Treine para o Enem e vestibulares com a lista de Questões sobre Rousseau. O gabarito sai na hora para conferir o seu desempenho!
Questões sobre Rousseau sempre aparecem no Enem e vestibular e podem acabar confundindo os alunos. Sendo assim, é de suma importância que você pratique e chegue preparado nas provas! Portanto, que tal conferir um resumo sobre o tema antes de partir para a lista de exercícios no fim do post?
Resumo sobre Rousseau
Rousseau é um dos principais filósofos da corrente conhecida como Iluminismo. Estudando na França, uma das principais questões abordadas pelo pensador é a questão da natureza humana e os seus dois estados, que se contrapõem:
- O Estado de Natureza versus o Estado Civil.
Estado de Natureza
Para Rousseau, o homem no Estado de Natureza é solitário e nasce “tranquilo”. Sendo assim, não conhece a maldade nem a bondade. Depois de entrar em contato com a sociedade e conhecer as suas características, como a propriedade privada, por exemplo, é que esse homem corrompe-se. São outras características citadas pelo filósofo como causadoras dessa corrupção: a gana de poder, a cobiça, a desigualdade, o materialismo, entre outros.
Em falar em desigualdade, Rousseau também se debruça sobre essa questão, trazendo duas visões sobre o tema: a desigualdade física (ou natural) e a social (ou política).
Podemos citar como exemplo de desigualdade física a diferença de altura entre duas pessoas. Essa diferença não foi escolhida por nenhum dos citados, afinal foi algo físico e natural. Já a desigualdade social, fortemente criticada por Rousseau, é justamente aquela que é construída e forjada em sociedade.
Inclusive, é essa desigualdade que é apontada por Rousseau como causadora da tristeza nos seres humanos. Afinal, ela traz problemas como pessoas com muito mais poder do que outras, diferenças materiais e muito mais.
Política
Rousseau também aborda a questão política, sobretudo diferenciando termos como a “vontade da maioria” e a “vontade geral”. A primeira refere-se às expectativas individuais em um conjunto majoritário, ou seja, um mero sufrágio para ver a opinião de cada indivíduo. Por outro lado, a vontade geral é algo muito maior para Rousseau.
A vontade geral é um conceito mais amplo, vamos seguir o fio: quando você vota em uma eleição, o candidato mais votado é eleito para o cargo, certo? Mas por trás de cada voto, exista uma vontade geral, no caso podemos citar a vontade de que o Brasil seja um país melhor.
Aula sobre Rousseau
Antes de começar a lista de questões sobre Rousseau, que tal se aprofundar no tema com a aula do prof. Ernani?
Questões sobre Rousseau
Resolva os exercícios abaixo e prepare-se para o Enem!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
1 pontos(Unesp SP/2021)
Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral. Em uma palavra, é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras […] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio.
(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1978.)De acordo com a teoria contratualista de Rousseau, é necessário superar a natureza humana para
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
1 pontos(ENEM MEC/2020)
Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos. Não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes.
São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).No presente excerto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
1 pontos(UECE/2019)
No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere à economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoísta, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça.
O texto acima apresenta duas opiniões conflitantes sobre a condução das políticas públicas. Considerando essas opiniões, assinale a afirmação verdadeira.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
1 pontos(PUC Campinas SP/2018)
É conhecida a reação azeda de Monteiro Lobato, um nacionalista de seu próprio tempo, diante das façanhas românticas do herói indígena Peri, em O Guarani, de José de Alencar: ela corresponde ao pragmatismo e à seriedade histórica que muitos exigem da ficção, demonstrando assim uma verdadeira deseducação da sensibilidade, por falta de efusão estética e esterilizadora mania realista. Peri é, sim, a versão indígena de um cavaleiro medieval sem mancha nem medo. O próprio Alencar, pela boca de Dom Antônio de Mariz, como a prever as inevitáveis críticas, deixa isso bem claro: “Crede-me, Álvaro, é um cavaleiro português no corpo de um selvagem!”
(Adaptado de: MEYER, Augusto.
Alencar. In: ALENCAR, José de. Iracema. 2. ed. edição crítica de
M. Cavalcanti Proença. Rio de Janeiro: LTC; São Paulo: Edusp, 1979)A concepção do indígena como “bom selvagem” surgiu no contato da civilização europeia com as Américas e esteve presente em teorias político-filosóficas importantes, tais como a teoria do
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
1 pontos(UNICESUMAR PR/2017)
Em sua obra “O Contrato Social” de 1762, o filósofo Jean-Jacques Rousseau pregava a necessidade de se encontrar “uma forma de associação que defenda de toda força comum a pessoa e os bens de cada associado, e pela qual cada um, unindo-se a todos, obedeça, portanto, apenas a si mesmo, e permaneça tão livre quanto antes (…) A primeira e a mais importante consequência dos princípios anteriormente estabelecidos é que a vontade geral apenas pode dirigir as forças do Estado segundo o fim de sua instituição, que é o bem comum, pois se a oposição dos interesses particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses mesmos interesses que o tornou possível”. Os ideais contidos nos objetivos traçados pelo filósofo correspondem necessária e exclusivamente a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
1 pontos(PUC Campinas SP/2017)
José de Alencar retratou o seu herói goitacá em prosa, a exemplo do que o escocês Walter Scott havia feito com os cavaleiros medievais na célebre novela Ivanhoé. Para evocar um mítico passado nacional, na falta dos briosos cavaleiros medievais de Scott, o índio seria o modelo de que Alencar lançaria mão. (…) O índio entrara como tema na literatura universal por influência das ideias dos filósofos iluministas e especialmente, da obra de Jean-Jacques Rousseau (….). As teses de Rousseau sobre o “bom selvagem”, por sua vez, bebiam na fonte das narrativas de viajantes do século XVI, os primeiros europeus que haviam colocado os pés no chão americano. Foram esses viajantes os responsáveis pela propagação do juízo de que, do outro lado do oceano, existia um povo feliz, vivendo sem lei nem rei (…)
(NETO, Lira. O inimigo do Rei. Uma biografia de José de Alencar. São Paulo: Globo, 2006. p. 166-167)Para o filósofo iluminista francês a que o texto de Lira Neto se refere,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
1 pontos(Barro Branco PR/2017)
O pensamento de Rousseau é muitas vezes entendido como radical no que se refere à sua visão de democracia porque
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
1 pontos(Barro Branco PR/2016)
Ora, nada é mais meigo do que o homem em seu estado primitivo, quando, colocado pela natureza a igual distância da estupidez dos brutos e das luzes funestas do homem civil e compelido tanto pelo instinto quanto pela razão a defender-se do mal que o ameaça, é impedido pela piedade natural de fazer mal a alguém sem ser a isso levado por alguma coisa ou mesmo depois de atingido por algum mal. Porque, segundo o sábio Locke, “não haveria afronta se não houvesse propriedade”.
(Jean-Jacques Rousseau, Discurso sobre a origem e o
fundamento da desigualdade entre os homens. Adaptado)Baseando-se no texto, é correto afirmar que o pensamento do filósofo Rousseau
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
1 pontos(UFU MG/2015)
Dentre os filósofos do chamado século das luzes, que preconizavam a difusão do saber como o meio mais eficaz para se pôr fim à superstição, à ignorância, ao império da opinião e do preconceito, e que acreditavam estar dando uma contribuição enorme para o progresso do espírito humano, Rousseau, certamente, ocupa um lugar não muito cômodo.
NASCIMENTO, Milton Meira. Rousseau: da servidão à liberdade.
In. WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política, Vol. 1. São Paulo: Ática, 1991, p. 189.Sobre a filosofia política de Rousseau, é correto afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
1 pontos(Unioeste PR/2014)
“Suponho que os homens tenham chegado àquele ponto em que os obstáculos prejudiciais à sua conservação no estado de natureza sobrepujam, por sua resistência, as forças que cada indivíduo pode empregar para se manter nesse estado. Então, esse estado primitivo já não pode subsistir, e o gênero humano pereceria se não mudasse seu modo de ser.
Ora, como os homens não podem engendrar novas forças, mas apenas unir e dirigir as existentes, não tem meio de conservar-se senão formando, por agregação, um conjunto de forças que possa sobrepujar a resistência, aplicando-as a um só móvel e fazendo-as agir em comum acordo”.
Jean-Jacques RousseauConsiderando o texto acima, é CORRETO afirmar que, de acordo com Rousseau,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!