Você sabe como funciona o processo de urbanização? Não? Então não perca a chance de revisar Geografia para o Enem! Estude com o Curso Enem Gratuito!
Podemos dizer que uma sociedade está se urbanizando quando o crescimento da população urbana é maior do que a da população rural. Ou seja, a urbanização corresponde ao processo demográfico caracterizado pela concentração da população em um espaço, que chamamos de cidades.
Já o crescimento urbano se refere ao aumento de área das cidades, e não devem ser confundidas.
O processo de urbanização
Através dos tempos, o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados. A grande mudança, no entanto, ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Europa.
Até o século XIX, era fato que o campo comandava a cidade. Com a Revolução Industrial cresceu a necessidade de mão-de-obra nas cidades para as atividades industriais, do comércio e serviços. Com isso, a cidade passa a comandar o campo.
Histórico da urbanização mundial
A Segunda Guerra Mundial também contribuiu para o processo de urbanização em escala mundial. Tendo em vista a dificuldade das famílias que viviam em áreas rurais, o fascínio pela cidade e por melhores condições de vida, atraiu a população para os centros urbanos.
A transferência de um grande exército de mão de obra do campo para a cidade, para atender a latente necessidade da industrialização e a busca por melhores condições de vida, inaugura uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.
Enfim, uma nova relação de trabalho e uma nova forma de utilização do espaço são fatores, entre outros, que acabam por consagrar a urbanização.
A Urbanização Brasileira
O processo de urbanização no Brasil começa na década de 40. A expansão das atividades industriais em grandes centros atrai trabalhadores das áreas rurais, que veem na cidade a possibilidade de rendimentos maiores e melhores recursos nas áreas de educação e saúde.
O censo de 1940, o primeiro a dividir a população brasileira em rural e urbana, registra que 31,1% dos habitantes estavam nas cidades.
Resumo sobre a Urbanização nacional
Confira com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese rápida sobre o processo da urbanização no Brasil.
Então, como você viu na aula do professor Carrieri, foi somente a partir das décadas de 1950 e 1960, a população urbana cresceu de forma acelerada no Brasil. Isso ocorreu, principalmente, devido à maior industrialização da Região Sudeste e o êxodo rural.
Esse processo adquiriu grande impulso a partir de 1970, quando a população urbana (veja no gráfico, 56%) ultrapassou a rural (44%) no país. Nas décadas seguintes observa-se que o Brasil continuou a se urbanizar muito rapidamente.
É fácil verificar, portanto, que, apesar de o processo de urbanização no Brasil ter começado relativamente tarde, ele aconteceu muito rapidamente. Vamos ver agora por quê.
Causas da urbanização brasileira
Industrialização
O processo de industrialização do Brasil e principalmente da região Sudeste, a partir da década de 1950, é uma das causas da urbanização, considerando que a indústria, por ser uma atividade econômica predominantemente urbana, atrai populações das zonas rurais que estão em busca de emprego.
Problemas no campo
Os baixos salários, a precária assistência médica e hospitalar, as dificuldades do trabalhador rural se tornar proprietário da terra para cultivar, além de fatores naturais como as secas, a degradação total do solo, foram e ainda são algumas das principais causas da migração campo-cidade.
Essa atração para a cidade estimula que os filhos da família do campo não desejem mais permanecer no campo, diminuindo assim gradativamente a mão-de-obra rural.
Expansão dos serviços urbanos e aumento de empregos
Com o crescimento da população urbana, há necessidade de maior número de escolas, professores, hospitais, médicos e de ampliação das redes de água e esgoto, coleta de lixo, transporte urbano e comércio.
O crescimento dos serviços urbanos amplia o mercado de trabalho e, consequentemente, atrai populações rurais que estão em busca de emprego, contribuindo, também, para a urbanização.
A introdução da televisão no Brasil, no início dos anos 1950, mostrando o modo de vida urbano, principalmente das grandes cidades, em filmes, telenovelas, documentários, telejornais etc., despertou entre os jovens do campo o desejo de conhecer e viver a vida retratada nas telas. Essa situação continuou ao longo dos anos, também contribuindo para a urbanização brasileira.
Documentários sobre urbanização
Para entender mais sobre os processos de urbanização, uma dica é assistir aos documentários listados abaixo:
“A humanidade vista do espaço“. O filme mostra o mundo visto do espaço e dá uma dimensão da urbanização no mundo todo.
“Entre rios“. O documentário aborda a urbanização da cidade de São Paulo.
Exercícios sobre Urbanização
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUC RS/2017)
No início do século XIX, cerca de 8% da população mundial morava em áreas urbanas. Cem anos depois, esse percentual tinha praticamente dobrado, atingindo a marca de 15% do total mundial. Atualmente, a maioria da população mundial é urbana.
Nesse contexto, podemos afirmar que, além de São Paulo, maior metrópole brasileira, as duas outras cidades mais populosas do Brasil, são, respectivamente,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2017)
A Região Metropolitana de Fortaleza — RMF — concentra alguns municípios com grande importância econômica para o estado do Ceará.
Atente ao que se diz a seguir sobre a RMF.
I. Segundo o IBGE, 2010, a população de Fortaleza é de mais de 2 milhões e 400 mil habitantes, dos quais 87,6% vivem na área urbana da cidade enquanto 12,4% da população vivem na sua área rural.
II. Nos últimos anos, o município de Eusébio tem experimentado uma significativa expansão do seu mercado imobiliário, consequência de sua proximidade com Fortaleza e de ser o maior município em área espacial da RMF.
III. O município de Maracanaú encontra-se delimitado entre os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Pacatuba.
Está correto o que se afirma apenas em
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEFS BA/2017)
A análise do gráfico, aliada aos conhecimentos sobre o crescimento da população brasileira, permite afirmar corretamente:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FGV/2017)
A segregação residencial é uma das mais fortes expressões da segregação espacial existente nos grandes centros urbanos do país, como no caso de São Paulo, tal como retratada nos mapas a seguir.
Com base no texto e nos mapas, é correto afirmar que a segregação residencial na cidade de São Paulo é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FGV/2017)
Participação dos grupos etários no conjunto da população brasileira
O cenário apresentado pelo gráfico demonstra, na dinâmica demográfica brasileira, um processo de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017)
“O conceito geográfico de periferia corresponde a tudo o que não está no centro, mas próximo a ele, ao que é vizinho, periférico. Contudo, a noção de periferia extrapola o campo espacial e é utilizada socialmente para delimitar regiões afastadas dos centros urbanos, que abrigam grande parte da população de baixa renda, carente de serviços e infraestrutura, distante de cinemas, teatros e outros espaços de cultura e lazer.”
(Revista Sesc tv. Experiências da periferia. São Paulo, Edição n. 113, agosto de 2016. p. 4)
Pode-se definir que o conceito geográfico de periferia extrapola, sim, o geométrico, diferentemente do que o texto propugna. Assim, tendo em vista a periferia socioespacial das cidades brasileiras, é possível afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017)
“Uma enorme escadaria separava Clodoaldo Silva e sua cadeira de rodas da pira olímpica no Maracanã. Foi então que se formou diante do nadador brasileiro, dono de seis ouros, cinco pratas e seis bronzes, uma rampa e o Tubarão [apelido de Clodoaldo Silva] conseguiu levar a tocha ao alto para dar início oficialmente à décima quinta edição dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro.”
O episódio relatado no texto pode ser interpretado como
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FCM MG/2017)
O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São, aproximadamente, 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano, em consequência de derrubadas e incêndios. Esse processo acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, destacando-se, entre eles, a perda da biodiversidade, o empobrecimento do solo, a emissão de gás carbônico na atmosfera, as alterações climáticas, erosões, entre outros.
Com relação a esse grave problema que afeta o meio ambiente nacional, é correto afirmar, EXCETO:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FPS PE/2017)
Leia o texto a seguir.
“Os principais efeitos dos poluentes estão associados ao aumento da morbimortalidade por doenças cardiovasculares, respiratórias, cânceres, alterações na gestação, na fertilidade e na cognição. Os poluentes exercem efeitos agudos, clinicamente relevantes, em indivíduos mais suscetíveis, exacerbando ou agravando seus quadros e aumentando a demando por consultas, internações e os riscos de óbitos”
(Fonte: Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo,
Vol. 21, nº 3, 2011)
Com relação ao tema tratado no texto, considere as afirmações abaixo.
Além dos efeitos diretos, a poluição antropogênica vem contribuindo para mudanças climáticas, o surgimento de novas doenças transmissíveis e o aumento da ocorrência de eventos climáticos e geológicos extremos.
A área rural, sobretudo no Brasil, antes considerada como sinônimo de ar puro, passou a conviver com elevadas concentrações de poluentes emitidos pelas queimadas naturais e antropogênicas.
A urbanização e as novas tecnologias permitiram reduzir, na maior parte do mundo, o emprego da queima de combustíveis nos domicílios, embora esse ainda seja significativo na zona rural de muitos países, como na Índia, na China, e no continente africano.
Os profissionais de saúde precisam ficar atentos aos efeitos maléficos da poluição do ar atmosférico, que podem ser responsáveis pelo agravamento em pacientes com doenças crônicas ao longo das estações do ano.
Nos dias em que um ar frio com elevada pressão atmosférica se instala sobre uma grande cidade, observa-se um aumento considerável da poluição atmosférica e das doenças, acarretando sérios problemas sociais e econômicos
Estão corretas:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFBA/2017)
Observe o mapa:
As informações apresentadas apontam que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre urbanização para acertar na hora da prova!
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade