Separação de Misturas e Substâncias químicas: resumo e simulado

Veja aula gratuita com resumo e simulado para dominar a Separação de Misturas. Conheça a decantação, ventilacão, destilação, peneiras, catação e outros sistemas.

Uma das áreas de estudo da Química mais simples de ser entendida é a de classificação das Substâncias e a Separação de Misturas. A separação pode ocorrer por sistemas mecânicos simples e manuais, como a “Catação”, onde as pessoas “catam” uma sustância dentre outras. O garimpo de ouro de aluvião, por exemplo, é uma Separação de Misturas por Catação.

E, pode ir avançando para sistemas mecânicos mais exigentes, como a decantação e a centrifugação, e seguir até sistemas eletro-químicos mais complexos para fazer a separação de misturas.

No Brasil a destilação da cachaça, por exemplo, é um modelo clássico de Separação de Misturas, e conhecido até mesmo como sabedoria popular em algumas regiões do país.

Veja os sistemas para a Separação de Misturas:
  1. Destilação
  2. Sedimentação
  3. Decantação
  4. Filtração
  5. Catação
  6. Levigação
  7. Peneiração
  8. Separação Magnética
  9. Tratamento de Água
  10. Ventilação
Veja um resumo gratuito sobre a natureza das Substâncias

As substâncias representam um material que possui propriedades bem definidas, sendo formadas por moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de mesmo elemento químico ou por elementos químicos diferentes.

Confira com o professor Sobis neste aula rapidinha e com foco total:

Muito bom este resumo do professor Sobis. Têm mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito.

Descrição da aula sobre a Classificação das Substâncias

Sabemos que a matéria é formada por átomos, que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Essa pode ser encontrada no estado sólido, líquido e gasoso.

Os átomos se ligam para formar compostos, porque atingem sua estabilidade, e dependendo de como as substâncias são formadas elas podem ser classificadas em simples e compostas.

Duas ou mais substâncias diferentes podem se unir e formar uma mistura. As misturas podem ocorrer nos estados sólido, líquido e gasoso e não definem fórmulas.

Como exemplo podemos citar o ar atmosférico, água mineral, bronze, etc. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.

Veja um resumo completo sobre as Substâncias Homogêneas e as Substâncias Heterogêneas.

Simulado sobre A Separação de Misturas

.

.

==

E aí, mandou bem no simulado sobre a Separação de Misturas?

Compartilhe: