Índia x Paquistão. Entenda os Conflitos na Caxemira

Confira no resumo de história os detalhes que colocam Índia de um lado e Paquistão do outro nos conflitos da Caxemira. Aula de História com Simulado.

A Índia e o Paquistão já foram um único território. Apesar de diferenças étnico-religiosas acentuadas, durante muito tempo a conviência foi possível, apesar de diversos ciclos de violência. Nos tempos do Império Britânico a “faz forçada” pelos colonizadores era a lei. Mas, a intensidade dos confitos na Caxemira provocou a separação.

Os dois países detém a tecnogia e a cacidade de produção de bombas atômicas, o que eleva ao grau máximo os olhos do mundo para as disputas entre Índia e Paquistão naquela região.

Tensão entre Índia x Paquistão: os conflitos da Caxemira

Com o final da Segunda Guerra Mundial ocorreram novas demarcações territoriais naquela parte do mundo. Alguns novos territórios surgiram, fazendo com que, além dos conflitos pela independência, surgissem conflitos internos pela delimitação de novas fronteiras.

Publicidade

Veja na aula do professor Carrieri os detalhes (e os perigos) da disputa entre a Índia e o Paquistão pela região dos conflitos na Caxemira.

Muito bom o resumo do Carrieri. Têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá!

A Região da Caxemira está localizada entre os dois países, o que facilitou que ambas as nações se tornassem interessadas pela região. Até o ano de 1947, Índia e Paquistão eram uma só região, dominada pelo império inglês.

Porém, ao se tornarem independentes, e formarem dois Estados distintos, os conflitos se iniciaram devido às diferenças religiosas, culturais e políticas.

Como os dois países passaram a se apropriar da região da, os conflitos na Caxemira tiveram início devido às diferenças religiosas, instaurando-se uma guerra entre os povos hinduísta (religião indiana) e muçulmano (religião paquistanesa).

Simulado sobre Índia x Paquistão: os Conflitos na Caxemira

.

.

Mandou bem no Simulado sobre os Conflitos na Caxemira? Olha que se você não acertou pelo menos sete questões é importante rever mais uma ou duas aulas a respeito para mandar bem.  Veja aqui um resumo sobre mundo Árabe e o Islamismo.

Compartilhe: