Confira como estão seus conhecimentos sobre metafísica com exercícios de Filosofia! São 10 questões para treinar para o Enem e vestibulares!
Entre os conteúdos que caem com frequência nas questões de Filosofia do Enem está a metafísica, principalmente a de Aristóteles. Por isso, trouxemos um resumo e uma lista de questões sobre metafísica.
Resumo sobre metafísica
A metafísica é um campo bem antigo da Filosofia. Ela surgiu na Grécia Antiga, quando Aristóteles decidiu investigar a essência do mundo. Apesar disso, essa ideia não era inédita para época, pois os filósofos pré-socráticos já buscavam explicações a respeito do mundo
De forma simplificada, a metafísica estuda o que não é aparente. Por exemplo: a natureza das coisas, o que é real, ou mesmo o mundo e o seu princípio.
Sendo assim, é possível supor que, ao fazer o uso da razão para explicar algo, os filósofos utilizam a metafísica. que qualquer que seja o filósofo, ao fazer uso da razão afim de explicar algum aspecto do mundo também faz uso da metafísica.
Os diferentes campos da filosofia – como política, ética e estética, por exemplo – enunciam algo a respeito da realidade das coisas. Dessa maneira, implicam em um ponto de vista metafísico sobre a forma como essa realidade se dá. Ou seja, ao falar sobre o mundo, estamos falando da metafísica.
Metafísica de Aristóteles
Entre as reflexões metafísicas de Aristóteles estão os princípios lógicos da identidade, da não contradição e do terceiro excluído. Essas relações servem para garantir a realidade do mundo.
Dados esses três princípios lógicos, Aristóteles fundamentou o que foi chamado de etiologia, isto é, o estudo da causa. De acordo com Aristóteles, existem 4 causas capitais para que as coisas existam. São elas:
- Causa material: é a “substância” que forma as coisas no mundo, sua matéria.
- Causa formal: se refere à forma que as coisas possuem. É como se fosse o “conceito” das coisas.
- Causa eficiente: é a causa que dá origem a algo.
- Causa final: diz respeito a finalidade das coisas, isto é, qual é o motivo delas existirem.
A fim de que você entenda melhor, pense na obra “Davi”, de Michelangelo:
A causa material dessa obra de arte é o mármore, o material do qual é feita. A causa formal, por sua vez, é o homem que foi esculpido. Já a causa eficiente é o artista criador de tal obra, Michelangelo. Por fim, existe ainda, a quarta causa que vai além dos nossos sentidos, nos levando ao entendimento racional da obra, ou seja, o objetivo do artista em criar essa obra de arte.
Para saber mais sobre o pensamento de Aristóteles, confira a aula do professor Alan no nosso canal:
Questões sobre metafísica
Por fim, responda às questões sobre metafísica e teste seus conhecimentos:
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Unesp SP/2019)
Aristóteles procurou explicar os fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A palavra teleologia provém de dois termos gregos, telos (fim, meta, propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma “razão de algo em função de seus fins” ou uma “explicação que se serve de propósitos ou de fins”. Na explicação teleológica, se algo existe e tem uma finalidade, é porque existe uma razão para essa finalidade. Neste sentido, uma explicação teleológica estará centralizada na finalidade de alguma coisa. Por exemplo, na explicação teleológica, nossos dedos são articulados para que possamos manipular objetos, ao contrário da explicação não teleológica, que afirma que manipulamos objetos porque nossos dedos são articulados.
(Matheus de M. Silveira et al. Argumentos – Revista de Filosofia, julho/dezembro de 2016. Adaptado.)
Considerando as características adaptativas dos organismos, a teleologia
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Unesp SP/2018)
Sou imperfeito, logo existo. Sustento que o ser ou é carência ou não é nada. Sustento que uma pessoa com deficiência intelectual é um ser com carências e imperfeições. Sustento que eu, você e ele somos seres com carências e imperfeições. Portanto, concluo que nós, os seres humanos, pelo fato de existir, somos – TODOS – incapazes e capazes intelectualmente. A diferença entre um autista severo e eu é o grau de carência, não a diferença entre o que somos. A “razão alterada” é um tipo de racionalidade diferenciada que considera as pessoas como seres únicos e não categorizados em padrões sociais que agrupam as pessoas por níveis, índices ou coeficientes.
(Chema Sánchez Alcón. “Crítica de la razón alterada”. http://losojosdehipatia.com.es, 30.10.2016. Adaptado.)
De acordo com o texto, “razão alterada” é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Unioeste PR/2018)
“A concepção da infinitude do universo é, naturalmente, uma doutrina puramente metafísica; pode, certamente, como fez de fato, servir de base à ciência empírica; não pode jamais basear-se no empirismo. Isto foi bem compreendido por Kepler que, portanto, rejeitou a doutrina – o que é particularmente interessante e instrutivo – não só por motivos metafísicos como ainda por motivos puramente científicos. Antecipando certas epistemologias de hoje, ele chega a declará-la despida de significação científica”.
(Koyré, A. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, São Paulo: Edusp, 1979, p.63)
No trecho acima, Alexandre Koyré identifica continuidade entre certos aspectos do pensamento de Johannes Kepler e
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Unioeste PR/2017)
Em sua crítica a Tales de Mileto, o pensador alemão Hegel afirmou que a proposição pela qual o primeiro filósofo ficou conhecido – cuja formulação seria aproximadamente ‘a água é o princípio essencial de todos os seres’ – é filosófica porque enunciaria a concepção de que tudo é um. Assim, a infinda multiplicidade dos seres remeteria a uma unidade essencial. Para Hegel, porém, esse princípio essencial deve ser absolutamente diferente dos seres que ele gera, sustenta e comanda.
Com base no que foi dito, é CORRETO afirmar.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFU MG/2011)
Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C), apesar de ter sido discípulo de Platão, criou sua própria filosofia. Uma das diferenças marcantes entre os dois é a importância dada aos fenômenos naturais do chamado mundo sensível. No mundo sensível, a mudança é constante, característica que Aristóteles procura explicar a partir das concepções de matéria, forma, potência e ato.
Com base nos seus conhecimentos e no texto acima, assinale a alternativa que define corretamente a concepção aristotélica de ato e potência.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFU MG/2011)
“Segundo Aristóteles, tudo tende a passar da potência ao ato; tudo se move de uma para outra condição. Essa passagem se daria pela ação de forças que se originam de diferentes motores, isto é, coisas ou seres que promoveriam esta mudança. No entanto, se todo o Universo sofre transformações, o estagirita afirmava que deveria haver um primeiro motor […]”.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2006, p. 58.
Com base em seus conhecimentos e no texto acima, assinale a alternativa que contenha duas características do primeiro motor.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEL PR/2011)
Leia os textos a seguir.
Aristóteles, no Livro IV da Metafísica, defende o sentido epistêmico do princípio de não contradição como o princípio primário, incondicionado e absolutamente verdadeiro da “ciência das causas primeiras”, ou melhor, o princípio que se apresenta como fundamento último (ou primeiro) de justificação para qualquer enunciado declarativo em sua pretensão de verdade.
“É impossível que o mesmo atributo pertença e não pertença ao mesmo tempo ao mesmo sujeito, e na mesma relação. […] Não é possível, com efeito, conceber alguma vez que a mesma coisa seja e não seja, como alguns acreditam que Heráclito disse […]. É por esta razão que toda demonstração se remete a esse princípio como a uma última verdade, pois ela é, por natureza, um ponto de partida, a mesma para os demais axiomas.”
(ARISTÓTELES. Metafísica. Livro IV, 3, 1005b apud FARIA, Maria do Carmo B. de. Aristóteles: a plenitude como horizonte do ser. São Paulo: Moderna, 1994. p. 93.)
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre Aristóteles, é correto afirmar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFU MG/2012)
Em primeiro lugar, é claro que, com a expressão “ser segundo a potência e o ato”, indicam-se dois modos de ser muito diferentes e, em certo sentido, opostos. Aristóteles, de fato, chama o ser da potência até mesmo de não-ser, no sentido de que, com relação ao ser-em-ato, o ser-em-potência é não-ser-em-ato.
REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Vol. II. Trad. de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994, p. 349.
A partir da leitura do trecho acima e em conformidade com a Teoria do Ato e Potência de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Unisc RS/2015)
A metafísica é a investigação filosófica que gira em torno da pergunta “o que é?”. Dois são seus temas principais. Eles investigam os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas, indagando porque existem e por que são o que são. Assinale a alternativa que, de forma correta, identifica esses temas
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!Ser e devir.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Unesp SP/2016)
O mundo seria ordenado demais, harmonioso demais, para que se possa explicá-lo sem supor, na sua origem, uma inteligência benevolente e organizadora. Como o acaso poderia fabricar um mundo tão bonito? Se encontrassem um relógio num planeta qualquer, ninguém poderia acreditar que ele se explicasse unicamente pelas leis da natureza, qualquer um veria nele o resultado de uma ação deliberada e inteligente. Ora, qualquer ser vivo é infinitamente mais complexo do que o relógio mais sofisticado. Não há relógio sem relojoeiro, diziam Voltaire e Rousseau. Mas que relógio ruim o que contém terremotos, furacões, secas, animais carnívoros, um sem-número de doenças – e o homem! A história natural não é nem um pouco edificante. A história humana também não. Que Deus após Darwin? Que Deus após Auschwitz?
(André Comte-Sponville. Apresentação da filosofia, 2002. Adaptado.)
Sobre os argumentos discorridos pelo autor, é correto afirmar que a existência de Deus é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!