Qual o significado de potência de uma máquina? Como é medida essa potência? O que é rendimento e como se calcula? Revise potência para mandar bem em Física no Enem!
Vem com a gente aprender tudo sobre a potência de uma máquina e seu rendimento. Esse é o tipo de conteúdo interdisciplinar que pode ser cobrado em questões do Enem e em outros vestibulares. Por isso, nesta aula vamos explicar também a diferença entre energia renovável e não renovável e como está distribuída em nossa matriz energética!
Antes de explicar o que é potência na Física, é importante entender, de fato, o que é uma máquina. Em muitas situações cotidianas, para fazer uso da energia com determinada finalidade, é necessário transformar uma modalidade de energia em outra. É aí que muitas vezes precisamos de máquinas para realizar essas transformações.
As máquinas são dispositivos que transformam ou transferem energia para algo ou algum lugar. Ao longo da história, diversas máquinas foram criadas pelo ser humano para facilitar a realização de atividades diárias.
Alguns exemplos de máquinas atuais são: o motor de combustão interna, que converte a energia química dos combustíveis em energia mecânica e energia térmica; o telefone celular, que converte a energia elétrica (produzida a partir da energia química da bateria) em energia luminosa da tela, energia acústica do alto falante e energia térmica (que aquece os componentes do aparelho); os painéis de energia solar, que convertem a energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica e energia térmica.
Máquinas que produzem energia elétrica
Muitas das máquinas que utilizamos em nosso cotidiano precisam de energia elétrica para funcionarem. Por isso, elas dependem de outras potentes máquinas: as usinas elétricas.
Como o Brasil é um país abundante em recursos hídricos, a maior parte de nossas usinas elétricas é de natureza hidrelétrica.
Nessas usinas, grandes reservatórios de água armazenam energia potencial gravitacional. Quando as comportas de uma represa são abertas, a energia potencial gravitacional é convertida em energia cinética. A água em movimento faz girar as pás de turbinas, que convertem a energia cinética em energia elétrica, que depois é distribuída por meio de linhas de transmissão.
Curiosidade energética
Além da energia elétrica, a matriz energética brasileira, inclui outras fontes de energia disponíveis como gás natural, gasolina e lenha. Nesse segmento, que inclui todos os recursos de energia disponíveis no pais, a participação de fontes renováveis permaneceu praticamente estável, alcançando 44,1% das fontes utilizadas, isso em 2013. Mesmo assim, é maior que a média mundial que pé de 13,3%, segundo a Agencia internacional de energia (AIE).
Esses 44,1% renováveis estão assim divididos:
Biomassa da cana de açúcar = 15,7%
Hidráulica eletricidade = 14,7%
Lenha e carvão = 9,7%
Lixívia (água de lavagem das cinzas de madeira e outras) = 4,1%
Agora os 55,9% não renováveis:
Petróleo e derivados = 38,6%
Gás natural = 10,1%
Carvão mineral = 5,6%
Urânio = 1,5%
O que é potência
Uma das características mais importantes de uma máquina é a rapidez com que ela transforma a energia. É importante conhecer o intervalo de tempo necessário para uma máquina realizar essa transformação.
Para medir a rapidez com que as máquinas realizam essa transformação, foi definida a grandeza potência (P) de uma máquina que é a relação entre a quantidade de energia (DE) transformada (que pode ser calculada como o trabalho realizado,t) e o intervalo de tempo (Dt) para que ocorra tal transformação.
Como calcular a potência
Matematicamente, podemos definir potência como:
Fique atento (a): No sistema internacional, a unidade de potência é J/s ou W (watt).
Rendimento de uma máquina
Pelos mecanismos de transformação de energia, as máquinas proporcionam o tipo de energia que será efetivamente utilizado em sua finalidade. Essa energia é chamada de energia útil.
No processo de transformação surge, inevitavelmente, uma parcela de energia que não atende a finalidade da máquina, e por isso, é denominada energia dissipada.
O conceito de energia dissipada está associado de acordo com a finalidade da máquina. Por exemplo, no funcionamento de uma lâmpada ocorre conversão de energia elétrica em energia luminosa e térmica. Quando a lâmpada é usada para iluminar ambientes, a energia luminosa é a energia útil, e a energia térmica é a energia dissipada. Quando a lâmpada é usada para aquecer um ambiente (em uma granja por exemplo), a energia térmica é a energia útil e a energia luminosa é a dissipada.
Esquematicamente, o funcionamento de uma máquina seria:
Acompanhe agora a sequência para você entender como chegamos a expressão do rendimento de uma máquina, ok?
Lei de conservação de energia
Pela lei de conservação de energia total, temos:
Ao dividir ambos os membros da expressão acima pelo intervalo de tempo que ocorreu a transformação, podemos ter uma nova expressão.
O rendimento de qualquer máquina tem a ver com sua potência útil, pois quanto mais energia útil for obtida menor será a dissipada. Seguindo esse raciocínio, a expressão que define o rendimento (h) de uma máquina é:
Sua unidade é porcentagem e seu valor nunca será maior que um.
Exemplo
Para você entender melhor, vamos pensar em um exemplo:
Considere uma lâmpada incandescente de 100 W de potência, ou seja, que consome 100 J de energia elétrica a cada segundo. Desses 100 J, 92 J são convertidos em energia térmica e a diferença em energia luminosa.
Nessas condições, o rendimento da lâmpada é:
Videoaulas sobre potência
Para terminar sua revisão, assista às videoaulas abaixo, do canal do Curso Enem Gratuito!
Exercícios sobre potência
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Uninorte AC/2017)
Profissionais voluntários de uma sociedade de ajuda comunitária utilizam um guindaste para levantar peso durante uma operação de salvamento, após um acidente com vítimas soterradas sob os escombros.
Sabendo-se que o guindaste tem rendimento de 30% e que ergue uma carga de 150,0kg a uma altura de 1,25m, no intervalo de 5,0 segundos, e admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10m/s², é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IFSP/2015)
As rodas d’água foram um dos primeiros dispositivos utilizados para substituir o trabalho humano e animal. Seu princípio de funcionamento é simples e está associado à transformação de energia. Sua instalação se dá em locais onde os rios apresentam algum desnível – queda d’água. As usinas hidrelétricas fundamentam-se no mesmo princípio de funcionamento. A mudança se dá na construção de uma represa, necessária para aumentar a velocidade da água pelos dutos por meio do aumento de pressão dentro deles. Assim, a água atinge as turbinas com maior energia cinética. Diante do exposto, analise a figura abaixo.
Uma represa de 100m de altura libera 5.000kg de água por segundo e velocidade nula no início do conduto, e, na queda, a água dissipa 20% de energia mecânica inicial. A turbina da usina tem rendimento de 75% na geração de energia elétrica. Adotando g = 10m/s², assinale a alternativa que apresenta a potência elétrica produzida.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUC MG/2015)
A ERA DA ELETRICIDADE
A descoberta da possibilidade de se transformar a energia mecânica em elétrica abriu enormes perspectivas para a utilização da eletricidade, que viria produzir grandes transformações na sociedade. Embora úteis para o funcionamento de pequenos aparelhos, as pilhas e baterias que fornecem energia elétrica a partir de reações químicas não se mostram economicamente viáveis para abastecer uma cidade, mesmo de pequeno porte. Em 1873 um exemplo de acaso feliz ocorreu durante a exposição de Viena. Um técnico ligou dois geradores de forma errada e fez com que um funcionasse como gerador e outro como motor. Na própria exposição improvisou-se uma queda de água com uma turbina capaz de acionar um gerador e fazer o outro funcionar como motor. Sete anos mais tarde, em 1880, construiu-se nos Estados Unidos, nas Cataratas do Niágara, a primeira usina hidrelétrica de grande porte do mundo.
Considerando uma queda de água que tenha uma vazão de 2×106Kg a cada segundo, assinale a altura da queda necessária para se gerar uma energia de 2,0×108J a cada segundo.
Dado: g = 10 m/s²
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM/2015)
Um carro solar é um veículo que utiliza apenas a energia solar para a sua locomoção. Tipicamente, o carro contém um painel fotovoltaico que converte a energia do Sol em energia elétrica que, por sua vez, alimenta um motor elétrico. A imagem mostra o carro solar Tokai Challenger, desenvolvido na Universidade de Tokai, no Japão, e que venceu o World Solar Challenge de 2009, uma corrida internacional de carros solares, tendo atingido uma velocidade média acima de 100 km/h.
Considere uma região plana onde a insolação (energia solar por unidade de tempo e de área que chega à superfície da Terra) seja de 1 000 W/m², que o carro solar possua massa de 200 kg e seja construído de forma que o painel fotovoltaico em seu topo tenha uma área de 9,0 m² e rendimento de 30%.
Desprezando as forças de resistência do ar, o tempo que esse carro solar levaria, a partir do repouso, para atingir a velocidade de 108 km/h é um valor mais próximo de
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEFS BA/2014)
Um guindaste com rendimento de 25% ergue uma carga de meia tonelada a uma altura de 75,0cm no intervalo de 5,0s.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0m/s², a potência do guindaste, em kW, é
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUCCAMP SP/2014)
A física térmica começou a se desenvolver a partir do final do século XVIII, influenciada pelas necessidades sociais da época, associada com a Revolução Industrial ocorrida na Europa.
Uma máquina térmica apresenta potência útil de 12 kW e, a cada segundo, rejeita 4,5 kcal no seu condensador que está a temperatura ambiente de 27 ºC.
Sabendo que o rendimento dessa máquina é 80% do rendimento de uma máquina de Carnot, operando entre as mesmas fontes, a temperatura da caldeira, em ºC, é de
Considere: 1 cal = 4 J
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEA AM/2014)
A Usina Hidrelétrica de Balbina, cuja produção de energia tem potência média de 2,5 102 MW, fornece parte da energia elétrica consumida na cidade de Manaus. De acordo com a empresa Eletrobras Amazonas Energia, em determinado dia, o consumo de energia elétrica em Manaus foi de aproximadamente 2,0 104 MWh. Com base nessas informações, naquele dia (24 horas) a porcentagem da energia consumida em Manaus, proveniente da Usina Hidrelétrica de Balbina, foi
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UESB BA/2014)
O bloco com massa de 10,0kg, mostrado na figura, é puxado por um motor com rendimento de 40%, através de um cabo metálico que passa por uma polia. A dianteira do bloco é deslocada do ponto P até o ponto Q, com velocidade constante, no intervalo de 2,5s.
Considerando-se o cabo e a polia ideais, o módulo da aceleração da gravidade, g = 10m/s², e sabendo-se que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano inclinado, é correto afirmar que a potência do motor, em watts, é de
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FGV/2013)
A montadora de determinado veículo produzido no Brasil apregoa que a potência do motor que equipa o carro é de 100 HP (1 HP vale aproximadamente 750 W). Em uma pista horizontal e retilínea de provas, esse veículo, partindo do repouso, atingiu a velocidade de 144 km/h em 20 s. Sabendo que a massa do carro é de 1 000 kg, o rendimento desse motor, nessas condições expostas, é próximo de
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEMG/2013)
O governo federal afirma que, a partir de 2013, haverá uma redução no custo da energia elétrica tanto para as pessoas quanto para as empresas. Essa redução é uma tentativa de o Brasil retomar o crescimento econômico que teve em 2010.
A produção de energia elétrica à qual o texto se refere está relacionada à
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade