Radioatividade – Resumo com Simulado de Química

A Radioatividade ocorre quando um átomo tem seu núcleo muito energético. Ele tende a se estabilizar, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas. Veja:

A palavra Radioatividade ganhou conotações de risco, tragédia, de contaminação, de lixo atômico, e até de bombas nucleares. Mas, a origem do termo Radioatividade tem a ver com a natureza e o comportamento de determinados elementos químicos.

O uso dos efeitos da Radioatividade é que pode ter uma ampla gama. Vai desde os usos “do bem”, como, por exemplo, fazer chapas de Raio X no corpo humano e outros organismos, com finalidade diagnóstica, e mesmo de fazer terapias radioativas para “matar” células cancerígenas com o poder da radiação.

Para começar a sua revisão antes de responder ao simulado de Radioatividade, veja este resumo do professor Sobis, do canal Curso Enem Gratuito no Youtube.

Muito boa esta aula. Então, já ficou com uma noção mais exata de Radioatividade?

O que é a Radioatividade?

Científicamente falando, como você acompanhou na aula do professor Sobis:

A Radioatividade ocorre quando um átomo tem seu núcleo muito energético. Ele tende a se estabilizar, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas.

Ela se realiza quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).

Então, agora você já está com tudo na cabeça para responder ao Simulado de Radioatividade? Bora lá

 

.

.

=

Como foi o seu desempenho no Simulado? Quantas questões você acertou? E, se você errou alguma questão, e o Gabarito mostrou a aula de reforço, você deu  aquela parada para ir buscar o conhecimento que faltava?

É importante você criar o hábito de consutar as aulas indicadas para tirar suas dúvidas e não ficar tendando acertar “no chute”.

O objetivo maior do Curso Enem Gratuito é que você tenha uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os conteúdos necessários estão publicados aqui, com as Aulas, os Vídeos, os Resumos, as Dicas e os Simulados. Mas, você é que faz o seu ritmo de estudo.

Agora é com você. Bora lá!