O uso do verbo “gustar” no Espanhol

O verbo ‘gustar’ do espanhol é bem diferente do seu equivalente ‘gostar’ do português. Duvida? Então venha entender melhor essas diferenças para arrasar no Enem!

O verbo gustar é usado na língua espanhola quando precisamos expressar gostos. Até aí tudo bem, é semelhante ao português. Entretanto, a sua conjugação foge dos padrões de nossa língua. Ela não depende do sujeito da frase, mas sim do complemento.

Além disso, o o verbo necessita vir acompanhado de um pronome auxiliar, o qual indica a que pessoa a frase se refere. Outros verbos também se comportam desta maneira.

Alguns deles são: apetecer, interesar, fascinar, encantar, agradar, molestar (incomodar), doler (doer) importar, entre outros.

Tirinha da Mafalda com exemplo de uso verbo gustar.

Introdução ao verbo Gustar

Confira agora como professor de Espanhol Alexandre Negão, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básica para você gabaritar no uso do verbo Gustar;

Valeu pra você? Muito boas as dicas do professor Alexandre.

Observe na imagem abaixo a maneira como ele se estrutura em sua conjugação no presente do indicativo:

Conjugação do verbo gustar.Analisando esta sequência por partes, o que temos primeiro são os pronomes oblíquos tônicos acompanhados da preposição A.

Em espanhol eles são conhecidos como pronombres de preposición, justamente por necessitarem de uma preposição que os preceda. Esta estrutura não é obrigatória quando o verbo gustar é utilizado. Serve apenas para dar ênfase à frase.

As estruturas a seguir, destacadas em azul na imagem, são os chamados pronomes oblíquos átonos. Em língua espanhola eles são conhecidos por pronombres de complemento indirecto átono.

São estes pronomes que indicam a pessoa da frase, e por este motivo seu uso é obrigatório quando o verbo gustar é conjugado.

Exemplos de como usar o verbo gustar

Em seguida é possível observar duas maneiras de conjugá-lo: GUSTA (singular) e GUSTAN (plural), concordando em número com o substantivo da frase.

Como é possível observar no exemplo acima: a) o uso do pronome oblíquo tônico é opcional; b) o pronome oblíquo átono é obrigatório e indica a pessoa da frase; c) o verbo gustar varia em singular e plural dependendo do substantivo da frase.

Considerações importantes

– Apesar de comum no português, nunca se deve usar a preposição DE depois dogustar e demais verbos da mesma conjugação. Exemplo: Gosto DE chocolate > Me gusta EL chocolate.

– Quando aparecem dois substantivos na frase, se usa GUSTAN. Já no caso de dois infinitivos, o correto é usar GUSTA. Exemplos: A mí me gustan el helado y el chocolate (Gosto de sorvete e de chocolate) / A ella le gusta cantar y bailar (Ela gosta de cantar e dançar).

– Para formar uma frase negativa basta acrescentar NO antes do pronome átono.

No me gusta la sopa - verbo gustar
Exemplo de uso do verbo gustar em frase negativa.

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre o verbo? Beleza! Agora, para reforçar o que você aprendeu com nosso resumo, que tal ver uma videoaula?

Dica extra: Diferenças de Muy e Mucho

Muita gente cai nas pegadinhas do Idioma Espanhol porque não domina as diferenças entre Muy e Mucho. Confira agora no resumo do Curso Enem Gratuito:

Exercícios sobre o verbo Gustar

Agora, para finalizar sua revisão, que tal fazer alguns exercícios?

.

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

Compartilhe: