Os povos da Mesopotâmia: resumo e simulado de História

Entenda a história dos Povos da Mesopotâmia, e depois responda as 10 questões do simulado. É hora de se qualificar para gabaritar História no Enem e nos vestibulares.

Veja agora com o professor de história Felipe de Oliveira quem foram os Povos da Mesopotâmia. Aprenda quando eles surgiram, a região extata, as principais descobertas e as contribuições que perduram até hoje na história da humanidade. Depois, responda ao simulado de Mesopotâmia.

O que é a Mesopotâmia

A região leva este nome por estar em um vale entre os rios Tigres e Eufrates. A antiga Mesopotâmia ocupou a região dos atuais Iraque, Kwait, Síria e o sul da Turquia, localizados no Oriente Médio.

Ao longo de vários séculos os dois rios, no período de cheias, irrigavam suas margens, tornando-as extremamente férteis e, assim, atraindo diversas populações.

Esta região ficou conhecida como crescente fértil, pois formava, cartograficamente, uma lua crescente.

Os Povos da Mesopotâmia

Confira agora no resumo do professor Felipe de Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele é um campeão das auloas de história na internet. Olha o show:

Simulado de Mesopotâmia

Responda as 10 questões para testar o seu nível. Se você não acertar pelo menos 70% de primeira, veja mais este resumo da Mesopotâmia, para se atualizar no conteúdo.

.

Arte na Mesopotâmia

O lugar onde hoje encontra-se grande parte do Iraque é composto por um vale entre os rios Tigre e Eufrates. Dessa maneira, o berço do povo sumério favoreceu o desenvolvimento de um grande conhecimento de agricultura e criação de animais, o que fez com que deixassem de ser nômades para fixar-se em apenas um lugar.

A sociedade dos sumérios, que foram os primeiros a habitar a região, era muito organizada e prosperou pelos três milênios seguintes.

Estruturada através do governo de reis e com alicerces na teocracia, esta antiga civilização viria a deixar sua herança para os povos seguintes, passando adiante tradições políticas, religiosas, arquitetônicas e artísticas, por exemplo.

Compartilhe: