Resumo com Simulado sobre o Reino Protista. Biologia Enem

Estude Biologia para o Enem e vestibulares no Resumo com simulado de Reino Protista. São 10 questões sobre os protozoários e suas características. Você confere o gabarito na hora e pode estudar com a aula gratuita sobre o tema.

O Reino Protista ou Protoctista é um “balaio de gato”. Nele encontramos organismos eucariontes cujas características não permitem que se encaixem em nenhum dos outros Reinos dos seres vivos. Sendo assim, dizemos que o Reino dos Protistas contém organismos de origem polifilética. Confira agora no resumo com Simulado de Reino Protista.

Ou seja, dentro desse grupo, temos seres vivos de origem variada, diferentemente de outros Reinos, cujos membros compartilham um ancestral/ancestrais em comum. Dentro desse Reino heterogêneo, encontramos cerca de 20 mil espécies de seres vivos.

Esses seres vivos variam desde seres unicelulares microscópicos até algas com mais de 100 metros de comprimento. Sim, isso mesmo que você leu: existem algas que podem chegar a 100 metros de comprimento.

Publicidade

Resumo sobre o Reino Protista

Confira agora com a professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem, um resumo rápido antes de você responder ao Simulado sobre o Reino Protista.

Gostouda aula? Têm mais dicas de Biologia com a professora Juliana no Canal do Curso Enem Gratuito. Todos os conteúdos de Biologia do Enem estão liberados lá pra você consultar e mandar bem.

As dicas sobre o Reino Protista

Popularmente podemos agrupar os seres vivos do Reino Protista em dois grandes grupos (não filéticos, sem valor taxonômico): os protozoários (seres heterótrofos) e as algas (autótrofas fotossintetizantes ou mixotróficas).

Neste vídeo, a professora Juliana te conta um pouco da história do Reino Protista e te explica as características dos protozoários e das algas. O Reino dos Protistas contém organismos de origem polifilética;

Veja coma professora Juliana as principais características gerais dos protozoários: Eles são seres eucariontes; unicelulares; heterótrofos;  a maioria vive em ambientes aquáticos.

Os protozoários têm vida livre, simbiontes ou parasitas;

Confira agora as características gerais das algas: Elas são seres eucariontes; unicelulares ou pluricelulares; autótrofas um mixotróficas; maioria vive em ambientes aquáticos; algumas simbiontes.

Simulado sobre o Reino Protista

.

.

Mandou bem no Simulado de Reino Protista? Se você não acertou pelo menos 70% das questões, veja aqui outro resumo sobre os Protistas pra você ficar com tudo em cima.

Compartilhe: