Propriedades da Tabela Periódica: resumo com simulado

Teste seus conhecimentos de Química com o simulado de propriedades periódicas e simule a prova do Enem. São apenas 10 questões para você estudar!

Dominas as Propriedades da Tabela Periódica ajuda você a mandar bem nas questões sobre a Classificação e as Características dos Elementos Químicos. A forma como foi criada a Tabela de Mendelev orienta você sobre o que os elementos têm em comun a depender da posição em que se encontram nas linhas e colunas da Tabela Períodica.

As principais Propriedades da Tabela Periódic em relação às características dos Elementos Químicos são:

  • 1 – raio atômico,
  • 2 – energia de ionização,
  • 3 – eletronegatividade,
  • 4 – eletropositividade, e,
  • 5 – eletroafinidade.
  • propriedades da tabela periodica
Resumo sobre as Propriedades da Tabela Periódica:

Pode parecer só um monte de quadradinhos coloridos, mas o jeito como os elementos químicos são organizados na tabela periódica seguem uma periodicidade. Quer saber mais? Vem que o professor Sobis te ajuda a entender as propriedades da tabela periódica!

Muito boa esta aula-resumo do professor Sobis sobre as Propriedades da Tabela Periódica. Ele é mesmo um fera. Têm mais aulas com ele no Canal do Curso Enem Gratuito.

Descrição do Resumo sobre as Propriedades da Tabela Periódica:

Propriedades periódicas são propriedades que se repetem em alguns períodos e, na nossa aula, quem determina isso é a tabela periódica. Existem 5 propriedades principais: raio atômico, eletropositividade, eletronegatividade, eletroafinidade e energia de ionização.

Se pensarmos no átomo como uma circunferência, a distância entre seu núcleo e uma das extremidades é seu raio, que mostra o quão grande é o átomo. Na tabela periódica, essa propriedade vai crescer da direita para a esquerda, de cima para baixo..

A eletropositividade diz quanto o elemento é metálico. Numa ligação química, o elemento metálico tem a tendência de perder elétrons. Assim como o raio atômico, a eletropositividade, na tabela periódica, vai crescer da direita para a esquerda, de cima para baixo. 

A eletronegatividade é a propriedade que um átomo de um elemento tem de atrair elétrons da ligação quando combinado com outro átomo. O átomo que atrai esses elétrons com mais força é mais eletronegativo. A ordem, na tabela periódica, é de baixo para cima, da esquerda para a direita.

A eletroafinidade (de baixo para cima, da esquerda para a direita) é a quantidade de energia que um átomo libera ao ganhar um elétron. A quantidade de energia liberada pelo átomo será maior quanto mais fortemente o elétron atraído se ligar no átomo.

 A energia de ionização é a energia que o átomo absorve para poder perder um elétron. A ordem dela é a mesma da eletronegatividade. A primeira energia de ionização (EI1) é aquela requerida para remover o primeiro elétron de um átomo isolado no estado gasoso.

Aenergia para remover o segundo elétron é chamada de segunda energia de ionização (EI2) e assim por diante. A primeira energia de ionização é sempre menor que a segunda, que por sua vez é sempre menor que a terceira. Isso ocorre porque, com a perda de elétrons, o íon fica cada vez mais positivo e, portanto, passa a atrair os elétrons com mais força.

Simulado sobre as Propriedades da Tabela Periódica

.

.

==

Mandou bem nas questões de Quimica sobre as Propriedades da Tabela Periódica? Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira”, é preciso revisar mais fundo.

Veja aula completa de Química sobre as Propriedades da Tabela Períodica.

Compartilhe: