Uso do verbo “gustar”

O verbo ‘gustar’ do espanhol é bem diferente do seu equivalente ‘gostar’ do português. Duvida? Então venha entender melhor essas diferenças para arrasar no Enem!

O verbo gustar é usado na língua espanhola quando precisamos expressar gostos. Até aí tudo bem, é semelhante ao português. Entretanto, a sua conjugação foge dos padrões de nossa língua. Ela não depende do sujeito da frase, mas sim do complemento.

Além disso, o o verbo necessita vir acompanhado de um pronome auxiliar, o qual indica a que pessoa a frase se refere. Outros verbos também se comportam desta maneira. Alguns deles são: apetecer, interesar, fascinar, encantar, agradar, molestar (incomodar), doler (doer) importar, entre outros.

Tirinha da Mafalda com exemplo de uso verbo gustar.

Observe na imagem abaixo a maneira como o verbo gustar se estrutura em sua conjugação no presente do indicativo:

Conjugação do verbo gustar.

Analisando esta sequência por partes, o que temos primeiro são os pronomes oblíquos tônicos acompanhados da preposição A. Em espanhol eles são conhecidos como pronombres de preposición, justamente por necessitarem de uma preposição que os preceda. Esta estrutura não é obrigatória quando o verbo gustar é utilizado. Serve apenas para dar ênfase à frase.

As estruturas a seguir, destacadas em azul na imagem, são os chamados pronomes oblíquos átonos. Em língua espanhola eles são conhecidos por pronombres de complemento indirecto átono. São estes pronomes que indicam a pessoa da frase, e por este motivo seu uso é obrigatório quando o verbo gustar é conjugado.

Exemplos de como usar o verbo gustar.

Em seguida é possível observar duas maneiras de conjugá-lo: GUSTA (singular) e GUSTAN (plural), concordando em número com o substantivo da frase.

Como é possível observar no exemplo acima: a) o uso do pronome oblíquo tônico é opcional; b) o pronome oblíquo átono é obrigatório e indica a pessoa da frase; c) o verbo gustar varia em singular e plural dependendo do substantivo da frase.

Considerações importantes
Exemplo de uso do verbo gustar em frase negativa.

– Apesar de comum no português, nunca se deve usar a preposição DE depois do gustar e demais verbos da mesma conjugação. Exemplo: Gosto DE chocolate > Me gusta EL chocolate.

– Quando aparecem dois substantivos na frase, se usa GUSTAN. Já no caso de dois infinitivos, o correto é usar GUSTA. Exemplos: A mí me gustan el helado y el chocolate (Gosto de sorvete e de chocolate) / A ella le gusta cantar y bailar (Ela gosta de cantar e dançar).

– Para formar uma frase negativa basta acrescentar NO antes do pronome átono.

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre o verbo gustar?  Beleza! Agora, para reforçar o que você aprendeu com nosso resumo, que tal ver uma videoaula?

Assista nossa videoaula sobre o verbo gustar e mande bem na prova do Enem!

Agora, para finalizar sua revisão, que tal fazer alguns exercícios sobre o uso do verbo gustar?

01 – (UFRR/2017) Señala la opción en que el verbo “gustar” se utiliza de manera adecuada:

a) No les gustan la obra de Salvador Dalí;

b) A ellos les gusta de ir al cine;

c) Nos gusta ir a las exposiciones;

d) A mí me gusta los libros de pintura;

e) Le gusta de conocer nuevos artistas.

02 – (Fundação João Pinheiro MG/2015) Respecto a las frases abajo, marque la alternativa CORRECTA de uso del verbo GUSTAR:

Me _____ estas flores y a mis padres les _____ las amarillas.

Me ______ mucho esta falda de lana.

A mis tíos les ______ muchísimo viajar.

A nuestros amigos les ______ las parrillas.

a) gustan – gustan – gustan – gustan – gusta

b) gusta – gustan – gusta – gustan – gustan

c) gusta – gusta – gustan – gusta – gusta

d) gustan – gustan – gusta – gusta – gustan

GABARITO:

1) C

2) D

Faça o Simulado

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto