Você já parou para pensar em como a água se renova e em como ela está disponível na natureza? São os estudos de hidrografia que buscam responder a perguntas assim. Leia a aula a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!
Hidrografia é uma parte da geografia física que possui como objeto de estudo a água do planeta Terra. Abrangendo, portanto, a água em suas diferentes formas de manifestação na natureza, como oceanos, mares, rios, geleiras, lagos, além das águas subterrâneas e da atmosfera.
O ciclo da água: onde tudo começa e recomeça
A água é um recurso renovável que possui um ciclo contínuo, incluindo transpiração e evaporação, condensação, precipitação, escoamento e infiltração.
Introdução à Hidrografia – Para começar bem a sua revisão sobre hidrografia veja agora o resumo do professor de geografia Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito:
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O risco da poluição da água
Ser renovável não significa, cabe destacar, que sua disponibilidade é infinita e abundante para a crescente população mundial. A poluição é um problema que pode trazer grandes limitações do acesso a esse recurso futuramente.
Por isso é tão importante fazer o tratamento do esgoto antes que águas contaminadas cheguem a rios e lagos. A água que abastece estes últimos é proveniente da evaporação de águas oceânicas, da transpiração das plantas e de nascentes por onde escoam as águas subterrâneas.
O vapor d’água resultante de parte desses processos se condensa em elevadas altitudes, precipitando em forma de chuva, granizo ou neve. Essa água que cai do céu escoa pelos rios ou infiltra para debaixo da terra preenchendo lençóis freáticos e aquíferos.
Parte dessa água retorna aos oceanos para recomeçar o ciclo da água (também chamado de ciclo hidrológico), e outra parte acaba sendo absorvida pela vegetação.
Veja um esquema, na figura 1, que ilustra bem o que acaba de ser explicado:
Figura 1: Esquema simplificado de representação do ciclo hidrológico na superfície terrestre. Fonte: https://bit.ly/3ahaCUg
É importante observar que a evaporação nos oceanos é maior que nos continentes. Porém, são duas as fontes que alimentam as águas do mar: precipitações e deságue dos rios. Desse modo, há um equilíbrio no ciclo na medida em que a água evaporada dos oceanos é transportada para os continentes.
O uso da água pela sociedade
Continue com o professor Carrieri neste resumo agora sobre a importância da água para vida em sociedade, e os riscos da poluição.
As águas oceânicas
Você sabia que mais da metade da população mundial vive numa faixa litorânea de aproximadamente 100 km de largura? Pois é! Embora a água salgada não seja própria para o nosso consumo, é dos mares e oceanos que retiramos muitos recursos (pescados e frutos do mar em geral, sal marinho, petróleo, etc.). É também onde exercemos diversas atividades (turismo, lazer, transporte de pessoas e mercadorias, entre outros).
Além disso, os ecossistemas marinhos também têm grande relevância, uma vez que possuem uma biodiversidade praticamente equivalente aos ecossistemas terrestres.
De toda a superfície terrestre, cerca de 70% é coberta por água (a hidrosfera). A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares, com um volume de aproximadamente 1.380.000.000 km³. Esse número corresponde a algo próximo de 97,5% da reserva hídrica do planeta. Por ser salgada, toda essa água é inadequada ao consumo humano.
As águas dos oceanos e mares são salgadas devido ao processo de deposição de minerais oriundos de rochas e solos de regiões continentais do planeta. Apesar de as águas dos rios não serem salgadas, ocorre um transporte contínuo de minerais por meio deles. Esse material acaba chegando às águas oceânicas, o que amplia a sua salinidade.
Cabe observar que, embora existam processos físico-químicos para a remoção de sal das águas dos mares e oceanos (como a destilação, congelamento e osmose reversa), são procedimentos caros e economicamente inviáveis.
Existe uma área específica que é responsável pelos estudos das diferentes características físicas, químicas e biológicas das águas oceânicas, que é a oceanografia. E não para por aí, porque ela ainda trata da dinâmica geológica da litosfera oceânica, do relevo submarino, da exploração mineral, da ecologia marinha e por aí vai. Por isso recorreremos a esse campo da ciência para tratar de alguns importantes conceitos.
Relevo submarino
O relevo submarino também faz parte dos estudos de hidrografia. Como é modelado pela água, possui contornos mais suaves que o relevo continental. Divide-se em plataforma continental, talude continental, bacia oceânica, dorsal (montanhas oceânicas) e fossa (ou planície) abissal.
Veja na figura 2 a localização de cada elemento do relevo oceânico:
Figura 2: Representação do relevo oceânico (submarino)
Correntes marinhas
Também conhecidas como marítimas ou oceânicas, funcionam como espécies de rios de água salgada, quentes ou frios, que circulam por uma massa oceânica com a temperatura diferente da sua.
Essas correntes se movimentam com uma velocidade própria, por conta da diferença de temperatura e salinidade em relação à água ao seu redor, o que altera sua densidade. Por conta de sua densidade, além da velocidade também possuem movimentos em direções regulares e praticamente precisas.
O que determina esses movimentos são: ventos regulares, movimento de rotação da Terra e contornos continentais. Vejamos quais são elas na figura 3.
Abertos: são completamente ligados aos oceanos, mas conectados a uma porção de terra. Um exemplo é o Mar do Norte, que banha a Europa boreal.
Interiores: têm uma pequena ligação com os oceanos, em geral por um estreito. O Mar Mediterrâneo é o principal exemplo.
Fechados: são totalmente cercados por terras continentais, sem se conectarem às águas dos oceanos ou outros mares. O Mar Morto, Mar de Aral e o Mar Cáspio se enquadram nessa classificação.
As águas continentais
Depois de estudar as águas oceânicas, vamos para a segunda parte dos nossos estudos de hidrografia: as águas continentais. Os rios e lagos das diferentes bacias hidrográficas da Terra concentram a água doce mais acessível para o consumo humano e dos demais seres vivos. Isso porque o restante da água doce está nas geleiras e no subsolo.
As águas continentais possuem um volume aproximado de 38.000.000 km³, valor que representa 2,5% da água do planeta. A maior parte, 68,9%, é de difícil acesso por estar concentrada nas geleiras. 30,8% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e solos encharcados. Apenas 0,3% encontra-se nos rios e lagos.
É por isso que tanto se fala acerca do tema da preservação e uso mais sustentável da água. Esse recurso, inacessível para muitas pessoas, pode gerar – ou ampliar – conflitos geopolíticos e problemas sociais complexos em um futuro talvez não muito distante.
O funcionamento da Hidrosfera
Primeiramente: corpos d’água e cursos d’água, o que são?
Corpo d’água é uma denominação genérica para qualquer manancial hídrico, como curso d’água, trecho de rio, reservatório artificial ou natural, lago, lagoa ou mesmo um aquífero subterrâneo. Cursos d’água, por sua vez, remetem a água em movimento, ou seja, fluxos de água em canal natural de drenagem de uma bacia, tais como rio, riacho, ribeirão, córrego, etc.
Mas o que são rios?
Na hidrografia, os rios são classificados como cursos d’água geralmente caudalosos. Quando possuem menores dimensões, podem receber outras denominações como córregos, riachos ou ribeirões. Quando um rio, riacho ou córrego despeja suas águas em outro maior, podemos chamá-lo de afluente.
Os rios podem ser perenes, que não “secam”, ou intermitentes, rios temporários que somem na estiagem.
O ponto onde termina o curso de um rio se chama foz, e ela pode ter a forma de estuário (sem acúmulo de sedimentos) ou de delta (o acúmulo de sedimentos cria pequenas ilhas).
O que são e o que diferencia uma rede hidrográfica de uma bacia hidrográfica?
A rede hidrográfica nada mais é que o conjunto de rios de uma bacia. Já a bacia hidrográfica é a união da rede hidrográfica e toda a sua área de captação de água. O principal modo de classifica-las é entre:
Exorreica: com a sua drenagem voltada para o oceano.
Endorreica: a drenagem se faz dentro do continente, desaguando num lago, por exemplo.
Lago e lagoa: tem diferença?
Os lagos e lagoas são depressões no solo que retêm e acumulam água. Diferenciá-los não é tarefa tão simples, pois o único consenso que existe é a partir do critério do tamanho: lago é maior que lagoa. Porém, não há medidas mínimas e máximas para uma definição mais apurada.
E as lagunas?
As lagunas também são definidas na hidrografia como ambientes de águas paradas, mas têm algum tipo de conexão com o mar. Essa conexão se dá por uma ou mais entradas que se dão entre formações rochosas, barreiras de areia, recifes, entre outros. As lagunas são alimentadas por água doce da chuva e dos rios e água salgada, quando as marés sobem.
Exercícios sobre hidrografia
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNESP SP/2017)
A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. “Precisamos desconstruir a percepção de que a água vem apenas da torneira [um uso direto] e que simplesmente consertar um pequeno vazamento é o bastante para assumir uma atitude sustentável”, ressalta Albano Araujo, coordenador da Estratégia de Água Doce da Nature Conservancy.
(www.wwf.org.br. Adaptado.)
Considerando o excerto e os conhecimentos acerca do consumo de água no planeta, é correto afirmar que o uso indireto de água doce corresponde
Correto
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Incorreto
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UERJ/2016)
A Lei Federal nº 9.433/1997 estabelece que serão cobrados os usos dos recursos hídricos sujeitos à concessão do Estado. Tal regulamentação modificou substancialmente as bases operacionais e econômicas da utilização da água bruta. Essa cobrança, embora criticada por alguns setores, foi um instrumento benéfico, tanto em termos de conservação dos recursos hídricos, por estimular a gestão da demanda, como em termos de proteção ambiental.
Adaptado de HESPANHOL, I. Scientific American Brasil. Edição especial, nº 62, 2015.
Até a aprovação dessa lei, as indústrias não pagavam pela captação da água diretamente de um manancial, a chamada água bruta, para utilizá-la em seus processos produtivos.
O instrumento de cobrança pela água bruta utilizada industrialmente obteve os resultados mencionados no texto porque:
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Incorreto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNESP SP/2015)
A escassez de recursos hídricos pode ser vista como resultado de um conjunto de fatores naturais e humanos que variam em cada região. No caso da região Sudeste, em especial da região metropolitana de São Paulo, entre os fatores humanos que contribuem diretamente para a restrição da disponibilidade de água estão:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIOESTE PR/2015)
Os recursos hídricos são fundamentais para uma série de atividades desenvolvidas pela sociedade. No ano de 2014, observaram-se várias manchetes associadas aos recursos hídricos, como as estiagens na região do reservatório de Furnas (Minas Gerais) e o Sistema Cantareira (São Paulo), além das cheias no norte do País. Sobre os recursos hídricos e as bacias hidrográficas brasileiras, analise as proposições abaixo:
I. A intensa seca, especialmente nas bacias hidrográficas que abastecem a cidade de São Paulo, forçou a utilização do denominado volume morto do Sistema Cantareira. O volume morto é entendido como o recurso hídrico que está abaixo do nível de captação das comportas.
II. Os rios de planície são predominantes no Brasil. A condição topográfica desses rios potencializa a instalação de usinas hidrelétricas para a geração de energia.
III. As águas subterrâneas são armazenadas no solo ou em rochas, principalmente as magmáticas. Devido à capacidade filtrante do solo e das rochas, este recurso hídrico não corre o risco de contaminação.
IV. O rio São Francisco, por atravessar o sertão semiárido nordestino, possui poucos afluentes e por ser um rio predominantemente de planalto, não permite a navegabilidade em toda a sua extensão.
V. Embora na maior parte do Brasil os rios sejam subaproveitados para o transporte de pessoas e cargas, na região Amazônica, especialmente nas cidades de Manaus (AM), Belém e Santarém (PA), os rios são amplamente utilizados como meio de transporte. O fluxo de pessoas e mercadorias entre as cidades mencionadas e os municípios ou comunidades vizinhas é realizado notadamente por barcos e lanchas das mais variadas dimensões.
Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa CORRETA.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFMG/2015)
Um dos princípios da gestão dos recursos hídricos definidos pela Lei das Águas (Lei nº 9.433/1997) estabelece que a água é um recurso natural dotado de valor econômico. Analise os instrumentos de gestão citados nas alternativas abaixo e assinale aquele que melhor atende a esse princípio.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFMG/2015)
Na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelecida pela Lei nº 9.433/97 (Lei das Águas), um dos objetivos é assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos.
Os princípios nos quais se baseia a PNRH são sintetizados nas alternativas abaixo, EXCETO na afirmativa:
Correto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNESP SP/2014)
As chuvas torrenciais que costumam causar tormentas nesta época do ano em diversas cidades brasileiras desapareceram neste verão. O lugar delas foi tomado por uma seca considerada atípica e por muito calor. Este é, sem dúvida, um verão de recordes. São Paulo registra há mais de 48 diasseguidos temperaturas máximas acima dos 30 oC, mais do que as médias históricas dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro registradas nos verões dos últimos 20 anos.
Considerando conhecimentos geográficos sobre as formas de uso dos recursos hídricos brasileiros, é correto afirmar que, dentre as consequências associadas ao cenário apresentado pela região Centro-Sul do Brasil em janeiro e fevereiro de 2014, estão
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FGV/2017)
As práticas listadas a seguir exemplificam medidas voltadas para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população em cidades sustentáveis, à exceção de uma. Assinale-a.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UDESC SC/2017)
“Por meio da interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d’água permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que nenhuma aldeia indígena próxima ao empreendimento fosse inundada e a hidrologia do rio ____________________, preservada. A piracema também não foi comprometida, graças à colocação de escadas de peixes que preservam o equilíbrio da fauna aquática do rio”.
O nome do rio que completa corretamente as lacunas do texto acima é:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UDESC SC/2017)
O Aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo. Sua localização abrange parte do Brasil, do Paraguai, do Uruguai e da Argentina e constitui a principal reserva de água subterrânea da América do Sul.
Sobre o Aquífero Guarani, analise as proposições.
I. A maior parte do Aquífero Guarani localiza-se no subsolo do Brasil.
II. Os estados do Brasil onde está localizado o Aquífero são: Amazonas, Rio Grande do Norte e Pará.
III. O termo Guarani, para nomear o Aquífero, foi sugerido por um geólogo e aprovado em reunião de pesquisadores, em homenagem aos índios guaranis que primeiramente ocupavam a região do Aquífero.
IV. As águas do Aquífero são todas de confinamento, não havendo nenhuma área de afloramento.
V. A água do Aquífero poderia abastecer a população brasileira por centenas de anos.
Assinale a alternativa correta:
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LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado, Geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Saraiva, 2014.
OLIVEIRA, Cêurio de. Dicionário cartográfico I Cêurio de Oliveira •. 4. ed. – Rio de Janeiro : IBGE, 1993. 646p.
Sobre o(a) autor(a):
O texto acima foi preparado pelo professor João Marcelo Vela para o Curso Enem Gratuito. João é licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dá aulas de Geografia e Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2015, além de atuar como articulador de Ciências Humanas. E-mail para contato: [email protected]
Sobre o(a) autor(a):
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