Totalitarismo europeu: características do nazismo e fascismo

O combate às ideias de Hitler e Mussolini não aconteceu apenas nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. Na guerra cultural foram criados personagens anti totalitaristas no cinema e nas revistas em quadrinhos. Pode não parecer, mas o “Sentinela da Liberdade” tem muito a ver com os regimes totalitários na Europa. Descubra como através destas dicas de História para o Enem!

O que o Capitão América tem a ver com o totalitarismo europeu? Como bem sabemos, o heroi é um personagem de histórias em quadrinhos que carrega toda uma ideia do que são os Estados Unidos e seus valores.

Basta olharmos para seu uniforme e já percebemos que seu nome não é à toa. Sua primeira aparição foi em março de 1941, poucos meses antes dos Estados Unidos entrarem oficialmente na Segunda Guerra Mundial.

O personagem foi muito utilizado no esforço de guerra, como forma de motivar os soldados e o povo estadunidense a superarem o conflito mundial.Capitão América, Adolf Hitler, Nazismo, totalitarismo europeuPrimeira aparição do Capitão América socando Hitler. Retirado de: https://goo.gl/W3DkZw

Alguns anos antes, o totalitarismo europeu surgia e ganhava forma, e os grandes ditadores que personificavam o autoritarismo militar destes países estampavam algumas histórias do Capitão América, assim como em vários outros personagens de quadrinhos da época.

O totalitarismo europeu

Dentro do que definimos como totalitarismo europeu, podemos destacar, então, a questão fascista. O fascismo é um fenômeno histórico, desdobrado em um período e momento geográfico específicos, aproximadamente entre 1922 e 1945, nos territórios alemão e italiano.

Estes regimes se opuseram simultaneamente às democracias liberais e ao regime comunista soviético e podem ser caracterizados como extrema-direita. É necessário diferenciar o fascismo do totalitarismo.

Diferença entre totalitarismo e fascismo

Todo o Estado fascista é totalitário, entretanto, nem todo regime totalitário é fascista. Os governos totalitários europeus, além dos regimes fascistas mencionados (italiano e alemão) são o soviético, de Josef Stalin, o salazarista, de António Salazar e o franquismo, de Francisco Franco.

O Estado fascista tem como principal característica a associação com a sociedade de massas, ou seja, a sociedade civil era convocada através de diversos meios para que apoiasse as decisões do Estado autoritário.

O contexto civil da época era de extrema desilusão com Estado e as instituições democráticas, portanto uma figura institucional mais forte, ou seja, autoritária, era travestida de uma solução necessária.Mapa, Europa, Regimes Totalitários, totalitarismo europeuMapa na época da ascensão do totalitarismo europeu. Retirado de: https://goo.gl/THwf6c

O período entre guerras, a crise econômica e a sensação de humilhação após a derrota na Primeira Guerra Mundial foram elementos importantes que impulsionaram a população destes dois países a erguerem o fascismo, ou nazi-fascismo, nos próprios braços.

Características do fascismo

Entenda melhor as características do fascismo neste resumo sobre a ideologia fascista em vídeo, com o professor Felipe, de História, no canal do Curso Enem Gratuito!

Diferença entre fascismo e nazismo

Uma das diferenças mais marcantes entre o fascismo italiano e o nazismo alemão é a questão antissemita. Embora dividissem muitas semelhanças, como as citadas anteriormente, o nazismo alemão diferenciava-se no que se referia pureza racial.

O nazismo baseava-se também na supremacia ariana, no qual os povos que não se enquadravam nos requisitos étnicos eram relegados a trabalhos forçados nos campos de concentração. A partir desta ideia que milhões de judeus, dentre ouras minorias como negros, homossexuais e ciganos, foram mortos nos campos de extermínio.

Um grande elemento, tanto fascista quanto nazista, que impulsionou o convencimento das massas, foi a propaganda. Não eram só os Estados Unidos que faziam uso da mídia para que seus ideais fossem bem digeridos.

Esta ferramenta foi importantíssima para que o totalitarismo europeu se firmasse, principalmente na Itália e na Alemanha.Fascismo italiano, Mussolini, Propaganda, totalitarismo europeuPropaganda fascista. Tradução: O líder de todas as vitórias. Nós venceremos! Retirado de: https://goo.gl/TnU7tM

Para o economista Maurice Dobb o fascismo desempenhou um papel de organizar a moral e a economia de um povo abalado, utilizando a militarização e a propaganda para alcançar a expansão territorial imperialista.

Outros elementos construíam a ascensão autoritária na Alemanha, como a arquitetura opressora, os discursos do Führer à população, o controle curricular escolar, e, claro, a veiculação midiática.

Quer saber mais sobre o Nazismo? Então veja a aula do prof. Felipe, que tem até paródia!

Entre as consequências do Nazismo na Alemanha conduzida por Adolf Hitler estão as tragédias inúmeras da Segunda Guerra Mundial, que provocu a morte de 70 milhões de pessoas.

Veja um resumo completo sobre a Segunda Guerra Mundial

Ela começa em 1939, quando Hitler invade a Polônia. O Exército Nazista lidera as Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), e avança rapidamente até 1942. Porém, as forças Aliadas, lideradas pela Inglaterra, URSS, Canadá e EUA, começam a ter vitórias importantes a partir de 1943.
Hitler comete suicídio em abril de 1945, quando os Aliados tomam a cidade de Berlim. A guerra só termina com a rendição do Japão após as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.
Veja no resumo do professor Felipe Carlos de Oliveira as causas de guerra e suas consequência. E confira como foi a participação do Brasil nos campos de batalha da Europa.Tudo aqui, no resumo de História para o Enem 👇
Pronto para encarar o simulado?

Questões sobre o totalitarismo europeu

Agora, responda às questões sobre o totalitarismo europeu a seguir e verifique se você compreendeu o conteúdo desta aula de História.

.

.

Sobre o(a) autor(a):

Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.

Compartilhe: