Confira como estão seus conhecimentos sobre Friedrich Nietzsche com exercícios de Filosofia! São 10 questões para treinar para o Enem e vestibulares!
Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo nascido na Prússia (atual Alemanha) e um dos pensadores mais influentes da contemporaneidade. Por esse motivo, cai com frequência no Enem e vestibulares. Confira nosso resumo e lista de questões sobre Nietzsche para não errar na hora da prova!
Resumo sobre Nietzsche
Entre as principais ideias de Friedrich Nietzsche está a elaboração do que chamou de forças apolíneas e forças dionisíacas. Essas nomenclaturas têm origem nos deuses gregos Apolo e Dionísio.
As forças apolíneas representam o lado mais racional do ser humano e elementos como ordem, equilíbrio e beleza. Por outro lado, as forças dionisíacas seriam o lado passional, aquele que demonstra paixão, terror e intensidade. A junção das duas seria algo necessário para mover a vida.
Nietzsche foi um crítico feroz de Sócrates. Isso porque, segundo ele, a filosofia socrática teria tirado do ser humano tanto as forças apolíneas quanto as dionisíacas.
Outro assunto muito trabalhado por Nietzsche é a moral humana. Ele foi um grande crítico da moral cristã, que prega a subserviência e a sujeição dos fiéis. Isso porque o filósofo não acreditava que deveríamos nos colocar abaixo do comando de outra pessoa – nem mesmo da Igreja.
Por isso, de acordo com Nietzsche, existiriam dois tipos de moral: a do escravo e a do senhor. A moral cristã, como se pode imaginar, seria equivalente à do escravo. Mas, a moral que deveríamos buscar é a do senhor, que tem autonomia para conduzir a sua própria vida.
Ainda sobre a moral de Nietzsche, é possível que você se depare com questões que tratem do conceito do super homem (ou Übermensch). Para o filósofo, o super homem seria aquele que se liberta completamente das amarras da moral do escravo. Em outras palavras, seria um homem cuja moral é ele próprio. Assim, não existiria certo ou errado senão aquilo que ele determina como certo ou errado para sua vida.
Videoaula
Para entender melhor a filosofia de Nietzsche, confira a aula do professor Alan no nosso canal do YouTube:
Questões sobre Nietzsche
Por fim, saiba como esse conteúdo cai nas provas com a lista de questões sobre Nietzsche:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Unesp SP/2021)
Texto 1
Provavelmente o marco mais importante que lançou a semente científica da sensciência, nível mais simples de consciência animal, foi a obra A expressão da emoção no homem e nos animais, de Charles Darwin, que demonstra que os animais apresentam as mesmas expressões que os homens. O maior paradoxo é que, embora a ciência utilize os animais como modelo biológico na medicina desde a década de 1950, há negligência no que concerne à avaliação e ao tratamento da dor em animais, em especial os de laboratório.
(Caroline Marques Maia. “Quanta dor os animais sentem?”. http://www.comciencia.br, 27.03.2020. Adaptado.)
Texto 2
A capacidade de sentir prazer, dor e medo não é exclusiva dos seres humanos. Ela é, na verdade, vital para a sobrevivência de seres de várias espécies. […] A biologia evolutiva e as ciências do comportamento e do cérebro têm demonstrado que o sistema nervoso dos humanos tem semelhanças impressionantes com o de alguns animais, especialmente de outros mamíferos.
(www.bbc.com, 04.03.2019.)
Os textos levantam questões que dizem respeito
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Unesp SP/2021)
Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores.
(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.)
No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo.
NIETZSCHE apud FERRY L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro Objetiva. 2010 (adaptado).
Essa fórmula indicada por Nietzsche consiste em uma crítica à tradição cristã que
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFU MG/2020)
Leia a descrição dos dois conjuntos de valores morais do filósofo Friedrich Nietzsche (1844 – 1900).
Uma moral é caracterizada por valorizar a saúde, a vida e não acreditar em qualquer valoração no além da vida ou ideal ascético. A outra moral tem como principal característica a valoração da bondade e da virtude.
Assinale a alternativa que apresenta os conceitos que são definidos por esses dois conjuntos de valores morais.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UECE/2019)
“[N]ão existe contraposição maior à exegese e justificação puramente estética do mundo […] do que a doutrina cristã, a qual é e quer ser somente moral, e com seus padrões absolutos, já com sua veracidade de Deus, por exemplo, desterra a arte, toda arte, ao reino da mentira – isto é, nega-a, reprova-a, condena-a.”
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. – “Tentativa de autocrítica”. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19.
Nessa passagem, Nietzsche
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFU MG/2019)
[…] a palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoístas”; como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoísta” – “não-egoísta” se imponha mais e mais à consciência humana – é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras).
NIETZSCHE, Friedrich. Para a genealogia da moral. Os Pensadores. Trad. LEBRUN, G. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 342.
De acordo com o conteúdo da citação, assinale a alternativa que nomeia um dos conceitos mais importantes da filosofia nietzschiana.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Eis o ensinamento de minha doutrina: “Viva de forma a ter de desejar reviver — é o dever —, pois, em todo caso, você reviverá! Aquele que ama antes de tudo se submeter, obedecer e seguir, que obedeça! Mas que saiba para o que dirige sua preferência, e não recue diante de nenhum meio! É a eternidade que está em jogo!”.
NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
O trecho contém uma formulação da doutrina nietzscheana do eterno retorno, que apresenta critérios radicais de avaliação da
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2018)
Friedrich Nietzsche (1844-1900) é um importante e polêmico pensador contemporâneo, particularmente por sua famosa frase “Deus está morto”. Em que sentido podemos interpretar a proclamação dessa morte?
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Unesp SP/2018)
Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta. Essa crença pressupõe que há verdades absolutas, que foram encontrados métodos perfeitos para chegar a elas e que todo aquele que tem convicções se serve desses métodos perfeitos. Esses três pressupostos demonstram que o homem das convicções está na idade da inocência, e é uma criança, por adulto que seja quanto ao mais. Mas milênios viveram nesses pressupostos infantis, e deles jorraram as mais poderosas fontes de força da humanidade. Se, entretanto, todos aqueles que faziam uma ideia tão alta de sua convicção houvessem dedicado apenas metade de sua força para investigar por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade!
(Nietzsche. Obras incompletas, 1991. Adaptado.)
Nesse excerto, Nietzsche
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)
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