Nesse post você verá um pouco sobre o Concretismo. Vanguarda muito importante no Brasil, que marca a relação entre a poesia e as artes visuais. Um dos ícones da modernidade, o concretismo costuma aparecer em exames de vestibular assim como no Enem.
O que foi o Concretismo
Foi com a revista “Noigandres”, em 1952, que os irmãos Haroldo e Humberto de Campos fundaram, com Décio Pignatari, um dos movimentos mais importantes do século XX, o Concretismo.
Quatro anos depois, em 1956, com a Exposição de Arte Concreta de São Paulo, a revista e o movimento concretista passariam a ser reconhecidos como verdadeiro movimento da vanguarda nacional. Influenciados pelas vanguardas europeias, que visaram uma aproximação entre poesia e artes visuais no final do século XIX e início do século XX, a poesia concreta pretendia um poema que trabalhasse livremente o espaço gráfico das palavras.
Autores e obras do Concretismo
O Concretismo foi um movimento focado, sobretudo, na figura dos irmãos Campos e de Décio Pignatari (tendo sido, por vezes, criticado por isso), mas podem ainda ser citados os poetas Pedro Xisto, Wlademir Dias Pino, Reinaldo Jardim, José Paulo Paes, José Lino Grünewald e, no limite, Ferreira Gullar.
Algumas obras do Concretismo que valem ser lembradas são O Pêndulo “Galáxias” de Harold de Campos Teoria do Concretismo, dos irmãod Campos e Pignatari, o filme “Cinco poemas concretos”, contendo adaptações para o audiovisual dos poemas concretos “Cinco” (1964), de José Lino Grünewald, “Velocidade” (1957), de Ronald Azeredo, “Cidade” (1963), de Augusto de Campos, “Pêndulo” (1962), de E. M. de Melo e Castro, e o audiovisual “O Organismo” (1960), de Décio Pignatari e Christian Caselli.
Em outros momentos, os concretistas foram criticados por suas experiências, considerados radicais em sua abordagem visual das palavras, mais para as artes plásticas, diriam alguns, do que para a poesia. Importante citar que em todos os momentos literários é comum a negação de um estilo (ação e reação), e que isso, por vezes, acaba desencadeando em outros estilos e técnicas e no resgate a tradições, é o que veremos adiante.
Características da poesia concreta
Buscando o efeito visual, a palavra em liberdade, e dispensando o verso tradicional, a poesia concreta abolia também a estrofe. As palavras, muitas vezes misturada a imagens, poderiam ainda ser projetadas como laser ou numa tela digital. Vejamos um exemplo de poesia concreta:
O poema concreto visa um efeito imediato, que atinja o leitor como um slogan publicitário. Nessa obra de Augusto de Campos vemos como essa espécie de paródia das logomarcas, toca a crítica do lixo/luxo consumista, uma das questões ética-estética primordiais da modernidade.
Influências do Concretismo
As influências do Concretismo estão, sobretudo, nas vanguardas europeias, autores como Stéphane Mallarmé, Arthur Rimbaud, E. E. Cummings, Ezra Pound, T. S. Eliot. Fundamental lembrar a importância da poesia oriental e dos haikais japoneses, que muito influenciaram os concretistas, fazendo parte da composição do seu projeto estético graças a disposição pictográfica do japonês.
Contexto histórico
A década de 50 foi marcada no âmbito social, político e econômico, por uma série complexa de transformações que insinuavam o perfil de um momento de uma “nova modernidade”, que forneceria um ambiente estimulante para o desenvolvimento de sugestões renovadoras nas artes.
O governo de Juscelino Kubitschek, cujo lema era “50 anos em 5”, tinha como finalidade, com o seu “Programa de Metas”, modernizar o Brasil dotando-o de indústrias de base e de bens de consumo. A urbanização brasileira se consolidava, além da construção de um sofisticado parque industrial.
A marca dessa transformação seria a construção – e o design moderno – de Brasília, por Oscar Niemayer, que foi iniciada em 1956 e inaugurada em 1960. Além disso, em 1950 a televisão chegava ao país, trazida pelo empresário Assis Chateaubriand, conduzindo uma verdadeira revolução visual e cultural nos lares de todo o mundo.
Podemos citar também outras grandes novidades transformadoras como a produção da primeira pílula anticoncepcional, (1952), a exploração da primeira bomba de hidrogênio (1952), e, claro, a exploração espacial.
“Beba Coca-Cola”, 1957, poema visual de Décio Pignatari.
O Concretismo influenciou diversas outras tendências e movimentos de vanguarda, podemos destacar: a poesia-práxis, o neoconcretismo, poema-postal, o poema processo e o Tropicalismo, a Poesia Marginal e outros que tomariam certa distância do movimento como o Violão de Rua.
Uma dessas reações, o neoconcretismo se concentraria mais no Rio de Janeiro, e era encabeçado por Ferreira Gullar e Reinaldo Jardim. O principal ponto que o distanciava do concretismo era quanto à abolição do verso, do eu-lírico, e a admissão das artes plásticas, radical demais para os Neoconcretistas, mas ainda sim utilizada por alguns deles. O distanciamento dos temas sociais também pode ser citado.
O Tropicalismo (1968) foi um movimento ligado à música, sobretudo, na origem, a dos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil. O intercâmbio é nítido nos discos Tropicália (1968) e Araçá Azul (1970), esse último apenas de Caetano Veloso. A reunião da potência sonora e espacial das palavras é marcante em canções como “Batmacumba”, de Gilberto Gil, e “Júlia/Moreno” de Caetano.
O movimento Tropicalista foi amplo e catalizador, continha influências e informações de diversos segmentos culturais. Um dos ecos mais significativos do Concretismo é a música, um exemplo contemporâneo bastante conhecido é a obra do músico Arnaldo Antunes.
Resumo sobre o movimento do Concretismo
Para saber mais sobre o Concretismo, assista à videoaula abaixo, em que a professora Camila aborda as principais características deste movimento.
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UESPI/2010)
O Concretismo nasceu na década de 50 e tinha como principal meta encerrar o ciclo histórico do verso (unidade rítmico-formal). Defendendo que “sem forma revolucionária não há arte revolucionária” (Maiakosvski), os concretistas valorizaram o espaço gráfico, a sintaxe espacial ou visual, e a justaposição direta das palavras. Dentre os principais nomes da Poesia Concreta, quais nomes podemos assinalar como criadores do movimento Concreto?
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNICID SP/2009)
O texto é representativo do Concretismo, que se diferencia dos movimentos literários anteriores por dar maior atenção, no poema, a seu aspecto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UESPI/2009)
Um dos principais movimentos literários de vanguarda do Brasil foi o Concretismo. Entre seus representantes, temos Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. O Concretismo defendia a sintaxe espacial e o fim do verso linear.
Dos excertos poéticos abaixo, qual não pertence ao Concretismo?
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UESPI/2009)
Sobre a estética do Concretismo, uma das afirmações abaixo é incorreta. Identifique-a
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FURG RS/2007)
Sobre o Concretismo, é correto afirmar que:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FFFCMPA RS/2007)
O Concretismo ou Poesia Concreta é um movimento que se impôs a partir da 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956.
Com relação a esse movimento assinale a alternativa incorreta.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUCCamp SP/2015)
Na década de 1960, a utopia que ganhava corações e mentes era a revolução (não a democracia ou a cidadania, como seria anos depois), tanto que o próprio movimento de 1964 designou-se como revolução. As propostas de revolução política, e também econômica, cultural, pessoal, enfim, em todos os sentidos e com os significados mais variados, marcaram profundamente o debate político e estético, especialmente entre 1964 e 1968. Enquanto alguns inspiravam-se na revolução cubana ou chinesa, outros mantinham-se fiéis ao modelo soviético, enquanto terceiros faziam a antropofagia do maio francês, do movimento hippie, da contracultura, propondo uma transformação que passaria pela revolução nos costumes.
(RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro.
Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 44)
No início da década de 60, movimentos de vanguarda, como os da Poesia Concreta e Poesia Praxis, buscaram firmar suas plataformas estéticas. Como costuma ocorrer com a arte vanguardista, esses movimentos
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC MG/2014)
O poema de Augusto de Campos pertence à poesia concreta. Constitui uma característica desse movimento:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UDESC SC/2013)
A poesia concreta foi lançada oficialmente na década de 50 com a Exposição Nacional de Arte Concreta no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Analise as proposições em relação ao movimento poético brasileiro – Concretismo.
I. À noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.
II. Apresenta estrutura dinâmica e multiplicidade de movimentos concomitantes.
III. Partindo do princípio de que o verso tradicional já havia encerrado o seu ciclo histórico, a poesia concreta propõe o poema objeto.
IV. Há apelo ao ideograma ou apenas ao processo ideogramático de composição.
V. Apresenta desvinculação em relação à sintaxe.
Assinale a alternativa correta.
Correto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FFFCMPA RS/2006)
Qual dos poetas abaixo transitou entre a poesia concreta e o verso popular de temática social?
Correto
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Incorreto
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Sobre o(a) autor(a):
Renato Luís de Castro é graduado em Letras/Francês pela Unesp-Araraquara, e mestrado em Estudos Literários também na Unesp, atualmente concluindo Licenciatura pela UFSC.
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