Saiba mais sobre os diferentes períodos do momento histórico conhecido como pré-história – da dominação da natureza à construção de ferramentas. Revise história para o Enem e para os vestibulares e teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios!
Nesta aula estudaremos o que se convencionou chamar de pré-história. Dentro dos estudos de história, os períodos históricos são definidos de acordo com seu recorte temporal. Por exemplo, na divisão tradicional, o período conhecido como História Antiga termina com o fim do Império Romano, no ano de 476 d. C.
Os historiadores e historiadoras consideram o Império Romano uma instituição tão importante para o período que seu fim deveria significar o início de uma nova fase da história. Esse novo período seria a Idade Medieval, um momento com diversas características específicas em relação ao período anterior.
Videoaula sobre Pré-História: homem e natureza
Nesta aula, a professora Mariane Martins fala sobre os diferentes períodos do momento histórico conhecido como pré-história – da dominação da natureza à construção de ferramentas.
A pré-história
Paleolítico ou Idade da pedra lascada
Tal como os outros períodos da história, a pré-história também possui suas subdivisões. No paleolítico, aproximadamente 10.000 a.C, o ser humano era um caçador-coletor.
Muitas vezes disputavam as cavernas com animais selvagens e, quando consumiam todo o alimento da região, migravam para novas localidades. Alimentavam-se de animais, frutas, raízes e através da pesca, ou seja, através de qualquer fonte de alimento não fixa.
O nome do período se deve por causa das ferramentas produzidas, através de pedras lascadas rudimentares e ossos. A linguagem do período era limitada, primitiva e a principal forma de se comunicar era por meio das pinturas rupestres.
Pinturas em parede feitas com tintas primitivas, mas que duram até hoje. Essas pinturas por vezes eram utilizadas de forma mística, como se as pessoas do período procurassem projetar suas intenções ou desejos, focadas principalmente nas caçadas.
Mesolítico
Uma grande mudança do período mesolítico, aproximadamente 9000 a.C., é a descoberta do fogo. Essa descoberta possibilitou o cozimento de alimentos, proteção contra animais, iluminação e aquecimento durante o inverno.
Neolítico ou Idade da pedra polida
Tendo em vista que a busca por alimento agora era uma preocupação menor, o ser humano, então sedentário, procurou desenvolver outras capacidades. A metalurgia, ou seja, a manipulação de metais, passou a ser algo importante na pré-história.
As ferramentas (lanças, machados, etc.) agora se tornam de metal, o que otimiza a caça e agricultura. Com a grande produção de alimento e o crescimento das comunidades, sentiu-se a necessidade de movimentar os excedentes. Ou seja, um protótipo de comércio começou a surgir, o escambo.
O que sobrava em uma comunidade comumente era trocado pelo que sobrou na outra, preenchendo, assim, as lacunas produtivas de cada grupo.
Periodicidade clássica e perspectiva
Por fim, embora as denominações nos levem ao contrário, o período da pré-história compõe sim momentos importantes do desenvolvimento do ser humano no tempo e espaço. Entender a pré-história como um período fora da história é desconsiderar toda a experiência destes seres, assim como os impactos de suas descobertas em nossas vidas.
O que marca o fim do período pré-histórico, como já dito, é a invenção da escrita. Compreende-se que no momento em que o ser humano desenvolveu uma maneira eficiente de registrar os acontecimentos, ele passou a fazer história de fato.
No entanto, como também visto, existem outras formas de se comunicar através dos milênios. As pinturas rupestres são maneiras mais diretas e espontâneas destas formas de comunicação. Entretanto, a arqueologia também utiliza de diversos outros vestígios involuntários. Alguns exemplos são as ferramentas já citadas, os esqueletos, esculturas de cunho religioso entre diversas outras produções feitas ou não para durarem ou comunicarem algo de forma deliberada.
Exercícios sobre pré-história
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UECE/2016)
Analise as seguintes afirmações a respeito do homem de Neandertal — Homo sapiens neanderthalensis.
I. Representa uma forma humana que viveu há aproximadamente 100.000 anos e foi extinta há cerca de 35.000 anos.
II. Pertencia ao maior grupo de antropoides que, apesar de terem cérebros menos volumosos, eram caçadores e coletores.
III. Utilizava o fogo, construía cabanas e utensílios de pedra, e sabia fazer roupas a partir das peles de animais mortos.
IV. Pertencia à mesma espécie do homem de Cro- Magnon, e enquadrava-se perfeitamente na forma hominídea.É correto o que se afirma apenas em
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEA AM/2016)
O arqueólogo recolhe, classifica e compara as ferramentas e armas de nossos ancestrais e predecessores, examina as casas que construíram, os campos que cultivaram, o alimento que comiam (ou, antes, que jogavam fora). São esses os instrumentos e ferramentas da produção característicos dos sistemas econômicos que nenhum documento escrito descreve.
(Vere Gordon Childe. A evolução cultural do homem, 1966.)O excerto alude à pesquisa sobre sociedades remotas, o que permite o estudo
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FATEC SP/2015)
A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes.
Na transição do período Paleolítico para o período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UECE/2015)
Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2015)
Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).O texto refere-se ao movimento migratório denominado
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIUBE MG/2013)
Um dos períodos mais fascinantes da História humana é a Pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores, que reconstituíram a cultura do homem da Idade da Pedra a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas na Europa, norte da África e Ásia”.
AIDAR, M. A. M. Do coletivo ao privado: a aventura humana em
sua primeira fase. In: As Origens. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2010.Sobre a pré-história, é CORRETO afirmar:
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Unemat MT/2013)
No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo.
O fragmento permite identificar que o acontecimento relatado ocorreu no período:CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UPE/2012)
Entre os nômades, o trabalho não tem o mesmo valor que nas sociedades agrárias. Os índios Ianomâmi, da Amazônia desenvolvem suas atividades, em média, três horas por dia e não valorizam o trabalho nem o progresso tecnológico. Os Guaiaqui, caçadores nômades da floresta paraguaia, passam, pelo menos, metade do dia em completa ociosidade. Quanto ao desenvolvimento social, do pensar e do fazer dos primeiros humanos, é CORRETO afirmar que a
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UERN/2012)
A Pré-História corresponde a um amplo período que vai do surgimento dos hominídeos até a invenção da escrita. São muitas as periodizações propostas por diferentes especialistas para o estudo da Pré-Historia. Uma das mais conhecidas baseia-se nas pesquisas do inglês John Lubbock (1934-1913) e distingue pelo menos dois grandes períodos pré-históricos: o Paleolítico e o Neolítico.
Sobre o período paleolítico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) É o período em que predominaram as sociedades de coletores e caçadores.
( ) O homem desenvolveu a agricultura e a criação de animais.
( ) O homem desenvolveu atividades de produção, sendo classificado como sedentário.
( ) O homem se caracterizava pela vida de constante migração, sendo assim, considerado nômade.A sequência está correta em
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2011)
Considera-se a Pré-História o período de maior duração na História. Corresponde ao surgimento do ser humano no planeta Terra e se estende até a criação da escrita, aproximadamente 4000 a.C. A longa duração dessa fase fez com que se convencionasse dividi-la em períodos distintos: o Paleolítico, o Mesolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Sobre o Período Neolítico, é correto afirmar-se que é
CorretoResposta correta! Continue com o simulado.
Sobre o(a) autor(a):
Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.