sobre o rio da Prata. O confronto envolveu Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, e foi maior conflito armado da história da América do Sul. Por isso, costuma cair no Enem e nos vestibulares. Confira um resumo e a lista de questões sobre a Guerra do Paraguai!

Resumo sobre a Guerra do Paraguai

Na época da Guerra do Paraguai, no século XIX, o Brasil era um líder comercial regional no Cone Sul (região que reúne Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). Assim, exercia muita pressão econômica e política nos seus países vizinhos. Esse era o caso da Argentina e do Uruguai, por exemplo, que detinham o controle sobre o rio da Prata.

Como o governo desses dois países não era alinhado com o Brasil, o império apoiou golpes que os destituíram do poder. O objetivo era fortalecer a sua influência e ter líderes alinhados com seus interesses no rio da Prata.

Ao mesmo tempo, o presidente do Paraguai, Solano López, tinha planos de expandir o país para competir economicamente com o Brasil. Mas, para que os paraguaios desenvolvessem sua indústria, era essencial que tivessem alguma saída para o mar. Como o Paraguai não tem litoral, a única saída era pelo rio da Prata.

Como López tinha uma boa relação com os antigos presidentes da Argentina e do Uruguai, viu seus objetivos frustrados com os golpes nos governos argentino e uruguaio. A partir de então, o Brasil determinou um bloqueio no rio da Prata e o Paraguai não conseguiu mais escoar sua produção. Esse foi o estopim para a Guerra do Paraguai.

Vídeo

Para saber como esse conflito se desenrolou, assista à videoaula com o professor Dudu no nosso canal:

Questões sobre a Guerra do Paraguai

Por fim, teste os seus conhecimentos com questões sobre a Guerra do Paraguai:

.

Compartilhe: