Mudanças Climáticas – Resumo com Simulado de Geografia

Confira as causas do Aquecimento Global e depois responda ao Simulado de Mudanças Climáticas para mandar bem na Geografia do Enem.

Veja com o professor Raphael Carrieri os principais fatores que estão envolvidos na questão do clima, e depois responda ao Simulado de Mudanças Climáticas.

Confira com ele um resumo contemporâneo que aborda causas provocadas pelo homem, principalmente pelo consumo de combustíveis fósseis, dematamentos, queimadas e diversos tipos de poluição ambiental que afetam o equilíbrio climático.

Publicidade

Olha o que tem no resumo do canal do Curso Enem Gratuito pra você:

Até um determinado momento, o grau de impacto ambiental gerado pelo ser humano não era tão alto. Ele só aumentou a partir da Revolução Industrial, ganhando índices altíssimos.

A partir dessa época, aumentou-se a demanda por recursos e começou-se a utilizar recursos que passaram a impactar o ambiente de uma forma mais intensa, como é o caso do carvão. Seu uso a nível industrial deu início à poluição atmosférica.

O efeito estufa

O efeito estufa é natural ou fruto de um fator antrópico? Há várias correntes a respeito do tema, mas a que te interessa pro vestibular, por ser a mais aceita, diz que o efeito estufa é natural, porém o ser humano o intensifica a partir da ação antrópica.

O efeito estufa é a capacidade dos gases da atmosfera de absorver calor e manter a atmosfera quente. Sua intensificação gera o aquecimento global.

 O aquecimento global é um aumento anormal das temperaturas, gerado pela absorção de calor realizada pelos gases que nós emitimos na atmosfera, como o CO2.

Cientificamente falando, o efeito estufa ocorre de fato naturalmente, porém tem se intensificado. Existe uma movimentação global de organizações que tentam diminuir esse problema. É o exemplo das Conferências. Veja o resumo do Efeito Estufa:

O Buraco na Camada de Ozônio

 Uma outra questão relacionada às mudanças climáticas é o buraco na camada de ozônio. O ozônio é um gás que ajuda no processo de filtração dos raios ultravioletas. Com a emissão de gases CFC na atmosfera, eles se unem ao ozônio, quebram suas ligações e o dispersam

Consequência das Mudanças Climáticas

– Consequências geradas pelo aumento das temperaturas globais: a distribuição na vegetação no globo se apresenta de maneira mais irregular; alteração nas dinâmicas de circulação atmosférica, gerando maior incidência de ciclones e tempestades tropicais; degelo das calotas polares e consequente aumento nos níveis dos oceanos, desaparecimento de ilhas, mudança de correntes marítimas, etc.

Simulado Enem de Geografia – Mudanças Climáticas

.

Veja um resumo completo da crise climática em todo o planeta terra

Compartilhe: