Veja o que sabe sobre substantivo, adjetivo e artigo com o simulado de Gramática do Curso Enem Gratuito. São apenas 10 questões para você aprender ou relembrar o que sabe. Se errar, tem dicas para estudar e garantir o sucesso na hora da prova.
O entendimento de substantivos, adjetivos e artigos é fundamental para estudar gramática. Confira a aula em vídeo da professora Mercedes para lhe ajudar:
Muito bem! Temos mais um conteúdo da professora para lhe aprofundar ainda mais no tema, e refrescar a memória:
Agora é só aproveitar os exercícios do simulado para testar e fixar melhor seus conhecimentos!
Substantivo, adjetivo e artigo – Simulado de Gramática para o Enem
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UM-SP)
Indique o período que não contém um substantivo no grau di¬minutivo.
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IBMEC SP/2015)
Folha de S. Paulo: Em “Pecado”, canção de “Rua dos Amores”, você canta “Mesmo que o amor avance /perde-se em nuance/quase um Chile inteiro /quando você fala, fala, fala”. O que é o Chile neste caso?
Djavan: Usei o Chile como advérbio de quantidade. São ousadias, não tenho satisfação a dar a ninguém. O Chile é aquela coisa comprida. É uma metáfora interessante. É preciso que você tenha alma para senti-la ou não. As pessoas da mídia têm que parar de achar que isso me atinge.
(Folha de São Paulo, 11/04/2014)Nessa entrevista, ao elucidar o sentido dos versos de sua canção, o músico Djavan refere-se ao advérbio. Do ponto de vista morfológico, essa explicação
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFSC/2015)
A mais grácil criatura
Adão vivia nu e feliz no jardim do Éden. Um dia, Adão sentiu-se muito macambúzio e sorumbático e não sabia por quê. Inopinadamente a moedinha caiu – Plink! Adão notou que cada bichinho tinha o par de cada bichinho: o jacaré tinha a jacaroa; o veado tinha a veada; o antílope tinha a antílopa e assim por diante, mas Adão não tinha a companheira de Adão. Adão decidiu, portanto, pedir a Deus que confeccionasse uma companheira para Adão.
– Ó Deus! Por que Adão não tem uma companheira para Adão? Deus disse tonitruantemente como é do estilo de Deus:
– Farei para Adão, ó Adão, a mais bela, a mais grácil, a mais desejável criatura cujos delicados pezinhos já pisaram a relva macia. Mas a confecção da criatura custará a
Adão um olho, um braço e uma perna!
Ao que Adão respondeu:
– Ah, pega leve, Deus. Vê aí o que dá pra fazer com uma costela.
Disponível em: http://www.fotolog.com/virtus/1516903. Acesso em: 10 mar. 2015.Pela leitura, você deve ter percebido que o texto não está escrito de acordo com a norma culta da língua, dando a impressão de que quem o escreveu o fez propositalmente.
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFG GO/2009)
Leia a charge abaixo.
Observando as falas na charge, é correto afirmar que a mudança de significado dos objetos encomendados se dá pela
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIMONTES MG/2008)
A sombra do horror ainda à espreita
1Há 62 anos, o mundo descobria o apocalipse nuclear em Hiroshima e em Nagasaki, primeiros e únicos alvos da bomba atômica, mas a ameaça ainda não desapareceu.
Foi em 6 de agosto de 1945, às 8hl5, numa hora de grande movimento, que o bombardeiro B29 americano Enola Gay lançou a bomba A sobre Hiroshima. Explodiu a 600 metros de altitude, arrasando 5instantaneamente a cidade.
Em 9 de agosto, 74 mil pessoas morreram no segundo bombardeio atômico sobre Nagasaki.
Mas, apesar de os hibakushas (sobreviventes irradiados), de os mais idosos e políticos comprometidos formularem votos de paz durante as cerimônias de homenagem aos mortos, as armas nucleares continuam a ameaçar a segurança internacional, como provam as crises norte-coreana e iraniana.
10Há 12 anos, durante o 50° aniversário dos bombardeios de Hiroshima e de Nagasaki, os opositores à arma nuclear tinham algumas razões para ter esperanças. A derrocada da União Soviética, pondo fim definitivamente à Guerra Fria, afastava a eventualidade de um conflito atômico devastador para o planeta.
Hoje, pelo menos oito países podem afirmar que têm a arma nuclear: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, China, França, Índia, Israel, Paquistão e, talvez, a Coréia do Norte. Há poucas esperanças de que 15desistam de seu arsenal.
Jornal do Brasil, 5/8/2007“… como provam as crises norte-coreana e iraniana.” ( linha 9)
A concordância nominal que ocorre na referida oração ilustra qual das regras gramaticais abaixo?
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFSC/2016)
Apesar do apoio popular, é bastante difícil que ocorram alterações na forma de punir adolescentes infratores no médio prazo. Isso porque a maioridade penal em 18 anos (estabelecida pelo artigo 228 da Constituição Federal) é considerada um direito fundamental dos adolescentes. Por isso, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e especialistas argumentam que o artigo se trata de uma cláusula pétrea, que não pode ser alterada.
“É uma cláusula imutável. Para alterar a maioridade penal seria necessário fazer uma nova constituição”, diz Melina Fachin, professora de Direito Constitucional da UFPR.
Ainda que Câmara e Senado tenham interpretações diferentes e aprovem uma das Propostas de Emenda à Constituição (PECs), alterando o artigo 228 da Carta Magna, a decisão se estenderia ao Supremo Tribunal Federal.
Outra alternativa seria mudar pontos do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], prevendo outras formas e períodos de punição aos menores de 18 anos. MPF e OAB também já se manifestaram contra a hipótese. “O ECA é uma norma infraconstitucional. Então, sua alteração também seria inconstitucional, porque haveria conflito com o que a Constituição disciplina”, observa Melina.
Além do viés constitucional, o doutor em sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos de Violência da UFPR, Pedro Bodê, defende o ECA e questiona as intenções de alteração na legislação. “Mais uma vez, o jovem é tornado em bode expiatório da derrocada dos governos e falência das políticas públicas que eles representam. É transformar a vítima em réu”, afirma.
O deputado Fernando Francischini (PEN) discorda e se apega ao clamor público para justificar a redução. “A Constituição é feita para proteger a população. A gente não pode dizer que a Constituição é imutável, se a própria população quer mudá-la.”
Fonte: Câmara dos Deputados e Senado Federal. (Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/90-apoiam-reducao-da-idade-penal-c8e24o0vlosyiway5n00aryvi/ Acesso em: 27 maio de 2015.)Considerando as palavras adolescentes, derrocada, necessário e professora, é CORRETO afirmar:
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(EsPCEX/2015)
Assinale a única opção em que a palavra “a” é artigo.
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2006)
CELULARES EXPLOSIVOS, IDÉIAS NEM TANTO
Sou uma nulidade no uso do celular. Mal conheço a senha para tirar as mensagens lá de dentro e, pelo que vejo, meu aparelho é forte candidato a uma dessas explosões que têm acontecido ultimamente.
Pinóquio não primava pela responsabilidade nos compromissos assumidos, mas seu Grilo Falante, de cartola e guarda-chuva, conhecia as virtudes da polidez e da adequação. Não tomava a palavra antes de um minúsculo pigarro de advertência.
Inseto mutante, o celular está para o grilo de Pinóquio um pouco como a guitarra elétrica para o antigo violão. Adota os tons mais estridentes, descabelados e imperativos, a que as pessoas obedecem numa coreografia alucinada. A pose mais estudada da grã-fina se estilhaça em aflição e pânico enquanto ela remexe na bolsa à procura do aparelho; o taxista mais inerte e distraído pula ao menor toque, como se tivesse uma aranha dentro do carro. E nem se sabia que aquilo era carregado de dinamite.
COELHO, M. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 maio 2006, p. E 10. Ilustrada. [Adaptado].No texto, o artigo definido pode ser identificado em todas as orações abaixo, EXCETO em:
CorretoResposta correta!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC-SP)
Indique a alternativa cor¬reta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:
casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.CorretoResposta correta!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFSM-RS/2014)
Identifique a alternativa em que os vocábulos formam plural respectivamente como pão-de-ló, guarda-civil e alto-falante:
CorretoResposta correta!