O que são sinônimos, antônimos e hiperônimos

Conheça os aspetos semânticos do vocabulário: sinônimos, hiperônimos e antônimos. Saiba como usar estas palavras para melhorar sua interpretação de textos e para mandar bem na Redação do Enem. Agora!

Algumas palavras da Língua Portuguesa, às vezes, parecem ser coisas “de outro planeta”, não é mesmo? Mas calma! Basta prestar um pouco de atenção e exercitar sua memória para relembrar o que, com certeza, você já estudou

. Assim, você vai descobrir que aqueles conteúdos que parecem impossíveis de aprender não são tão difíceis assim. Isso provavelmente vai acontecer com você nesta aula, onde vamos estudar os aspectos semânticos da língua, relembrando o que são sinônimos, hiperônimos e antônimos.

Sinônimos, antônimos e hiperônimos

Em um texto, o uso das palavras de forma coesa e coerente pode garantir que o seu texto esteja caminhando rumo aos 1000 pontos na redação. Além disso, saber utilizar as palavras pode fazer com que você se livre das famosas “pegadinhas” que tanto nos assustam quando fazermos as provas de qualquer disciplina.

Para esta aula utilizaremos um ramo importante ramo da Língua Portuguesa: a Semântica. Essa parte da Linguística estuda o significado das palavras e sua aplicação nas frases. Vamos ver como usá-las?

Introdução ao tema dos Sinônimos

Confira agora com a professora de língua portuguesa Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo que ajuda você a dominar pra gabaritar nas provas:

Sinônimos ou sinonímia

De maneira bastante simplificada, podemos compreender os sinônimos como sendo as palavras que têm significados iguais ou semelhantes; que mantêm uma relação de significado entre si. Os sinônimos também são chamados de sinonímia, então fique atento a essa denominação.

A importância de usar sinônimos na redação

Conhecer diferentes sinônimos pode ser uma excelente ferramenta na hora de escrever uma redação. Quando escrevemos um texto, podemos usar certos vocábulos que permitirão utilizar aquilo que está explícito no texto de outras maneiras, bem como aproveitar as informações do contexto.

Isso permitirá também que em uma redação você mostre que sabe indicar a relação de semelhança entre as palavras.

Dessa maneira, com um recurso como a expansão lexical (aumento do seu vocabulário), você pode favorecer a sua leitura (importante na hora de interpretar aqueles textos enormes das questões de Línguas do Enem) e também a leitura (e avaliação) de quem está lendo seus textos.

Exemplos de como usar a sinonímia

Veja um exemplo de como utilizar a sinonímia:

  • Eles tinham pontos de vista opostos. Seu posicionamento antagônico, no entanto, não os tornava inimigos.

Veja que o uso desses sinônimos tornou o texto menos repetitivo, deixando-o mais bem construído.

Exemplos de sinônimos

Alguns exemplos de sinônimos:

  • Casa, moradia, lar;
  • Apreciar, gostar;
  • Menino, garoto, rapaz.
  • Decidir, resolver;
  • Opostos, antagônicos, contrários;
  • Magnífico, encantador, esplêndido.

Na produção de um texto, o uso de sinônimos pode ser um mecanismo bastante útil para evitar a repetição de palavras e problemas associados à coesão e coerência textuais.

Procure, após escrever o seu texto, verificar qual (ou quais) palavra(s) poderia(m) ser substituída(s) por outra(s) de valor equivalente para, assim, não ficar usando várias vezes um mesmo termo ou expressão.

Antônimos ou antonímia

Antônimos são palavras ou expressões que possuem significados opostos ou expressam ideias que dizemos ser antagônicas.

Esta propriedade assegura que um texto estabeleça o que chamamos de relações de oposição. Dessa maneira, os antônimos muitas vezes são recursos fundamentais para garantir ao texto o paralelismo entre suas partes e, assim, manter a coesão e a coerência.

Além da oposição entre palavras ou expressões, os antônimos podem ser usados para colocar em oposição o conteúdo de duas ou mais frases.

Exemplos de antônimos

Veja alguns exemplos de antônimos:

  • Curto é antônimo de comprido
  • Alto é antônimo de baixo
  • Rápido é antônimo de lento
  • Nunca é antônimo de sempre
  • Amar é antônimo de odiar
  • Triste é antônimo de alegre

Hiperônimos ou hiperonímia

Hiperônimos são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes, que apresentam, no entanto, características linguísticas que são comuns.

Exemplos de hiperônimos

Ficou difícil de entender? Veja alguns exemplos de hiperônimos:

  • Animais é hiperônimo de cachorro e cavalo.
  • Legume é hiperônimo de batata e cenoura.
  • Galáxia é hiperônimo de estrelas e planetas.
  • Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.
  • Doença é hiperônimo de catapora e bronquite.

O que são palavras hipônimas?

Dentro da categoria dos hiperônimos, é necessário destacar o papel que exerce um outro grupo de palavras, ligado diretamente aos hiperônimos, que são as palavras hipônimas. E

ssas palavras possuem sentido específico, ou seja, são palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras. Para entender melhor, observe os exemplos: 

  • Maçã e morango são hipônimos de fruta.
  • Vermelho e verde são hipônimos de cor.
  • Brócolis e couve-flor são hipônimos de verdura.
  • Flores e árvores são hipônimos de flora.
  • Gripe e pneumonia são hipônimos de doença.

Depois de ter visto como estas palavras funcionam na escrita, você deve ler, interpretar, compreender e escrever textos para treinar. Se você utilizar constantemente estas ferramentas, escrever e interpretar textos pode se tornar algo mais simples e fácil para você.

Palavras Homônimas ou Parônimas

Você já parou para pensar o motivo de termos dúvidas na hora de escrever algumas palavras? Sabe por que isso acontece?

Vou explicar.  língua portuguesa possui mais de 400 mil palavras e algumas delas têm grafia ou pronúncia parecidas ou iguais, mas os significados são totalmente diferentes. Classificamos em palavras homônimas, e palavras parônimas.

Veja no resumo em vídeo com a professora Mercedes Bonorino.

Exercícios

Agora, resolva os exercícios abaixo e verifique se você realmente entendeu o que são sinônimos, antônimos e hiperônimos.

.

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Eduardo Bugs Gonçalves para o Blog do Enem. Eduardo é formada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pelotas. Cursou Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal de Pelotas. È Mestre em Linguística Aplicada. Dá aulas de Português, Literatura e Redação em escolas da Grande Florianópolis desde 2011. Facebook: https://www.facebook.com/eduardogonçalves

Compartilhe: