Introdução à Termoquímica: resumo com simulado Enem

Acertar uma questão de Termoquímica coloca você na frente da concorrência no resultado do Enem. Confira um resumo gratuito com o professor Felipe Sobis, e depois teste seu nível no simulado com gabarito na hora.

Termoquímica é a parte da química que estuda as quantidades de calor liberados ou absorvidos, durante uma reação química. Nas reações químicas ocorrem tanto a ruptura como a formação de ligações intramoleculares, ou seja, das ligações químicas. As reações em que ocorre a liberação de energia são chamadas de exotérmicas, e as que ocorrem absorção de energia, são chamadas endotérmicas.

Para determinarmos se um processo é exotérmico ou endotérmico, devemos considerar a energia absorvida para a ruptura das ligações dos reagentes e a energia liberada para a formação das ligações dos produtos. O saldo energético entre elas indica se o processo libera ou absorve energia.

Introdução à Termoquímica

.

Fatores que afetam a entalpia de uma reação:

  • 1 – Quantidade em mol de produtos e reagentes.
  • 2 – Estado físico de produtos ou reagentes.
  • 3 – Estado alotrópico de produtos ou reagentes (alótropos = substância simples diferentes, formadas pelo mesmo elemento químico).
  • 4 – Temperatura. Altas temperaturas fornecem reações endotérmicas e vice-versa.

 

Publicidade

Mandou bem no resumo o professor Sobis. Veja de novo, que vale a pena!

Introdução à Termoquímica – Simulado

 

.

.

Mandou bem nas respostas? Se você não acertou pelo menos 70% das questões, é hora de mergulhar mais fundo. Veja aqui este Resumo Completo.

Compartilhe: