Você sabe o que é clonagem? Conhece suas possíveis aplicações terapêuticas? Não? Então estude biologia nesta aula para você arrebentar nas questões de Ciências da Natureza do Enem.
Em 1997, a notícia de um experimento realizado na Escócia revolucionou a ciência e levantou discussões éticas na sociedade: a primeira clonagem de mamífero bem-sucedida do mundo – a ovelha Dolly. A mídia do mundo noticiou a nova técnica fervorosamente e a população vibrou com as possíveis promessas de novos tratamentos médicos que a clonagem poderia possibilitar.
Após Dolly, muitos outros animais foram clonados, e a possibilidade de fazer isso também com seres humanos foi debatida acaloradamente por cientistas, políticos e cidadãos comuns. Foi até tema de novela! A novela “O clone”, da Rede Globo, teceu uma história cheia de questionamentos morais e éticos sobre essa técnica aplicada à população humana.
Mais de 20 anos depois do pontapé inicial dado pelos criadores de Dolly, quais foram os avanços em torno da clonagem? Revise nesta aula esta polêmica biotecnologia, pois ela pode aparecer nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares.
O que é clonagem?
A ovelha Dolly não foi o primeiro ser vivo “clonado do mundo”. Na verdade, a clonagem já existe na Terra desde o surgimento dos primeiros seres vivos. Clonar um ser vivo significa fazer cópias geneticamente iguais a ele, como vemos nos processos de reprodução assexuada.
Quando uma bactéria se divide ao meio em uma cissiparidade, formando dois novos indivíduos, temos como resultado dois clones, pois são duas células geneticamente iguais.
Processo extremamente comum para unicelulares e até mesmo em alguns grupos de pluricelulares (como as plantas), a clonagem em seres vivos pluricelulares mais complexos, como em animais vertebrados, não é assim tão frequente. Porém, se partirmos do princípio de que clones são indivíduos geneticamente iguais, gêmeos idênticos (univitelinos) também são considerados clones.
A clonagem reprodutiva aplicada para produzir Dolly
Mas, se a clonagem já existia naturalmente na história evolutiva, por que Dolly fez tanto estardalhaço? Acontece que a famosa ovelha foi clonada a partir da célula de uma outra ovelha já adulta. Ou seja, de uma célula adulta somática já diferenciada de um animal bastante complexo e com proximidade filogenética com a espécie humana: um mamífero.
Na técnica utilizada para produzir Dolly, cientistas retiraram o núcleo de uma célula da glândula mamária de uma ovelha de 6 anos. Posteriormente esse núcleo foi colocado no interior de um óvulo cujo núcleo havia previamente sido retirado.
Correntes elétricas fizeram com que as partes das duas células se fundissem. Ao fazer isso, o óvulo com núcleo de adulto passou a se comportar como um zigoto e se desenvolveu em um embrião. Assim, o embrião que deu origem à Dolly foi implantando em uma ovelha “barriga de aluguel” que gerou o clone mais famoso do mundo.
A técnica utilizada em Dolly causa um grande stress nas duas células que são fundidas. Isso gera uma enorme mortalidade das células resultantes. Este é um dos principais impedimentos éticos de se aplicar a clonagem em seres humanos.
Muitos embriões formados a partir da técnica logo morreriam e os cientistas correriam um risco grande de gerarem embriões humanos com más formações gravíssimas. Sendo assim, muitos países elaboraram leis de biossegurança (incluindo o Brasil), onde a clonagem reprodutiva (em que se clona um animal adulto visando produzir um clone) humana foi totalmente proibida.
Clonagem terapêutica
Dolly foi um experimento que permitiu o desenvolvimento de várias outras técnicas, entre elas, a mais famosa é a clonagem terapêutica. A técnica se inicia de maneira muito semelhante à clonagem reprodutiva.
A principal diferença é que o embrião desenvolvido a partir da clonagem não será aplicado em uma barriga de aluguel para se desenvolver, mas será cultivado em laboratório. A ideia, portanto, não é desenvolver um novo indivíduo, mas sim tecidos e órgãos com o código genético do indivíduo que doou o núcleo.
Você deve lembrar aqui que as células de um embrião são chamadas de células-tronco totipotentes, uma vez que são capazes de se diferenciarem em qualquer célula do corpo de um animal. Já uma célula somática, como a retirada da glândula mamária da ovelha da qual Dolly foi clonada, já não consegue se diferenciar. Assim, as células de um embrião poderiam ser utilizadas para produzir novos tecidos e órgãos, coisa que não seria possível a partir de células adultas.
Dica: Você não lembra exatamente o que são células-tronco e como podem ser utilizadas? Então, dê uma pausa nos estudos sobre clonagem e revise as células-tronco com este post.
Sendo assim, o principal uso da clonagem terapêutica seria a sua aplicação em transplantes. Sendo o tecido gerado neste processo geneticamente igual às células do indivíduo que fez a doação, a taxa de rejeição a um órgão ou tecido transplantado praticamente chegaria a zero.
Isso aumentaria em muito a expectativa de vida das pessoas transplantadas, além de melhorar a sua qualidade de vida, uma vez que a ingestão de medicamentos anti-rejeição não seria necessária. Teoricamente, a técnica também poderia diminuir ou até mesmo acabar com as filas de transplantes de órgãos, uma vez que eles seriam produzidos em laboratório.
Porém, apesar de mais de 20 anos terem se passado desde Dolly e de a engenharia genética ter se aprimorado consideravelmente, os tratamentos sonhados a partir da clonagem terapêutica ainda estão longe de serem viáveis para a aplicação médica.
Dica: Revise também os Transgênicos, outra biotecnologia que envolve engenharia genética e que pode aparecer no Enem e nos vestibulares!
O destino de Dolly
Dolly, infelizmente, morreu mais jovem do que a maioria das ovelhas. Enquanto a maioria vive aproximadamente 12 anos, Dolly viveu apenas 6. Seus criadores levantaram várias hipóteses, porém nenhuma foi confirmada.
Uma das mais discutidas é a de que os cromossomos de Dolly, que já tinham mais de 6 anos no seu nascimento, provocaram um envelhecimento precoce da ovelha. Por conta de sua origem em uma ovelha adulta, provavelmente era como se todas as células de Dolly já tivessem 6 anos ao nascerem e continuassem envelhecendo a partir daí.
Esta é uma ideia bastante provável, já que um dos processos que nos leva a envelhecer é a quebra de pequenos pedacinhos das pontas dos nossos cromossomos (telômeros) a cada vez que nossas células se dividem. As células de Dolly já surgiram com essas partes mais gastas do que de um bebê-ovelha comum, uma vez que seus cromossomos vieram de uma célula já adulta.
Videoaula
Para saber mais sobre o tema, veja a videoaula do canal On Ciência sobre o tema.
Exercícios
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2017)
Há 20 anos, em julho de 1996, nascia a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado por transferência nuclear de células somáticas (TNCS). O núcleo utilizado no processo de clonagem da ovelha Dolly foi oriundo de uma célula diploide de uma ovelha chamada Bellinda, da raça Finn Dorset. Uma outra ovelha, denominada Fluffy, da raça Scottish Blackface, foi doadora do óvulo que, após o processo de enucleação, foi usado para receber este núcleo. Uma terceira ovelha, Lassie, da raça Scottish Blackface foi quem gestou a ovelha Dolly.
O DNA mitocondrial da ovelha Dolly é proveniente da ovelha
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRR/2017)
O milho Bt e a vaca Potira são produtos da bioctecnologia moderna. O milho Bt possui em seu genoma genes que foram isolados da bactéria Bacillus thuringiensis, responsáveis pela produção de uma proteína tóxica para determinados grupos de insetos que atacam essa cultura. Enquanto a vaca Potira, desenvolvida pela Embrapa, foi gerada a partir do isolamento do conteúdo genético nuclear completo de uma célula somática, retirada da orelha de outra vaca adulta, que foi inserido em um óvulo cujo conteúdo genético havia sido removido previamente. As técnicas utilizadas na produção de organismos como o milho Bt e a vaca Potira são denominadas, respectivamente:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FCM MG/2017)
As endonucleases de restrição ou enzimas de restrição são especializadas em degradar DNA exógeno em bactérias, constituindo um mecanismo de defesa contra a infecção viral de altíssima especificidade. Tais enzimas foram fundamentais para o desenvolvimento da
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM/2016)
Uma nova estratégia para o controle da dengue foi apresentada durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro, em 2012. O projeto traz uma abordagem nova e natural para o combate à doença e já está em fase de testes. O objetivo do programa é cessar a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti, a partir da introdução da bactéria Wolbachia — que é naturalmente encontrada em insetos — nas populações locais de mosquitos. Quando essa bactéria é introduzida no A. aegypti, atua como uma “vacina”, estimulando o sistema imunológico e bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto.
Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br.
Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).
Qual o conceito fundamental relacionado a essa estratégia?
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2015)
Algumas plantas, quando ingeridas por bovinos, causam danos à saúde do animal, podendo ocasionar até mesmo a sua morte. A intoxicação é causada por substâncias químicas que interferem no funcionamento do organismo animal. Para proteger o gado contra o envenenamento por uma toxina vegetal, um laboratório desenvolveu um processo de transferência de um gene proveniente de uma outra espécie resistente à toxina vegetal, para o organismo animal.
Esse processo de transferência é definido como
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FCM MG/2015)
A clonagem é vista por alguns pesquisadores como uma alternativa para salvar animais ameaçados de extinção. Desde o início de 2000, pesquisas vêm sendo feitas em vários países, incluindo o Brasil. Para muitos especialistas, porém, esse processo reprodutivo está longe de ser uma alternativa viável para salvar as mais de 20 mil espécies ameaçadas. No que diz respeito ao uso desse recurso para reduzir a extinção de espécies ameaçadas no planeta, é INCORRETO dizer que a clonagem
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIMONTES MG/2015)
Há séculos a humanidade vem fazendo o cruzamento de plantas e animais com a finalidade de melhorá-los para sua utilização e consumo. São experiências genéticas feitas de maneira rudimentar, mas, atualmente, com o desenvolvimento da biotecnologia, a melhora genética passou a ser feita de forma científica, através de técnicas desenvolvidas por uma nova ciência integrante da biotecnologia conhecida como engenharia genética. O quadro abaixo mostra características associadas a uma das aplicações da biotecnologia.
Analise-o.
• Cópia de uma molécula de DNA recombinante, contendo um gene ou outra sequência de DNA.
• Reprodução assexuada a partir de uma célula mãe, utilizando células geneticamente idênticas entre si e a célula progenitora.
Considerando o quadro apresentado e o assunto abordado, assinale a alternativa que REPRESENTA o processo, envolvendo engenharia genética, diretamente relacionado às características acima.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM/2015)
A reprodução vegetativa de plantas por meio de estacas é um processo natural. O homem, observando esse processo, desenvolveu uma técnica para propagar plantas em escala comercial.
A base genética dessa técnica é semelhante àquela presente no(a)
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNITAU SP/2014)
De acordo com o teólogo Leonardo Boff, o ser humano inaugurou uma nova era geológica, o antropoceno, era em que aparece como a grande ameaça à biosfera e como exterminador de sua própria civilização. Há muito que biólogos e cosmólogos advertem a humanidade de que nossa agressiva intervenção nos processos naturais está acelerando a sexta extinção em massa de espécies de seres vivos.
(http://leonardoboff.wordpress.com/2012/02/26/como-enfrentara-
sexta-extincao-em-massa/. Acessado em 06 de setembro de 2013)
Entre as atividades desenvolvidas pelo homem, aponte aquelas que trazem apenas efeitos negativos para o planeta:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPB/2012)
Com o objetivo de aumentar a produção de alimentos, são utilizadas várias técnicas de cruzamento entre diferentes variedades de plantas. Após esses cruzamentos, é comum o surgimento de híbridos que, geralmente, são superiores às linhagens puras, por apresentarem alta produtividade, a exemplo do milho. Neste caso, o surgimento de variedades híbridas mais produtivas e mais resistentes às doenças, obtidas após o cruzamento, é resultado de uma:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade