Revise o que são dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos para garantir uma boa nota no Enem e nos vestibulares!
Dentro da grande área gramatical de Fonologia encontram-se o dígrafo, os encontros consonantais e os encontros vocálicos. Nesta aula vamos trabalhar cada um desses fenômenos da língua portuguesa para você mandar bem no Enem e nos vestibulares.
Os dígrafos são grupos de letras representantes de um único fonema (único som). Veja abaixo alguns exemplos de dígrafos:
ch– chave, chuva, chuvisco
lh- ilha, calha
nh- banho, ganha
ss– passado, nosso
sc– nascer, descer, crescer
sç– nasça, cresça
xc– exceto, excêntrico
rr– morrer, birra
gu– gueixa, guincho
qu– quiabo, aquilo
As vogais nasais também são consideradas dígrafos. Por exemplo:
am– campo
an– antigamente
em– emprego
en- entrada
im– imposto
in– tinta
om– ombro
on– onda
um– bumbo
un- mundano
Atenção: Os grupos am, em, en que se encontram no final do vocábulo não são dígrafos, mas sim ditongos nasais.
Por exemplo: amam, cantem, hífen.
O que é encontro consonantal
É a sequência de duas ou mais consoantes sem vogal intermediária num mesmo vocábulo.
Ex: pra-to; rap–to, obs-tá-cu-lo
O que é encontro vocálico
É sequência de fonemas vocálicos na mesma sílaba ou em sílabas separadas. Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.
Ditongo
Um ditongo é a sequência de semivogal e vogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. Podemos ter:
a) Ditongo crescente: quando a semivogal se posiciona antes da vogal em uma sílaba.
Exemplos: cá-rie, gló-ria, em-pó-rio
b) Ditongo decrescente: um ditongo decrescente ocorre quando a semivogal se posiciona depois da vogal.
Exemplos: man-tei-ga, pau-lis-ta
c) Oral: temos um ditongo oral quando ao falarmos a corrente de ar escapa apenas pela cavidade bucal.
Fale os exemplos a seguir em voz alta para ver como funciona: cai, lé-gua, ou-tro
d) Nasal: temos um ditongo nasal quando ao falarmos a palavra, a corrente de ar passa pela cavidade bucal e fossas nasais.
Novamente, fale os exemplos a seguir para perceber a passagem do ar: cãi-bra, cho-rão, com-põe.
Tritongo
É a sequência de semivogal, vogal e outra semivogal na mesma sílaba. Pode ser oral ou nasal. Veja os exemplos:
Tritongos orais: a-ve-ri-guai, en-xa-guei.
Tritongos nasal: sa-guões.
Hiato
Um hiato corresponde à sequência de duas vogais, cada uma delas pertencente a uma sílaba diferente.
Veja os exemplos: sa-í-da, sa-ú-va, mo-e-da
Sílaba
Uma sílaba constitui-se como um conjunto de fonemas emitidos num só impulso expiratório. É importante que você sempre lembre de que o centro da sílaba, na língua portuguesa, é sempre uma vogal.
A classificação das palavras em relação às sílabas se dá a partir do número da separação delas. Podem ser:
a) monossílabo- (uma sílaba). Ex: pé, ré, má, Deus;
b) dissílabo- (duas sílabas). Ex: ca-sa, lou-sa, li-vre;
c) trissílabo- (três sílabas). Ex: pa-ren-te, al-mo-ço;
c) polissílabo- (mais de três sílabas). Ex: re-for-mu-lar, ves-ti-bu-lar.
Separação silábica
Aseparação silábicadeve ser realizada pela soletração.
Quando há consoante interna, não seguida de vogal, ela permanece na sílaba anterior.
Exemplo: rep-til, a-dep-to.
Separam-se os dígrafos rr, ss, sc, sç e xc.
Exemplo: car-ro, pas-so, flo-res-cer…
Separam-se as vogais dos hiatos.
Exemplo: sa-ú-va, ca-o-lho, xi-i-ta.
Lembre-se: sempre que houver dúvida na separação silábica, consulte um dicionário. Nos dicionários sempre há a separação silábica correta de cada palavras.
Acento tônico
O acento tônico corresponde à maior intensidade sonora existente numa sílaba. Em uma palavra, classificaremos as sílabas quanto à sua tonicidade da seguinte maneira:
Átonas: são as sílabas que não recebem acento tônico.
Pretônicas: sílabas que estão antes da sílaba com acento tônico.
Postônicas: sílabas que estão depois da sílaba tônica.
Para entender melhor, veja o exemplo a seguir:
cha – vei – ro
Classificação das sílabas da palavra acima: (cha) átona pretônica – (vei) sílaba tônica – (ro) átona postônica.
Classificação dos vocábulos quanto a tonicidade
Quando trabalhamos a fonologia de uma palavra, podemos também classificar os vocábulos quanto à sua tonicidade. Veja:
Monossílabos tônicos: São aqueles que se acentua a sílaba com maior intensidade sonora. Por exemplo: má, chá, fé
Monossílabos átonos: São os monossílabos que não recebem acento. Por exemplo: mas, na, nem
Oxítonos: são os vocábulos cuja a última sílaba é a tônica. Por exemplo: ci-pó, sa-ci, tá-tu
Paroxítonos: são os vocábulos cuja penúltima sílaba é a tônica. Por exemplo: ca-ne-ca, pe-nei-ra
Proparoxítonos: são os vocábulos cuja antepenúltima sílaba é a tônica. Por exemplo: ân-gu-lo, fí-si-ca.
Videoaula sobre dígrafo
Aprofunde seus conhecimentos sobre dígrafos com a videoaula da professora Mercedes:
Exercícios sobre dígrafo e encontros consonantais e vocálicos
1 – (UFRR/2007/1ª Fase)
NÓS, OS PALHAÇOS
O carioca, outrora alegre e gentil, virou grosseiro e irritadiço. Sai de casa pela manhã, como quem vai para uma briga; mantém para o colega de bonde, ônibus ou lotação, uma atitude de “mentalidade antipática”, e, para com o motorista ou cobrador, de beligerância em potencial. Não cede lugar a nenhuma senhora, e defende a tese de que todas as senhoras e senhoritas vão à cidade para apenas comprar um carretel; e, quando cede lugar a uma dama bonita, acha que adquiriu, com isso, direito de ser louco e imediatamente amado pela mesma.
O chofer considera todo colega um “barbeiro” e todo o pedestre um débil mental com propensão ao suicídio. O garçom irrita-se porque o freguês tem a veleidade de lhe pedir alguma coisa, e cada freguês acredita ter o privilégio natural de ser servido em primeiro lugar. Em resumo: o próximo a quem outrora chamávamos de cavalheiro, é hoje um “palhaço”.
Ainda ontem eu vinha para casa de táxi e esse quase se chocou com um carro particular. Quase ao mesmo tempo vieram os dois gritos:
– PALHAÇO!
– PALHAÇO!
Confesso que eu mesmo, que não entrei na conversa, me senti um pouco palhaço. Ou pelo menos, um membro do circo, esse vasto circo de neurastênicos.
RUBEM BRAGA, Português Textos e Testes, Édison de Oliveira e Paulo Simões, Editora do Professor, Porto Alegre, pp. 84-85.
Com referência aos vários aspectos fonéticos, julgue os itens abaixo.
Marque “C” para as corretas e “E” para as erradas.
( ) Considerando-se os vocábulos “grosseiro” e “irritadiço” (linhas 1 e 2) pode-se afirmar que há, em ambos, dígrafo e encontro consonantal.
( ) Na palavra “táxi”, verifica-se a ocorrência do fenômeno fonético chamado “dífono”, uma vez que o “x” representa dois fonemas.
( ) O segmento “Sai de casa pela manhã, como quem vai para uma briga” (linha 3) contém 3 ditongos e 1 encontro consonantal.
( ) Na expressão “beligerância em potencial” (linhas 6 e 7), o número de letras corresponde ao de fonemas.
( ) O vocábulo “suicídio” (linha 15) apresenta dois encontros vocálicos, sendo ditongo decrescente (o primeiro) e crescente ou hiato (o segundo).
a) CEEEE
b) ECCEC
c) EECEC
d) CCCEC
e) ECCCE
2 – (UFAL/2014)
“Pesquisano Canadá mostra que leitores fluentestêm dificuldade de compreensão elementar”
Revista Língua Portuguesa. Ano 7. Nº 78. Abril de 2012.
Considerando os vocábulos sublinhados no período, assinale a alternativa em que a análise dos aspectos fonológicos está incorreta.
a) Na palavra “compreensão”, há dois dígrafos e um encontro consonantal.
b) Na palavra “compreensão”, há um dígrafo e um encontro consonantal.
c) Na palavra “fluentes”, há um encontro consonantal e um dígrafo.
d) Na palavra “pesquisa”, há um dígrafo.
e) Na palavra “elementar”, há um dígrafo vocálico.
3 – (UNICAMP SP/2019)
Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.
As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto – e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice.
Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.
(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto”. Disponível em www.facebook.com/eduardo22affonso/.)
Segundo o texto, as proparoxítonas são palavras que
a) garantem sua pronúncia graças à exigência de uma sílaba tônica.
b) conferem nobreza ao léxico da língua graças à facilidade de sua pronúncia.
c) revelam mais prestígio em função de seu pouco uso e de sua dupla acentuação.
d) exibem sempre sua prepotência, além de imporem a obrigatoriedade da acentuação.
Gabarito:
B
B
D
Simulado
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FGV /2013)
O administrador da repartição em que Pádua trabalhava teve de ir ao Norte, em comissão. Pádua, ou por ordem regulamentar, ou por especial designação, ficou substituindo o administrador com os respectivos honorários. Não se contentou de reformar a roupa e a copa, atirou-se às despesas supérfluas, deu joias à mulher, nos dias de festa matava um leitão, era visto em teatros, chegou aos sapatos de verniz. Viveu assim vinte e dois meses na suposição de uma eterna interinidade. Uma tarde entrou em nossa casa, aflito e esvairado, ia perder o lugar, porque chegara o efetivo naquela manhã. Pediu à minha mãe que velasse pelas infelizes que deixava; não podia sofrer a desgraça, matava-se. Minha mãe falou-lhe com bondade, mas ele não atendia a coisa nenhuma.
– Não, minha senhora, não consentirei em tal vergonha! Fazer descer a família, tornar atrás… Já disse, mato-me! Não hei de confessar à minha gente esta miséria. E os outros? Que dirão os vizinhos? E os amigos? E o público?
– Que público, Sr. Pádua? Deixe-se disso; seja homem.
Lembre-se que sua mulher não tem outra pessoa… e que há de fazer? Pois um homem… Seja homem, ande.
Pádua enxugou os olhos e foi para casa, onde viveu prostrado alguns dias, mudo, fechado na alcova, – ou então no quintal, ao pé do poço, como se a ideia da morte teimasse nele. D. Fortunata ralhava:
– Joãozinho, você é criança?
Mas, tanto lhe ouviu falar em morte que teve medo, e um dia correu a pedir à minha mãe que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que se queria matar. Minha mãe foi achá-lo à beira do poço, e intimou-lhe que vivesse. Que maluquice era aquela de parecer que ia ficar desgraçado, por causa de uma gratificação menos, e perder um emprego interino? Não, senhor, devia ser homem, pai de família, imitar a mulher e a filha… Pádua obedeceu; confessou que acharia forças para cumprir a vontade de minha mãe.
– Vontade minha, não; é obrigação sua.
– Pois seja obrigação; não desconheço que é assim mesmo.
(Machado de Assis, Dom Casmurro)
Segundo o dicionário Houaiss, dígrafo corresponde a um “grupo de duas letras usadas para representar um único fonema”. Essa definição é exemplificada com as seguintes palavras do texto:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV /2014)
Leia o poema de Mário Quintana.
Um céu comum
No Céu vou ser recebido
com uma banda de música.
Tocarão um dobradinho
daqueles que nós sabemos
– pois nada mais celestial
do que a música que um dia ouvimos
no coreto municipal
de nossa cidadezinha…
Não __________ cítaras nem liras
– quem pensam vocês que eu sou?
E os anjinhos estarão vestidos
no uniforme da banda,
com os sovacos bem suados
e os sapatos apertando.
Depois, irei tratar da vida
como eles tratam da sua…
[Os monossílabos] átonos são aqueles pronunciados tão fracamente que, na frase, precisam apoiar-se no acento tônico de um vocábulo vizinho, formando, por assim dizer, uma sílaba deste.
(Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo)
A definição é exemplificada com o termo destacado em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Tendo em vista a leitura do texto e considerando a posição da sílaba tônica das palavras, assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IFSC/2017)
Orgânicos: definição, composto e como fazer a compostagem
SUA HISTÓRIA
1 A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e 2 geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os 3 papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, 4 trataremos dele separadamente. 5 Falaremos aqui do aproveitamento de restos de comida (cascas de frutas e verduras, 6 folhas, talo, etc) para a fertilização do solo, num processo conhecido como compostagem.
COMPOSTAGEM: A RECICLAGEM NA NATUREZA
7 A compostagem é um processo de transformação que pode ser executado com parte do 8 nosso lixo doméstico resultando em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de 9 plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais 10 antigos de reciclagem no qual imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra. 11 O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração aliada à 12 crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, além da 13 utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 14 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995).
15 Dos resíduos gerados no estado do Rio de Janeiro, cerca de 52% são orgânicos, contra 16 44% de recicláveis e 4% de rejeitos. Em 20 anos, a porcentagem de lixo orgânico aumentou 17 16%. (COMLURB, 2001). É importante ressaltar que nem todos os 52% podem ser 18 compostados. O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração 19 aliada à crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, 20 além da utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados 21 utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995). Além disso, elementos químicos 22 perigosos ao meio ambiente e à saúde contaminam o composto e comprometem a sua 23 qualidade.
24 Segundo estudos feitos na Usina de Compostagem de Irajá, no Rio de Janeiro, existe cerca 25 de 5% de metais pesados por Kg de composto (AZEVEDO et all, 2003). Esse elevado 26 percentual de metal pesado e de material orgânico não compostável em nosso lixo retrata o 27 baixo percentual de resíduo orgânico que é transformado em composto, não só no Brasil, com 28 somente 1%, mas em países que já fazem a separação prévia de seus materiais, como a 29 Alemanha cujo índice chega a 5%. (BALERINI, 2000).
O QUE É COMPOSTO E COMPOSTAGEM?
30 O composto é um material escuro usado como um tipo de adubo também chamado de 31 terra preta ou húmus.
32 Compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em 33 resíduos animais ou vegetais. É feita por muitas espécies de microorganismos e animais 34 invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e 35 propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra. Essa decomposição 36 envolve processos físicos e químicos que ocorrem em matas, parques e quintais. Os processos 37 físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas 38 e caracóis que transformam os resíduos em pequenas partículas. Já os processos químicos, 39 incluem a ação de bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos em 40 partículas menores, dióxido de carbono e água. Essa técnica vem sendo utilizada há mais de 41 cinco mil anos pelos chineses (FREIRE, 2003) e é uma prática utilizada em propriedades rurais.
O uso dos acentos é um recurso gráfico de que se dispõe para marcar a sílaba tônica de certas palavras. Sabe-se, no entanto, que nem todas as palavras recebem acento e que seu emprego depende de algumas regras específicas, dentre elas, a posição da sílaba tônica.
Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre as regras de acentuação gráfica na língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNICAMP SP/2019)
Há dois tipos de palavras: as proparoxítonas e o resto. As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.
As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto – e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica! Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito. É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo. Uma coisa é estar na ponta – outra, no vértice. Ser artesão não é nada, perto de ser artífice.
Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice.
(Adaptado de Eduardo Affonso, “Há
dois tipos de palavras: as proparoxíto-
nas e o resto”. Disponível em www.
facebook.com/eduardo22affonso/.)
Segundo o texto, as proparoxítonas são palavras que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFAM/2007)
Assinale a opção em que há ditongo decrescente nasal, hiato e tritongo, respectivamente:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFSC/2016)
Analise as alternativas a seguir sobre o texto e assinale a que estiver CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FGV /2001)
Assinale a alternativa verdadeira.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFAM/2015)
Leia o texto abaixo, partes da crônica “Belzebu.com”, de Luis Fernando Veríssimo, constante do livro “Orgias” (texto adaptado).
A oferta do Diabo veio por e-mail, de sorte que nem vi a sua cara. Ele procurou na internet pessoas dispostas a trocar sua alma pelo que quisessem. Respostas para 666belzebu.com. A pessoa empenhava sua alma ao Diabo para entregar na saída, e em troca poderia pedir qualquer coisa. Mas só uma coisa.
Pensei imediatamente no Internacional. Está certo, primeiro pensei na Vera Fischer, mas aí achei que daria confusão. Em seguida pensei no Internacional. Um campeonato? Mas concluí que estava sendo egoísta. Pensei também em pedir… Dúvida total. Depois concluí que deveria pedir, pela minha alma, algo que desse alegria a todos. O quê? Quero que o Brasil se transforme num país escandinavo. Agora! Um país organizado, sem crime, sem fome, sem injustiça, sem conflitos, magnificamente chato. Era isso: minha alma por um país aborrecido!
Foi o que botei no meu e-mail para o Diabo. Ele respondeu perguntando se eu tinha pensado bem no que eu estava pedindo em troca da minha alma. Eu deveria saber que a adaptação seria difícil. Era mesmo o que eu queria? É, respondi. Chega desta irresponsabilidade tropical, desta indecência social disfarçada de bonomia, desta irresolução criminosa que passa por afabilidade, desta eterna mania de atrasar tudo. Faça-nos escandinavos, já!
O Diabo: “Tem certeza? Já?”
Eu: “Bom… Depois do carnaval”.
Assinale a opção que contém palavra que NÃO apresenta encontro consonantal:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIFESP SP/2003)
Na língua portuguesa escrita, quando duas letras são empregadas para representar um único fonema (ou som, na fala), tem-se um “dígrafo”. O dígrafo só está presente em todos os vocábulos de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre dígrafo, encontros consonantais e encontros vocálicos para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Andressa da Costa Farias para o Blog do Enem. Andressa é formada em Letras Português e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria. E atualmente cursa Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Colabora eventualmente escrevendo crônicas para o jornal Diário de Santa Maria (RS) das quais posta no blog pessoal: www.andressacf.blogspot.com Facebook: https://www.facebook.com/andressa.dacostafarias
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