Fonologia: estudo das letras e dos fonemas

A fonologia estuda os sons das palavras na comunicação oral. Saiba mais sobre esta área da Gramática para mandar bem no Enem e nos vestibulares.

Todo som da nossa língua é representado graficamente pelas letras. A fonologia é a parte da gramática que estuda os fonemas da língua, ou seja, os sons que formam as palavras na comunicação oral.

O que é um fonema

A unidade mínima distintiva do sistema sonoro de uma língua chama-se fonema. É representado por duas barras oblíquas (//):

Ex: casa – /k/ /a/ /z/ /a/

Publicidade

E os sons da fala são representados entre colchetes.

Ex: táxi – [táksi]

Letras e fonemas

Cada um dos sinais gráficos que representam os fonemas de uma língua escrita chama-se letra. Desde a Nova Reforma Ortográfica/Novo Acordo Ortográfico (2009), o alfabeto brasileiro constitui-se de 26 letras.

São elas:

A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

As letras K,W e Y são empregadas em casos especiais como nas abreviaturas e símbolos de uso internacional.

Exemplos:

  • WC- sanitário;
  • KM- quilômetro;
  • Kg- quilograma;
  • K- potássio.

E em nomes próprios: Kant, Byron, Wagner, etc.

Contagem de fonemas e letras na fonologia

Na grande maioria das vezes o número de letras é igual ao número de fonemas. Na palavra “vida”, por exemplo, há 04 letras /v/i/d/a/ e quatro fonemas. Já na palavra “chove”, há 05 letras e quatro fonemas.

E, fique ligado (a): o grupo “ch”, “lh”, “rr”, “ss”, “nh” representam apenas 01 fonema.

A letra “h” não representa fonema, pois não emite som na língua portuguesa. E o fonema “ch” representa apenas 01 fonema /x/ . Veja o exemplo:

“chave” 05 letras, 04 fonemas /x/a/v/e

Vogais, semivogais e consoantes

Dentro da grande área gramatical de fonologia, podemos classificar os fonemas em vogais, semivogais e consoantes. Vamos discorrer aqui de modo separado das classes da fonologia para você entender melhor.

Vogais

Vogais são os fonemas que fazem vibrar as cordas vocais, em cuja produção do som é feita a corrente de ar vinda dos pulmões, sem encontrar obstáculos. São silábicos, isto é, sempre constituem a base da sílaba, já que não existe  sílaba sem vogal. Os fonemas vogais são os seguintes: A – E – I – O – U.

Semivogais

Semivogais são as letras /i/ e /u/ representadas foneticamente por /y/ e /w/, respectivamente, quando formam sílabas apoiadas numa vogal. Veja os exemplos a seguir:

  • gaita- [gay-ta]
  • deusa- [dew-za]
  • lousa- [low-za]

As letras “e” e “o” também representam semivogais quando têm o som de /y/ e /w/, respetivamente:

  • mãe-[mãy]
  • põe= [põy]
  • melão = [melãw]

Consoantes

Consoantes são fonemas resultantes de obstáculos (lábios, língua, dentes) encontrados pela corrente de ar vinda dos pulmões. São representados pelas letras:

/B /,/ C /,/ D /,/ F / / G /,/ J /,/ K /,/ L /,/ M /,/ N /,/ P /,/ Q /,/ R /,/ S /,/ T // V /,/ W /,/ X /, Z /.

A letra ‘H’ não produz som, logo não é considerada consoante.

Dentro do estudo desses fonemas, ainda é possível fazer a classificação das consoantes de acordo com a forma como o som é produzido.

Consoantes surdas ou desvozeadas

São aquelas consoantes que não passam pelas cordas vocais e, portanto, não as fazem vibrar. Ex.: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/

Consoantes sonoras ou vozeadas

Consoantes que passam pelas cordas vocais e as fazem vibrar. Ex.: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/, /rr/.

Consoantes nasais

Consoantes nasais são aquelas cuja corrente de ar sai pela boca e pelo nariz. Ex.: /m/, /n/, /nh/.

Consoantes orais

Nas consoantes orais, a corrente de ar sai dos pulmões e passa somente pela boca. Exceção: os fonemas consonantais /m/, /n/, /nh/. Todos os demais fonemas são orais.

Videoaula sobre fonologia

Para terminar, assista à videoaula abaixo, em que a professora Mercedes faz um resumo muito bom sobre fonologia com vários exemplos.

Exercícios sobre fonologia

.

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Andressa da Costa Farias para o Blog do Enem. Andressa é formada em Letras Português e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria. E atualmente cursa Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Colabora eventualmente escrevendo crônicas para o jornal Diário de Santa Maria (RS) das quais posta no blog pessoal: www.andressacf.blogspot.com Facebook: https://www.facebook.com/andressa.dacostafarias

Compartilhe: