Unidades de medidas na Química

Revise as unidades de medida para facilitar a resolução de questões de Química no Enem e nos vestibulares! Estude com o Curso Enem Gratuito!

As medidas de massa, volume, temperatura entre outras, que usamos diariamente na padaria, supermercado e postos de combustíveis, também são fundamentais para a Química.

Tudo que existe no universo e que pode ser medido é chamado de grandeza, e os valores devem ser expressos em unidades. Você conhece as principais grandezas utilizadas na Química? Não? Então veja este post para arrebentar em Ciências da Natureza!

Sistema Internacional de Unidades (SI)

O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado para facilitar e uniformizar a comunicação científica e comercial entre os diversos países. Esse sistema estabeleceu padrões para as unidades de medidas e grandezas físicas.

Vejamos algumas dessas unidades de medidas utilizadas na Química:

Massa

Unidades de medidas - balança
Balança, instrumento utilizado para medir massa

É a grandeza relacionada à quantidade de material presente em um corpo, e sua medida é feita por uma balança. Apesar de a unidade-padrão de massa ser o quilograma (Kg), é muito comum medi-la usando seus submúltiplos como: grama (g), e a miligrama (mg), ou múltiplos como o megagrama (Mg).

Fique ligado(a)!

Embora o megagrama seja a unidade do SI para indicar a massa correspondente a 1000 Kg, geralmente a unidade que se usa com maior frequência é a tonelada (t), que é aceita como unidade em uso no SI.

unidades de medidas - tabela

Volume

É a grandeza que corresponde ao espaço ocupado por um corpo. A medida de volume é feita com uso de recipientes apropriados como cilindros graduados ou provetas, pipetas, e balões volumétricos que apresentam graduações de unidades de comprimento.

Unidades de medidas - medir volume
Recipientes para medir volume (a) proveta (b) pipetas (c) balão volumétrico

Temperatura

A temperatura é medida através de um termômetro. No Brasil a escala mais comum de medida de temperatura é a de Graus Celsius de forma simplificada, podemos dizer que existem dois pontos de referência nessa escala e que é importante você saber: o de congelamento da água, que é o 0oC (zero graus Celsius) e o de ebulição da água 100oC (cem graus Celsius).

No SI a unidade de medida de temperatura adotada é Kelvin (K). Sua relação com a escala em graus Celsius é expressa da seguinte forma:

unidades de medidas - exemplo

O zero Kevin ou zero termodinâmico é a temperatura mais baixa que pode existir e corresponde a -273,15 oC.

Densidade

A densidade é uma grandeza que relaciona a massa de um material com o volume que ele ocupa. Ela pode ser expressa pela divisão da massa pelo volume:

unidades de medidas - densidade

A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) e o grama por mililitro (g/mL).

Importante!       

A densidade depende da temperatura, pois os materiais sofrem contração ou dilatação de sue volume com variações da temperatura. Assim, sempre que for informada a densidade é necessário indicar a temperatura que a mesma foi medida.

Curiosidades

Infelizmente, quase todos os anos, os meios de comunicação noticiam casos de derramamento de petróleo no mar. Esse óleo não afunda e forma uma grande mancha da superfície da água, que pode ser contida com uso de boias. Materiais mais densos do que a água tende a afundar nela, e os menos densos, a flutuar. O óleo não afunda por densidade menor que a da água.

unidades de medidas - curiosidades

Pressão

A pressão é uma grandeza que corresponde à força aplicada sobre um corpo ou objeto dividida pela área sobre a qual a força é exercida. Pode ser expressa por:

unidades de medidas - pressão

Por isso é mais fácil perfurar uma folha de papel com o dedo indicador do que aplicar a mesma força para tentar rompê-la com a palma da mão, pois a folha recebe uma pressão maior quando em contato com o dedo (que tem área menor do que a palma da mão).

Embora a unidade padrão de pressão pelo sistema internacional (SI) seja o pascal (Pa) é comum utilizar as unidades de mercúrio (mmHg) e atmosfera (atm). Veja algumas unidades de pressão e as correspondências:

unidades de medidas - atm

Importante!

A camada de ar que envolve a Terra exerce uma pressão sobre todos os corpos – a pressão atmosférica. Essa pressão depende da altitude do local. Quanto maior a altitude, mais rarefeito torna-se o ar e, portanto, a pressão é menor do que em um local de menor altitude. Ao nível do mar, a pressão do ar atmosférico é de 1 atm (pressão normal) que corresponde a aproximadamente 1,0 x 105 Pa.

Saiba mais sobre as unidades de medidas e como fazer as conversões dessas unidades assistindo a videoaula do Brasil escola:
Para finalizar sua revisão, veja o exercício que selecionamos para você!

1- O leite é uma mistura de diferentes substâncias (proteínas, carboidratos, vitaminas, gordura, sais minerais e água) e, por meio da análise de sua composição e propriedades, é possível verificar a qualidade do leite. Uma análise simples é a medida da densidade, que deve estar entre os valores 1,028 e 1,034 g/L. Com base nisso, julgue os itens a seguir e assinale a única opção que está correta:

a) No caso de o leite ser adulterado com a adição de água (dágua= 1,0 g/cm3), sua densidade será maior que os valores-padrão.

b) No caso de o leite ser adulterado por retirada de gordura (utilizada na produção de manteiga), sua densidade será menor que os valores-padrão.

c) A densidade do leite adulterado pode se situar entre os valores permitidos.

d) A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 g/cm3, e a do leite desnatado é cerca de 1,035 g/cm3. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade menor que o de um com 4,5% de gordura.

e) A densidade da água oxigenada (solução de peróxido de hidrogênio) é de 1,45 g/cm3. No entanto, escândalos surgiram em torno de uma suposta adição de água oxigenada no leite. Nesse caso, a densidade do leite adulterado será menor que a dos valores-padrão.

Resposta: C

Faça o Simulado

Sobre o(a) autor(a):

Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.