Você conhece cada um dos biomas brasileiros? Sabe dizer quais são as características que os definem? Veja aqui tudo sobre a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, os Pampas, a Amazônia e o Pantanal!
Os biomas brasileiros são grandes ecossistemas terrestres com características paisagísticas próprias, tendo formações vegetais, nichos ecológicos e espécies específicos.
Todas essas características de um bioma são influenciadas por diversos fatores, como relevo e tipos de solo. Porém, os fatores macroclimáticos são os principais limitantes dos biomas.
Nesta aula, aprenderemos um pouco mais sobre os diferentes biomas brasileiros. Como o nosso país apresenta vasta extensão territorial, acaba também apresentando características climáticas regionais, que produzem diferentes paisagens e ecossistemas.
Biomas brasileiros
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem seis biomas brasileiros bem definidos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos.
Mapa dos biomas brasileiros
A imagem abaixo traz um mapa dos biomas brasileiros e sua distribuição pelo território do Brasil.
Características dos biomas
A seguir, vamos aprender sobre as características dos biomas brasileiros, começando pela Floresta Amazônica.
Bioma da Floresta Amazônica
A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta.
A maior parte da Floresta Amazônica localiza-se em território brasileiro, do qual cobre cerca de 40%. No Brasil ela é encontrada em nove estados: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Além de ser a maior floresta tropical em extensão territorial, a Amazônia também possui a maior diversidade biológica. A Floresta Amazônica é uma floresta densa, com inúmeras espécies de plantas em todos os extratos vegetais (ou seja, nas diferentes alturas e locais ocupados pelas plantas em uma floresta).
Dentre as espécies de plantas podemos citar a seringueira (da qual é extraído o látex para a produção de borracha), o cupuaçu, o guaraná, palmeiras (como o açaí e o tucumã), a castanheira e o angelim.Na imagem, veja a Ararajuba – animal símbolo da Amazônia
Nesta formação vegetal da Amazônia encontram-se várias plantas com propriedades medicinais, como o quinino, utilizado no tratamento da malária.
A fauna da Floresta Amazônica também merece destaque entre os biomas brasileiros, contendo espécies de aves raras como a harpia (maior águia do mundo) e o uirapuru, várias espécies de mamíferos como a preguiça-real, onça-pintada e bugio, assim como inúmeras espécies de insetos e outros invertebrados.
A Amazônia encontra-se fortemente ameaçada pela exploração madeireira e pelo avanço das monoculturas e criação de gado.
Bioma da Mata Atlântica
A Mata Atlântica, assim como a Floresta Amazônica, também é uma floresta tropical extremamente biodiversa. Esse bioma estende-se por todo o litoral brasileiro e boa parte dos estados da região Sul, em montanhas e planícies litorâneas.
Atualmente, a Mata Atlântica encontra-se em sério risco, pois está situada em regiões de grande ocupação urbana e rural e estima-se que reste apenas 7% de floresta original.
Apesar de estar muito fragmentada, a Mata Atlântica apresenta grande importância social e ambiental. Este bioma regula e protege os principais recursos hídricos que abastecem cerca de 70% da população brasileira, além de proteger as encostas das serras onde ocorre.
Nesta mata há grande diversidade de plantas (herbáceas, arbustivas e arbóreas), dentre as quais se destacam o pau-brasil, o jacarandá, a peroba, o cedro, a araucária e os ipês – todos ameaçados de extinção.
A fauna também é bastante diversificada, como toda floresta tropical. Destacam-se o muriqui (maior primata das Américas), o mico-leão-dourado, a onça-pintada, o leão baio (também chamado de onça-parda ou puma), a araponga (ave considerada a “voz da Mata Atlântica”) e a jacutinga.
A Mata das Araucárias (região onde a araucária predomina), segundo o IBGE está classificada dentro do bioma da Mata Atlântica. Porém, outras classificações consideram a Mata das Araucárias um bioma à parte.
Bioma da Caatinga
O Bioma da Caatinga (do tupi, caa = mata + tinga = branca) é uma savana que ocupa cerca de 11% do território brasileiro. Esse bioma possui uma vegetação constituída principalmente por plantas xerófitas, ou seja, plantas que possuem adaptações ao ambiente seco.
Em épocas mais secas, muitas plantas da caatinga perdem suas folhas, diminuindo sua perda de água. Outras adaptações à seca são os espinhos, formados a partir da redução das folhas e encontrados principalmente em cactáceas, como o xique-xique.
Na fauna da Caatinga podemos destacar o gavião carcará, a cascavel e a ararinha-azul (já extinta na natureza).
Bioma do Cerrado
O Cerrado, assim como a Caatinga, é uma savana que ocupa 25% do território do nosso país, sendo o segundo maior bioma brasileiro (depois da Amazônia).
O Cerrado ocorre na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais.
O clima do Cerrado é bastante quente com períodos de seca rigorosa, onde é comum que ocorram incêndios naturais. Por tal motivo, muitas plantas do Cerrado possuem adaptações para resistir ao fogo, como caules com revestimentos mais resistentes ou caules subterrâneos.
Apesar dos períodos de seca, que ocorrem principalmente no verão, o solo do Cerrado em geral possui bastante umidade a partir de 2m de profundidade.
Por isso, as plantas desse bioma apresentam raízes longas para conseguirem atingir os lençóis subterrâneos. Algumas das plantas encontradas no Cerrado estão o araçá, o murici, a gabiroba e o indaiá. A fauna do Cerrado é muito rica, tendo espécies emblemáticas como a ema, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, a sucuri, a onça-pintada e o lobo-guará.
O Cerrado é considerado um hotspot de conservação e está fortemente ameaçado pelos avanços das terras dedicadas à monocultura da cana e da soja e à criação de gado.
Bioma dos Campos Sulinos
Os Campos Sulinos, também chamado de Pampas, são estepes localizados nos estados da região Sul (principalmente no Rio Grande do Sul).
Apresentam vegetação herbácea, constituída principalmente por gramíneas. Os animais mais característicos dos Campos Sulinos são o quero-quero, o tapiti (semelhante a um coelho) e o veado campeiro.
A vegetação predominante dos Campos Sulinos é muito semelhante à vegetação cultivada para a criação de gado. Por tal motivo, muitas regiões de Campos são utilizadas para esta atividade.
A agropecuária configura uma das principais ameaças ao bioma dos Campos Sulinos, pois muitas vezes são introduzidas espécies exóticas de gramíneas que favorecem o gado. Além disso, os animais de corte em grandes rebanhos promovem o pisoteamento do solo, diminuindo sua fertilidade.
Bioma do Pantanal
O Pantanal é uma floresta tropical que abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, estendendo-se também por território boliviano e paraguaio.
O Pantanal está localizado em uma região plana, que pode ser extensamente inundada em determinadas épocas do ano pelos rios que compõem a Bacia do Rio Paraguai. Mesmo nas épocas mais secas, vastas regiões permanecem alagadas formando lagos.
Por tal motivo, há muitas plantas típicas de brejos, como a vitória-régia. Já em regiões do Pantanal onde as inundações são raras, a vegetação se assemelha ao Cerrado.
Apesar de ter uma biodiversidade menor que a registrada nos biomas da Amazônia e do Cerrado, as população de várias espécies são muito grandes no Pantanal. Inclusive, considera-se que o Pantanal concentre as maiores populações de aves do continente, como os tuiuiús, garças e patos selvagens.
Resumo sobre os biomas brasileiros
Para revisar as características dos biomas brasileiros, assista à videoaula da prof. Juliana:
Exercícios
Para terminar, resolva os exercícios sobre os biomas brasileiros selecionados pela equipe do Curso Enem Gratuito!
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFSP/2015)
A foto abaixo representa a transição entre biomas no Brasil, um campo, transformado em pastagem e uma mata.
O nevoeiro observado deve-se à chuva que acabou de cair na região. Enquanto na mata observa-se isso nitidamente, no campo não há formação de qualquer tipo de nuvens pelo vapor da água. Esse processo que as árvores fazem com mais eficiência associado ao solo da floresta e que faz parte do ciclo da água é denominado
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNESP SP/2015)
As figuras apresentam a vegetação de cinco biomas brasileiros.
Plantas xeromórficas e com folhas modificadas que diminuem a evapotranspiração; plantas com rizóforos e pneumatóforos (eficientes na sustentação da planta e na captação do oxigênio); e plantas epífitas (que vivem sobre outras plantas, aumentando a eficiência na captação de luz) são típicas dos biomas identificados, respectivamente, pelos números
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ACAFE SC/2014)
Sobre os biomas brasileiros, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, se caracteriza por uma vegetação arbórea esparsa, com pequenas árvores e arbustos, muito deles com casca grossa e troncos retorcidos. Durante seis meses torna-se verdejante devido às frequentes chuvas. Nos meses restantes, torna-se pronunciadamente seco e susceptível a queimadas, às vezes espontâneas.
( ) A Caatinga ocupa cerca de 10% do território brasileiro, e é formada por plantas adaptadas ao clima seco, denominadas xeromórficas. Essas adaptações incluem folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis e caules que armazenam água.
( ) Os Manguezais são compostos por ecossistemas litorâneos, com solo lodoso e salgado. Devido ao excesso de água, as plantas adaptadas a esses ambientes podem apresentar raízes especializadas com pneumatóforos, estruturas que crescem no interior do solo, facilitando a absorção do oxigênio.
( ) O Pantanal é a maior área continental periodicamente alagável do planeta. Com uma rica biodiversidade, é um bioma exclusivamente brasileiro, localizado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFTM MG/2013)
O mapa indica um dos biomas brasileiros.
A respeito do bioma destacado, é correto afirmar que se trata de uma região cujas principais características são:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIRG TO/2017)
Leia o texto a seguir.
A Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, está situada no estado do Tocantins, na divisa com os Estados de Mato Grosso e Goiás. De grande relevância ambiental para o Brasil, ela integra o Parque Nacional do Araguaia, uma das mais importantes unidades de conservação brasileiras. Além disso, seu patrimônio cultural é importante em razão de sua população indígena e de cultura tradicional. Sua riqueza ambiental se deve ao fato de a região estar localizada em uma faixa de transição entre a Amazônia e o Cerrado, local de entrecruzamento natural desses dois tipos de biomas. Sua fauna apresenta vasta quantidade de espécies, incluindo mais de 600 tipos de aves, das quais muitas aparecem na região apenas para se reproduzirem. Apesar das reservas legais e da proteção ambiental existentes na Ilha do Bananal, parte de seu território sofre com as pressões de ruralistas para a exploração de suas terras e seus recursos naturais.
Esta ilha é considerada um ecótone por ser uma região
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNESP SP/2016)
Leia o trecho da música “O Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas:
“Mandacaru, quando fulóra na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão…”
Os versos fazem referência a uma espécie vegetal característica do bioma brasileiro
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UniRV GO/2016)
O Brasil é considerado um país muito importante no que tange às questões relacionadas à conservação da biodiversidade. No Brasil pode ser encontrada cerca de 13% de toda a biodiversidade do planeta. Diante disso, selecione as questões verdadeiras.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UECE/2016)
O nome “caatinga” é de origem Tupi-Guarani e significa “floresta branca”, que certamente caracteriza bem o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem (Albuquerque & Bandeira 1995) e apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos permanecem na paisagem seca. A província das Caatingas no nordeste do Brasil é estimada em cerca de 800.000 km2 (IBGE 1985). Inclui os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, a maior parte da Paraíba e de Pernambuco, sudeste do Piauí, oeste de Alagoas e Sergipe, região norte e central da Bahia, e uma faixa que se estende em Minas Gerais seguindo o rio São Francisco, juntamente com um enclave no vale seco da região média do rio Jequitinhonha. Segundo Andrade-Lima, 1981, a ilha de Fernando de Noronha também deve ser incluída.
Sobre as características do Bioma Caatinga, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFRR/2016)
I. A cobertura vegetal da capital Boa Vista está localizada nos “Campos de Roraima”, que se caracterizam por uma cobertura vegetal rasteira – denominada popularmente de “lavrado”.
II. No lavrado, encontramos a presença de espécies como o caimbé (Curatella americana), o açaí (Euterpe oleracea) e o buriti (Mauritia flexuosa).
III. Lavrado é o termo local utilizado para a região coberta pela mata de araucárias de Roraima. Trata-se de um ecossistema único, sem correspondente em outra parte do Brasil, com elevada importância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.
IV. Dentro da divisão de biomas e ecorregiões, esta paisagem é definida como a ecorregião das “Savanas das Guianas”, inserida no Bioma Amazônia, e o lado brasileiro é quase que totalmente restrito à Roraima.
Referente a características encontradas no estado de Roraima, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ACAFE SC/2016)
Riqueza no sertão
Quem pensa no sertão como uma região pobre em biodiversidade pode se surpreender com o número: ali existem cerca de três mil espécies vegetais, nativas ou exóticas, que se combinam e formam a flora da caatinga. Um estudo da Embrapa Caprinos e Ovinos sinalizou que essa é uma importante fonte de alimento para as criações de gado locais, dispensando a criação de pastos artificiais e garantindo aos rebanhos alimento ao longo de todo o ano.
( ) Bioma constituído por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude. A fauna desse bioma é composta por mico-leão-dourado, onça pintada, tamanduá bandeira, arara-azul-pequena, tatu canastra e o bugio.
( ) Considerado o maior bioma brasileiro e uma das maiores reservas de diversidade biológica. É caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. Sua flora nativa é composta por andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma, castanha-do-pará e, sua fauna, por anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha e tucano.
( ) Estende-se por grande parte da região Centro- Oeste, Nordeste e Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, com duas estações bem definidas – uma úmida (verão) e outra seca (inverno) –, possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia (as folhas caem no outono). A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas e seriemas.
( ) Possui grande diversidade e riqueza, tanto de espécies animais quanto vegetais, sendo, inclusive, o bioma que abriga o maior número de aves em todo o continente. Apresenta áreas inundadas ricas em gramíneas, arbustos e árvores. A fauna é composta por: peixe dourado, pacu, arara, capivara, tamanduá, onça e o jacaré do papo amarelo.
( ) Trata-se da região mais seca do país, localizando- se na zona de clima tropical semiárido. Sua vegetação é composta, principalmente, por plantas xerófilas como as cactáceas e caducifólias. A fauna desse bioma é composta por uma grande variedade de répteis, cutia, gambá, preá, veadocatingueiro e tatupeba.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
ol.com.br
Em relação às características físicas, biológicas e climáticas dos diferentes biomas brasileiros, correlacione as colunas a seguir.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito