Verbos | Recomposição de Aprendizagem

Nesta trilha de português para a Recomposição de Aprendizagem, revise e relembre as principais características dos verbos.

Nesta trilha de português para a Recomposição de Aprendizagem, você vai aprender os conceitos básicos sobre os verbos. Ou seja, vai relembrar as principais características dessa classe gramatical, que sempre dá o que falar e aparece muito nas provas do Enem e vestibulares.

Vamos começar?

Videoaula sobre morfologia dos verbos

Para começar a nossa trilha, a professora Fernanda Souza fala sobre a estrutura e flexão dos verbos. Bora aprender?

Morfologia do verbo: estrutura e flexão

Os verbos podem ser classificados de diferentes formas, no que diz respeito à morfologia dos verbos, ou seja, a formação dessas palavras.

Os verbos indicam ações ou fenômenos da natureza e são estruturados em radical > vogal temática > desinência.

Observe o exemplo a seguir, o verbo “escrevemos” é estruturado da seguinte forma:

  • ESCREV – radical do verbo
  • E – vogal temática
  • MOS – desinência modo temporal 

Os verbos são classificados em três diferentes conjugações – primeira, segunda e terceira conjugação:

  • Os verbos da primeira conjugação são aqueles terminados em AR, ou seja, cantar, sonhar, amar.
  • Já os verbos da segunda conjugação possuem a terminação ER, neste caso verbos como vender, correr, atender, etc.
  • Por último, a terminação da terceira conjugação que é IR, sorrir, corrigir, falir, etc. 

Além das conjugações, os tempos verbais são essenciais para que as ações sejam situadas no tempo:

  • O presente indica ações que ocorrem no momento atual, como em “Eu estudo todos os dias”, e costuma ser utilizado para a descrição de hábitos, estados e fatos.
  • O passado refere-se a ações que já aconteceram, como em “Eu estudei na semana passada”.
  • O futuro, como o próprio nome indica, é responsável por expressar ações que ainda irão acontecer, como em “Eu estudarei amanhã”. 

Videoaula sobre classificação dos verbos

Nesta videoaula, a professora Fernanda explica como acontece a conjugação dos verbos.

Classificação e conjugação dos verbos

Os verbos regulares são aquelas que seguem um padrão de conjugação. Sendo assim, os verbos regulares não possuem alterações em seu radical. Diferente dos verbos irregulares que não seguem um padrão ao serem conjugados, assim, sofrem alteração no radical.

Observe as classificações a seguir:

Os verbos anômalos são verbos irregulares, que apresentam uma alteração brusca no radical e também em sua conjugação. Os principais verbos anômalos na língua portuguesa são os verbos “ser” e “ir”.  

  • Verbo “ir“:
  • Presente: eu vou
  • Pretérito perfeito: eu fui
  • Futuro do presente: eu irei
  • Verbo “ter”:
  • Presente: eu tenho
  • Pretérito perfeito: eu tive
  • Futuro do presente: eu terei

Os verbos defectivos são aqueles que não possuem todas as formas de conjugação, ou seja, algumas conjugações não existem. Como é o caso dos verbos “abolir” e “colorir”, pois ambos não são conjugados na primeira pessoa do tempo presente.

Diferentes dos defectivos, os verbos abundantes possuem mais de uma forma para uma determinada flexão. Como é o caso do verbo “entregar”, que possui duas formas possíveis, o particípio regular e o irregular, que são: entregue e entregado. 

Videoaula sobre modos verbais

Agora, você vai aprender quais são os modos verbais, com a explicação da professora Fernanda Souza:

Modos verbais: quais são e exemplos

Os modos verbais indicam como a ação do verbo é expressada. Existem ao todo, três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.

Os verbos no indicativo são utilizados para expressar uma certeza em relação a ação verbal, o subjuntivo é responsável por indicar uma possibilidade, ou uma dúvida. Já quando os verbos estão no modo imperativo, eles podem indicar uma ordem, pedido ou até mesmo uma sugestão.

Indicativo: expressa ações dadas como certas. 

  • Presente: “Eu estudo para o vestibular.”
  • Pretérito perfeito: “Eu estudei ontem.”
  • Futuro do presente: “Eu irei à praia.”

Subjuntivo: indica uma possibilidade.

  • Presente: “Espero que ele venha.”
  • Pretérito imperfeito: “Se eu soubesse, não teria ido.”
  • Futuro: “Se você vier, traga os pacotes.”

Imperativo: expressa ordens, conselhos ou  pedidos.

  • Afirmativo: “Estude para o vestibular!”
  • Negativo: “Não fale alto!”

Videoaula sobre formas nominais e locução verbal

Os verbos também são classificados em formas nominais. Existem ao todos três formas nominais, que possibilitam que essa classe gramatical desempenhe funções de substantivos, adjetivos ou de advérbios.

Assista à videoaula a seguir com a professora Fernanda e entenda mais sobre o assunto. 

Formas nominais e locução verbal

As formas nominais expressam a ação verbal de diferentes formas:

  • No infinitivo, a ação é expressa sem o verbo estar conjugado, como no caso de amar, mexer, sorrir, etc.
  • O gerúndio indica uma ação em processo, como é o caso de amando, mexendo e sorrindo.
  • Já o particípio, pode expressar o processo da ação. Lembre-se que o particípio geralmente é terminado em -ADO ou -IDO, sendo assim, são exemplos dessa forma nominal os verbos:  amado, mexido e sorrido.

A locução verbal consiste no uso de dois ou mais verbos, que juntos expressam uma única ação. Essa combinação consiste na união de um verbo auxiliar e de um verbo principal. Observe o exemplo a seguir:

“Maria está trabalhando hoje.”

  • Locução verbal: está trabalhando.
  • Verbo auxiliar: está.
  • Verbo principal: trabalhando. 

Agora é hora de praticar o que você aprendeu até aqui. Então, não deixe de fazer os exercícios e testar o seu conhecimento!

Acesse outras trilhas de Recomposição de Aprendizagem e reforce o seu aprendizado!

EXERCÍCIOS

Questão 1 (UNIMEP-SP):

“Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso.” (Fernando Sabino).

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:

a) futuro do pretérito, presente do subjuntivo.

b) pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito do subjuntivo.

c) pretérito mais-que-perfeito, presente do subjuntivo.

d) futuro do pretérito, pretérito imperfeito do subjuntivo.

e) pretérito perfeito, futuro do pretérito.

Questão 2 (FEI-SP):

Em “Quando ele for prestar vestibular, deverá estudar latim”, a forma infinitiva do verbo em destaque, considerando o contexto, é: 

a) ser 

b) for 

c) é 

d) ir 

e) vamos

Questão 3 (UFMG):

Em todas as alternativas, a lacuna pode ser preenchida com o verbo indicado entre parênteses, no subjuntivo, exceto em:

a)  Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe _______ a porta (abrir).

b)  Por que foi que aquela criatura não ________ com franqueza? (proceder)

c)  É preciso que uma pessoa se ________ para encurtar a despesa. (trancar).

d)  Deixa de luxo, minha filha, será o que Deus ________. (querer)

e)  Se isso me ______ possível, procuraria a roupa. (ser)

GABARITO:

Questão 1: D

Questão 2: D

Questão 3: B

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