Estudar sobre verbos é um passo extremamente importante para se compreender qualquer língua. No inglês logicamente não é diferente. Na aula de hoje, aprenderemos sobre o verbo to have, um dos mais utilizados em inglês!
No inglês, existem diversos e diversos verbos! Sendo que o verbo to have é o segundo mais utilizado, atrás apenas do verbo to be. E por isso vamos nos aprofundar mais sobre o assunto. Vamos começar dando uma relembrada no que são verbos? Vamos lá: os verbos são palavras que determinam algum tipo de ação, processo ou fenômeno e servem para situar eventos no tempo.
Características do verbo to have
O verbo to have possui duas funções diferentes. No inglês, ele pode ser tanto o verbo principal quanto o verbo auxiliar na construção dos tempos verbais. De modo geral, ele costuma indicar posse e propriedade, mas pode ter um significado diferente dependendo do contexto.
Como ele é um dos verbos irregulares do inglês a tradução de To Have para o português seria “ter”. Quando utilizado no passado, sua forma é “had” e quando utilizado na terceira pessoa do singular, passa a ser “has”.
Para compreender melhor como utilizá-lo, vamos estudar a diferença do verbo to have como verbo principal e como verbo auxiliar.
Verbo to have como verbo principal
Quando utilizado nesse caso, o verbo to have tem o significado de posse e pode ser conjugado no passado, presente e futuro. Veja a seguir.
Na imagem acima temos a frase “Have a nice day” (Tenha um ótimo dia), na qual podemos ver o uso do verbo to have.
– No presente (present tense)
A língua inglesa possui uma particularidade para quando precisamos nos expressar no presente. Aqui utilizamos as flexões have e também has para compor as frases (exceto quando estão no formato negativo ou interrogativo). Exemplo:
Na imagem temos 3 colunas. Na primeira coluna está a conjugação do verbo have na forma afirmativa, a segunda na forma negativa e a terceira na forma interrogativa.
Note que no quadro acima, na terceira pessoa do singular (she, he, it) utilizamos has e não have. Porém, ao modificarmos a frase para as formas negativa (utilizando o verbo don’t/doesn’t) e interrogativa (do/does), temos a manutenção do have. Para melhor compreensão, veja abaixo:
I have a cat.
(Eu tenho um gato).
Andrea has two cats.
(Andrea tem dois gatos).
We have cats also.
(Nós também temos gatos).
They don’t have cats.
(Eles não tem gatos).
Does he have cats?
(Ele tem gatos?)
– No passado (past tense)
Assim como no presente, o verbo to have também pode ser conjugado no passado. Utilizamos had para indicar o passado do verbo e, quando a frase está na forma negativa ou interrogativa, usamos o verbo auxiliar did/did not e mantemos o have.
Frases afirmativas (usamos had):
I had a dog when I was a child.
(Eu tive um cachorro quando eu era criança).
You had a dog when you were a child.
(Você teve um cachorro quando você era criança).
He had a dog when he was a child.
(Ele teve um cachorro quando ele era criança).
Frase negativa (mantemos have):
You didn’t have to be like this.
(Você não precisava ser assim).
Frase interrogativa (mantemos have):
Did she have breakfast before going to school?
(Ela tomou café da manhã antes de ir para a escola?).
– No futuro (future tense)
Aqui, mantemos o have e utilizamos will como verbo auxiliar (won’t na forma contraída negativa). Observe:
Frase afirmativa
I will have a baby.
(Eu terei um bebe).
Frase negativa
You won’t have a baby.
(Você não terá um bebe).
Frase interrogativa
Will I have a baby?
(Eu vou ter um bebe?)
Verbo to have como auxiliar
O verbo auxiliar tem um objetivo gramatical de indicar a pessoa do discurso ou um determinado tempo verbal, por exemplo. Nesse sentido, o verbo to have atua como auxiliar nos tempos perfeitos. Exemplos:
– Passado perfeito (past perfect)
Utilizamos quando um fato ocorreu antes de uma determinada situação. Usamos a estrutura had + verbo no particípio passado:
The movie had started when I arrived.
(O filme já tinha começado quando eu cheguei).
– Passado perfeito contínuo (past perfect continuous)
Indica uma situação contínua no passado que gera um determinado resultado. A estrutura utilizada aqui é: had + been + ing.
Angelo has been working as a photographer for three years.
(Angelo tem trabalhado como fotógrafo há três anos).
– Presente perfeito (present perfect)
Neste tempo verbal, expressamos ações que estão acontecendo ou que foram concluídas recentemente. Usaremos a estrutura have/has + particípio passado.
He has left the building.
(Ele saiu do prédio).
– Presente Perfeito Contínuo (present perfect continuous)
Usamos quando queremos indicar que uma ação é contínua ou que se repete desde o passado até o presente. Para isso, temos a estrutura: have/has + been + ing.
I have been waiting for a long time.
(Eu estou esperando há muito tempo.)
– Futuro perfeito (future perfect)
Este tempo verbal utilizamos quando queremos nos referir a uma ação que estará completa em um determinado momento no futuro. A estrutura da frase é formada da seguinte maneira: will + to have + particípio passado. Exemplo:
By the time you arrive, I will have finished my homework.
(Quando você chegar, terei terminado meu dever de casa).
– Futuro perfeito contínuo (future perfect continuous)
Por fim, usamos a estrutura will + to have + been + ing para indicar uma ação contínua que encerrará em determinado momento no futuro.
By the end of the month, I will have been living in New York for two years.
(Ao final do mês, eu estarei morando em Nova York há dois anos).
Curiosidades sobre o verbo to have
Podemos utilizar esse verbo como forma de substituição nos verbos to drink (beber) e to eat (comer). Aqui o verbo to have terá o sentido de “ingerir”. Observe:
I had lunch with a friend today. (Eu almocei com uma amiga hoje).
We had a few beers last night. (Nós bebemos algumas cervejas ontem à noite).
Video-aula
Para descontrair não deixe de assistir a cena da famosa série de TV The Big Bang Theory, onde até mesmo os personagens se confundem com a utilização correta do verbo to have. Disponível em:
Exercícios
TEXTO: 1 – Comum à questão: 1
A handwritten note from September 11
In moments of crisis, our first thoughts are usually to get in contact with the people we love. September 11, 2001, was a day when many people wanted to know that their loved ones were safe.
Franklin and Daria Gaillard (Frank and Chip) were both members of the Air Force and worked at the Pentagon. They worked in different parts of the building and had a previous agreement that they would meet at their car in the parking lot if there were any emergency.
Daria was the first to arrive at the car and wrote a note to Franklin saying “Frank – Sweetie I am okay. I’m w/ my office over by the Lyndon B. Johnson Memorial Sign. I’ll stay there till you come. Love lots & lots, Chip.” Frank found the note and was able to locate his wife in the aftermath of the attack.
Today, in our digital culture, we have a variety of ways to let people know that we are safe, like text messages. In 2001, when these attacks __________(1), the cellular network was still growing and was not as robust as it is today. This letter is just one of the many objects that The National Museum of American History __________(2) since 2001.
Adapted from http://ameri-canhistory.si.edu/blog/handwri-tten-note-september-11-2001
Questão 01 – (EsPCEX/2017-adaptada)
Choose the alternative containing the correct verb tenses to complete gaps (1) and (2) in paragraphs 4 and 5 respectively.
a) have happened, collected
b) have happened, have collected
c) has happened, has collected
d) happened, has collected
e) happened, have collected
TEXTO: 2 – Comum à questão: 2
How to Feed a Growing Planet
Here’s an uncomfortable math problem: by 2045 Earth’s population will likely have swelled from seven to nine billion people. To fill all those stomachs – while accounting for shifting consumption patterns, climate change, and a finite amount of arable land and potable water – some experts say global food production will have to double. How can we make the numbers add up?
Julian Cribb, author of The Coming Famine, says higher yielding crop varieties and more efficient farming methods will be crucial. So will waste reduction. Cribb and other experts urge cities to reclaim nutrients and water from waste streams and preserve farmland.
Poor countries, they say, can improve crop storage and packaging. And rich nations could cut back on resource-intensive foods like meat. In fact, wherever there is easy access to cheap food, people buy more than they consume. We could thus all start by shopping smarter – and cleaning our plates.
As Cribb notes, food security is increasingly a collective challenge. It’s also a chance “to pull together on something we can all agree about, share and enjoy”.
Adaptado de: Amanda Fiegl – National Geographic Magazine, July 2011.
Questão 02 – (UEPG PR/2012)
Com relação aos segmentos verbais will likely have swelled e will have to double, ambos presentes no primeiro parágrafo do texto, assinale o que for correto.
01. O primeiro está no futuro do presente composto e o segundo no futuro do presente.
02. O primeiro se refere a um evento já ocorrido e o segundo a um evento ainda por ocorrer.
04. Ambos são tempos verbais equivalentes.
08. O primeiro se refere a um fato que, em 2045, já poderá estar consumado e o segundo se refere a um acontecimento que deverá ocorrer no futuro.
TEXTO: 3 – Comum à questão: 3
Global Thinking in the 21st Century
At the end of the 20th century, the world changed in important ways. Until recently nations acted independently. Each did its business and tried to solve its problems alone. But now, the economy is worldwide and communications technologies have connected people all over the globe. Many problems are global too, and can no longer be solved by individual nations.
Environmental destruction is one of these problems. As the world’s population has grown and technology has developed, the environment has suffered. Some nations have begun to try to stop the pollution and the environmental destruction. But the environment is global. The solutions require global thinking.
For centuries, people have used the oceans as a dumping place. Many cities take tons of garbage out to sea and dump it there. Five million plastic containers are thrown into the world’s oceans every day!
Questão 03 – (IBMEC RJ/2011-adaptada)
Some examples of the use of the present perfect were extracted from the text(…communications technologies have connected people all over the globe,… the environment has suffered, Some nations have begun to try…, … people have used the oceans as a dumping place). This verb tense was used because:
a) the development process is in the past
b) the development process is widespread
c) the development process is happening within a limited time span
d) the development process is on-going
e) the development process is happening at the time of speech
GABARITO
1 – D
2 – 09
3 – D