Martinho Lutero e as Reformas Religiosas: resumo e simulado

Veja no resumo o surgimento do Luteranismo e da Reforma Protestante; o Calvinismo e o Anglicanismo. Depois, teste seus conhecimentos sobre as Reformas Religiosas com as 10 questões do simulado de História do Curso Enem Gratuito!

Veja agora um tema super importante para as questões de História dentro do tema das religiões. Os séculos XV, XVI e XVII foram conturbados no continente europeu. Confira Martinho Lutero e as Reformas Religiosas  que aconteceram no Cristianismo.

A entrada em cena de uma linha de crítica à postura da cúpula católica ao final da Idade Média provocou um incêndio no Cristianismo. Martinho Lutero contestou práticas que considerava incompatíveis com a fé cristã, e um rastilho de pólvora tomou conta da religião na Europa Ocidental.

As Reformas Religiosas

Veja agora com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, o principal conflito em toda a história dentro do catolicismo a partir das 95 Teses afixadas pelo frade Martinho Lutero na porta de uma pequena igreja.

Publicidade

As dicas do professor Felipe:

É de conhecimento geral que a Igreja Católica monopolizou por cerca de mil anos os assuntos ligados a fé, bem como as mentalidades durante toda a idade média, tendo adquirido status de instituição supranacional durante o feudalismo.

No entanto, o tempo da Reforma chegou após mudanças significativas nas esferas sociais, políticas e econômicas a partir do desenvolvimento das cruzadas; dos renascimentos comercial, urbano e cultural.

Nesta aula acima, o professor Felipe Oliveira te explica sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante.

Ele era um frade católico. Criou 95 Teses críticas à Igreja Católica na época, e desencadeou o movimento que levou à Igreja Luterana e às Igrejas Protestantes.

Veja também a reação da Igreja Católica com a Contrarreforma.

Confira os tópicos de Reforma e Contrarreforma

  1. O que foi a Reforma Protestante? Principais causas: simonia e nicolaísmo, venda de relíquias e indulgências, Igreja X burguesia, Papa X reis.
  2.  Martinho Lutero e a Reforma Luterana: 95 teses, Dieta de Worms, Revoltada Anabatista, Dieta de Spira, Confissão de Augsburgo, salvação pela fé, batismo e eucaristia, idioma nacional, livre interpretação da Bíblia, fim do celibato e do culto de imagens, Paz de Augsburgo.
  3.  João Calvino e a Reforma Calvinista: Calvino + burguesia, Consistório de Genebra, predestinação divina, riqueza como sinal de salvação.
  4.  Rei Henrique VIII e a Reforma Anglicana: rei X Papa, ato de supremacia, Igreja Anglicana.
  5.  Contrarreforma ou Reforma Católica: Concílio de Trento, Inquisição, Index, Companhia de Jesus.

Veja um resumo completo sobre a Contrarreforma da Igreja Católica.

Simulado de Reformas Religiosas

.

Compartilhe: