Meios de Comunicação no Brasil: resumo com simulado

Veja a história dos meios de comunicação, desde a Idade da Pedra, as imagens nas cavernas, os primeiros alfabetos, o livro de Gutenberg, o rádio, a TV, e agora a Internet.

A História da Humanidade traz as marcas dos meios de comunicação disponíveis (ou possíveis) em cada etapa de nossa breve civilização. É pela comunicação que nos organizamos em sociedade. É pelos meios de comunicação que os adultos passam o legado da história, das tecnologias, da cultura e da educação para os mais jovens. Os “meios” são os canais utilizados para “comunicar”.

A História dos meios de comunicação

Se no início a humanidade ainda não dominava uma linguagem verbal completa, ela tinha a possibilidade gestual e as expressões faciais e corporais para se comunicar. Em seguida,as habilidades da linguagem foram se desenvolvendo e as formas  de comunicação gestual e das expressões corporais foram enriquecidas com a criação de imagens riscadas em paredes das cavernas, em pedras ou murais naturais.

Claro, os sinais de fumaça entre as tribos indígenas que se tornaram um clássico nos filmes do faroeste norte-americano também já foram utilizados como um meio de comunicação! E, quem assistiu a série Senhor dos Anéis também pode se lembrar das comunicações de guerra através de grandes fogueiras acendidas no topo de montanhas. Veja no final do post a sequência do fogo nas montanhas do Senhor dos Anéis..

Publicidade

Depois vieram as formas de escrita registradas em diferentes tipos de rochas ou tijolos, os alfabetos mais complexos, e avançando para os papiros, os livros dos copistas na Idade Média, e até chegar na grande revolução de Joannes Gutenberg na metade do século XV, quando em 1453 ele criou a imprensa de tipos móveis, que permitiu a criação de livros e folhetos em massa.

Quase cinco séculos depois de Gutemberg é que a humanidade foi dar novos saltos com o telégrafo (com fio), depois o telefone, o rádio, a televisão, a comunicação por satélites, e no final do século XX a chegada da Internet como a fronteira mais recente dos meios de comunicação entre os humanos, com uma nova revolução.

Os meios de comunicação no Brasil

No Brasil o rádio chega na década de 1920; A televisão na década de 1940; As comunicações via satélite na década de 1960; e a Internet começa a disseminação comercial para a população a partir de 1995.

Desta forma, no Brasil foi no final do século XX, mais especificamente na década de 90, que a população começou a ter acesso às tecnologias destinadas à comunicação digital, que já existiam há alguns anos nos países considerados desenvolvidos.

Entre estas tecnologias de comunicação, destacaram-se na época invenções que hoje em dia não nos vemos mais vivendo sem elas, como os telefones celulares, os computadores e a internet

Veja com o professor Raphael Carrieri um  resumo simples e rápido sobre os meios de comunicação no Brasil:

Muito bom este resumo com o professor Raphael Carrieri. E têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

No momento de chegada destas novas tecnologias ao país, o governo brasileiro ainda possuía a Telebrás. Essa empresa estatal era responsável pela difusão e funcionamento dos meios de telecomunicação. Porém, ainda na década de 90, todo o serviço foi privatizado.

Todo esse processo abriu as portas para implementação dos novos meios de comunicação no Brasil, permitindo que estas tecnologias se desenvolvessem de uma forma tão rápida. Dessa maneira, desde a década de 90, até a atualidade, a quantidade de novos modelos de telefones celulares e computadores é gigantesca.

Certamente nem toda a população mundial possui acesso às tecnologias de comunicação e informação. Porém, segundo dados de 2016, aproximadamente 3 bilhões de pessoas possuíam acesso a internet. Este número totaliza aproximadamente 49,5% da população mundial.

A China é o país com mais pessoas conectadas à rede global. No Brasil, no ano de 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de pessoas estavam conectadas à internet, totalizando 64,7% de toda a população. Atualmente, as telecomunicações são cada vez mais fundamentais para o funcionamento econômico do país. Elas são responsáveis pela interligação entre as áreas do país e também com os demais países.

No nosso país, a distribuição territorial das redes de comunicação ainda é desigual, sendo a porção litoral, a região com maior concentração de redes de transmissão para o restante do território. As pesquisas nos mostram que os meios de comunicação são um parâmetro para analisarmos a desigualdade social do país.

Pois em determinadas regiões, o número de pessoas que possuem acesso aos meios de comunicação no Brasil é maior, quando comparado a regiões mais desfavorecidas economicamente.

Comunicação pelo Fogo em O Senhor dos Anéis

A cena do filme se tornou um clássico mundial, onde foi ao acender fogueiras nas montanhas de Gondor que os diferentes exércitos se juntaram para lutar contra o mal. Amon Dîn era um dos sete faróis de Gondor; era o que ficava mais a leste e mais próximo de Minas Tirith (ou seja, o primeiro a ser aceso depois do sinal vindo da Cidadela).

Na seqüência, os faróis ficavam nas montanhas:  Amon Dîn, Eilenach, Nardol, Erelas, Min-Rimmon, Calenhad e Halifirien (local do sepulcro de Elendil, onde Cirion e Eorl fizeram seus juramentos).

Os faróis eram acesos para Gondor pedir ajuda a Rohan, quando fosse necessário; é um sistema primitivo de comunicação; a visual. Um sistema bem simples, porém eficiente (O texto sobre O Senhor dos Anéis foi criado em contribuição pela jornalista Julie Philippe).

Veja no trecho do filme, quando Pippin, um dos jovens do Condado, acende o primeiro Farol de fogo:

Então, agora você já tem uma visão completa sobre os diferentes meios de comunicação. Vamos testar o seu nível?

Simulado sobre Meios de Comunicação no Brasil

.

.

E aí, mandou bem nas questões do Simulado sobre os Meios de Comunicação no Brasil?

Se você não acertou pelo menos sete questões, se liga que é hora de revisar novamente, e mergulhar mais fundo. Confira agora uma aula completa sobre os Meios de Comunicação aqui.

Bem-vindo ao Simulado do Curso Enem Gratuito

Aprende mais quem estuda mais. E, aprende mais ainda quem aplica o que está estudando. Fazer simulados ou resolver listas de exercícios sempre ajuda quem está mesmo à fim de mandar bem nas provas do Enem.

Escolha o melhor Simulado Enem

Você pode escolher a matéria e o simulado Enem com o tema que você pretende resolver. Assim fica mais fácil, e você estuda e aprende no foco do que mais precisa para vencer no Exame Nacional do Ensino Médio.

Aulas e Planos de Estudo Gratuitos

Outra dica bem legal é você consultar sempre as aulas do canal do Curso Enem Gratuito no Youtube. Têm vídeos de todas as matérias das provas objetivas e da redação também. E, para você ganhar tempo na preparação para o Enem, veja os Planos de Estudo Gratuitos. Você pode escolher o Intensivo, o Extensivo, ou o Semiextensivo. Escolha o seu!

Compartilhe: