Saiba como os movimentos de maio de 1968 na França impactaram a política local e as expressões culturais no resto do mundo neste post de história!
É possível afirmar que a gênese da cadeia de movimentos de maio de 1968 iniciou-se com a organização dos estudantes da Universidade de Nanterre. Durante aquele mês, eles reinvidicavam que os alojamentos na instituição não fossem separados por gênero.
A inicial afronta à separação de dormitórios entre homens e mulheres, logo espalhou-se. Isso motivou estudantes e membros da classe operária a se organizarem em diversas instâncias. Houve uma tentativa de fechar a universidade, devido os conflitos, o que agravou ainda mais a mobilização.
Os movimentos de maio de 1968
A violência policial e institucional aplicada aos estudantes de Nanterre inspirou estudantes de outras universidades e operários a organizarem movimentos em apoio e defendendo outras demandas. Os vários estudantes agora exigiam não somente equidade em âmbito micro, nas universidades, mas também requisitavam a renúncia do então presidente Charles de Gaulle, de espectro político conservador, e convocavam também novas eleições gerais.
Na metade do mês de maio de 1968, entre os dias 16 e 21, aproximadamente dez milhões de trabalhadores aderiram às manifestações, exigindo melhorias de condições de trabalho, engrossando os gritos de “Adeus, de Gaulle”. A decisão do presidente foi de se exilar em uma base militar alemã, afugentado, e conceder um abono de 35% no salário destes trabalhadores, além de convocar novas eleições para o setor legislativo.
Embora expressivos, os movimentos de 1968 não alcançaram algo em específico, pois as eleições acarretaram em figuras próximas de Gaulle ocupando o poder novamente. Entretanto, afetado pelas mobilizações e com a figura política abalada, o general renunciou um ano após e o movimento se dissipou lentamente.
As influências do maio de 1968
Mesmo não alcançando grandes objetivos, as organizações francesas de 68 influenciaram e reaqueceram diversos movimentos ao longo do mundo, muitos deles ligados a estudantes. Nos Estados Unidos as grandes manifestações de contracultura, ligadas ao antimilitarismo inflamado pela Guerra do Vietnã, também foram influenciadas por 68. Não somente nas exigências do fim da Guerra, mas por meio do movimento Hippie, que pregava, além da paz, o amor livre, autoconhecimento físico e filosófico e a quebra com o conservadorismo.
No Brasil o movimento chegou com outras formas, por meio da resistência à ditadura militar. Artistas como Caetano Veloso, Rita Lee, Gilberto Gil, Raul Seixas, Os Mutantes entre outros artistas que carregavam suas falas em favor da liberdade individual, política e sexual.
Caetano chegou a compor uma música chamada “É proibido proibir”, uma das palavras de ordem mais conhecidas dos movimentos franceses. Estes e outros artistas compunham a Tropicália, movimento artístico que juntava diversas manifestações artísticas em forma de protesto, principalmente contra o regime militar.
Saiba mais sobre a Tropicália com esta videoaula do nosso canal!
Em diversos lugares do mundo, ícones culturais conhecidos passaram a ser ressignificados para comporem o movimento de contracultura. Duas dessas produções culturais foram a saga do Senhor dos Anéis e o livro O Hobbit, respectivamente adaptados para o cinema em duas trilogias em 2001, 2002 e 2003 e posteriormente em 2012, 2013 e 2014.
O escritor britânico J. R. R. Tolkien, tendo experiência em guerra, tratou de transformar os horrores vivenciados na Segunda Guerra Mundial em uma simbólica aventura pela Terra Média protagonizada por pequenos e indefesos seres, os hobbits, os quais fariam os papéis dos jovens soldados mandados ao conflito. Além disto, tudo, o autor sempre permeou suas obras com a valorização da vida e da conciliação, e seus ensinamentos não ficaram apenas na literatura.
Muitos movimentos contraculturais criavam palavras de ordem como “Frodo vive” ou “Galdalf para presidente”, inspirados não só pela mensagem amorosa presente nas obras de Tolkien, mas também pelas ervas consumidas de forma naturalizada pelos vários personagens, o que combinava com o discurso permissivo do movimento hippie sobre o uso de psicotrópicos como forma de elevação existencial.
Ainda na música, bandas mundialmente famosas também falavam em nome da liberdade física e de pensamento. A banda londrina Pink Floyd, sempre inspirada no psicodelismo característico da década de 1960, também usou suas canções para protestar.
Uma das canções mais famosas chama-se “Another brick in the Wall”, em tradução livre “Mais um tijolo no Muro”, que, em primeira impressão, poderia ser interpretada como uma crítica ao Muro de Berlim, em pé na época da composição da música, em 1979. Entretanto, a canção também fala sobre a configuração rígida dos currículos escolares e de como esta rigidez, e referente à abordagem pedagógica, cria seres humanos formatados e incapazes de pensamento crítico.
É possível citar centenas de compositores, músicos, diretores de cinema e artistas em infinitas categorias que foram influenciados pelas ideias levantadas nos movimentos de 1968. Um movimento que reascendeu organizações estudantis e, melhor, reascendeu a afronta às injustiças.
Ouça e veja o clip da canção “Another brick in the Wall”
Questões sobre maio de 1968
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIOESTE PR/2019)
Imagem 1
Imagem 2
Neste ano (2018), completam-se 50 anos de um período de efervescentes movimentos sociais, políticos e culturais que agitaram diversas partes do mundo, com destaque para os continentes europeu e americano. Lutando contra o autoritarismo, a discriminação, o conservadorismo, a violência, dentre outros enfoques, tais movimentos marcaram toda uma geração de jovens, ávidos por liberdade e defensores dos direitos humanos.
Sobre tal período efervescente e seus principais acontecimentos históricos, é CORRETO afirmar.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UCB DF/2019)
A mobilização estudantil francesa talvez tenha sido a mais impactante da década de 1960. Iniciou-se com protesto de alguns estudantes parisienses, em maio de 1968. […] nos muros de Paris, frases mostravam a pluralidade do maio de 1968 e suas estratégias de luta.
MACHADO, I. J.; AMORIM, H.;
BARROS, C. R. Sociologia hoje: en-
sino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.Quanto às causas e à consequência das mobilizações de maio de 1968 na França, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNICAMP SP/2019)
A propaganda através de inscrições e desenhos em muros e paredes é uma parte integrante da Paris revolucionária de Maio de 1968. Ela se tornou uma atividade de massa, parte e parcela do método de autoexpressão da Revolução.
(Adaptado de SOLIDARITY,
Paris: maio de 68. São Paulo:
Conrad, 2008, p. 15.)Considerando o texto e a imagem anteriores, assinale a alternativa correta sobre o movimento de Maio de 1968.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Leia o texto a seguir e, em seguida, assinale a resposta correta:
“Há exatos 50 anos, a França mergulhava num período de intensa turbulência política, quando protestos de movimentos estudantis se alastraram para os trabalhadores, levando a greves e protestos multitudinários, além de intensos confrontos com a polícia.
Produzidos às pressas e com aparência muito simples, os cartazes sintetizam os objetivos da revolta. […] Uma das frases que se tornou mais comum foi ‘Os capitalistas precisam dos operários – os operários não precisam dos capitalistas’. […] Mas a luta de Maio de 68 também era pela defesa dos direitos das mulheres e dos homossexuais. O espírito da expressão ‘é proibido proibir’, que ganhou inscrições nos muros franceses naquela época – inspirando a tropicália brasileira – , evidenciava o desejo de liberação sexual da juventude da época.”
A REVOLTA de maio de 68 na França
através dos cartazes feitos na época. Dis-
ponível em: https://g1.globo.com/mundo
/noticia /a-revolta-de-maio-de-68-na-fran-
ca-atraves-dos-cartazes -feitos-na-epo-
ca.ghtml, Acesso em: 7 maio 2018.CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Período de levantes e revoluções, o ano de 1968 foi marcado por protestos estudantis e por movimentos de contestação em escala global. No contexto da chamada Guerra Fria (1945-1991), a juventude se rebelou em todo o mundo e protagonizou uma revolução cultural e nos costumes. Já o Brasil vivia um contexto de endurecimento da ditadura militar, instalada em 1968 e que só viria a ruir em 1985.
Disponível em http://operamundi.uol.
com.br/conteudo/geral/48651/1968+50
+anos+depois+relembre+11+fatos+que
+abalaram+o+mundo.shtml. Acesso
em jan. 2018. Adaptado.Dentre as alternativas apresentadas abaixo, aponte aquela que NÃO apresenta um fato marcante do “ano que abalou o mundo”.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFOR CE/2018)
Em março de 1968, estudantes ocuparam a Reitoria da Universidade de Nanterre, na França. Em maio, o movimento se estendeu à Sorbonne na capital francesa. Os estudantes iniciaram um movimento que, em poucos dias, levou à greve geral com a paralisação da aviação, da indústria automobilística e outros setores. O movimento contra o conservadorismo e o elitismo da sociedade francesa terminou com a dissolução da Assembleia Nacional e a convocação de eleições. Além da vitória política do General Charles de Gaulle, é correto afirmar sobre este evento político que:
I. Os estudantes queriam maior liberdade, mais espaço na universidade e a superação do conservadorismo na sociedade francesa.
II. O movimento tinha um caráter a favor do capitalismo, considerado o sistema mais eficiente para a produção de bens e serviços.
III. O governo francês reagiu violentamente, determinando inicialmente a desocupação da Sorbonne e em seguida uma série de confrontos diretos entre estudantes e a polícia.
IV. A participação de vários setores da sociedade nas paralisações, levou à greve geral com a total paralisação do país.
V. É um consenso entre os analistas que o movimento de maio de 1968, apesar de curto, provocou grandes impactos nas mudanças ocorridas na sociedade francesa desde então.
É correto apenas o que se afirma em:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIC MT/2018)
A juventude, em diversos momentos da história da civilização ocidental atual, atuou politicamente e ativamente, provocando mudanças nas estruturas políticas e comportamentais de determinadas sociedades, como
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFG GO/2013)
Leia os enunciados a seguir.
“Não confio em ninguém com mais de 30.”
“Corram pessoal, o velho mundo está atrás de vocês.”
“Trabalhador: tu tens 25 anos, mas o teu sindicato é de outro século.”
“Professores, vocês são tão velhos quanto a vossa cultura.”
“Professores, vocês nos fazem envelhecer.”
SLOGANS DO MAIO DE 1968. In: DO Ó, Alarcon Agra. A cultura é a inversão da vida: velhice, juventude e política no maio de 1968. Revista Espaço Acadêmico, n. 98, jul. 2009. Disponível em: <http://mympt. blogspot.com.br/2008_05_01_archive.html>. Acesso em: 28 jan. 2013.
Estes enunciados tornaram-se emblemas das mobilizações ocorridas em maio de 1968, na França. Com sua utilização, as mobilizações traziam como tema a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IBMEC RJ/2011)
Ainda hoje o ano de 1968 é considerado um marco histórico relevante, em função de vários acontecimentos decisivos nele ocorridos. Assinale a alternativa que contém dois acontecimentos deste ano:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFC CE/2009)
O ano de 1968 ficou famoso na história devido a uma série de manifestações de massa que criticaram os governos e a organização autoritária das sociedades, levando a transformações na política e nos costumes de várias sociedades contemporâneas. Assinale a alternativa que contém dois eventos ocorridos durante o ano de 1968.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos de 1968 para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.