Entenda como o Renascimento cultural, surgido na Itália no século XIV, construiu uma parte única da história buscando inspiração nos pensadores e artistas da Antiguidade. Revise História para o Enem!
Em termos históricos, é equivocado dizermos que a história se repete. Cada tempo histórico tem suas singularidades, conflitos e conceitos próprios. Apesar do termo Renascimento nos remeter a ideia de uma recuperação de algo que se passou, é necessário perceber que as bases e os interesses do seu contexto pertencem ao seu próprio tempo.
Demonstrar isso será o objetivo da aula de hoje. Vem comigo revisar História para mandar bem no Enem e nos vestibulares!
Uma breve história do saber ocidental
Na antiguidade clássica (civilização greco-romana) muitas foram as formas de se entender e explicar o mundo. A primeira delas foi através da mitologia, que não só explicava os fenômenos naturais, mas também dizia qual o lugar de cada um na sociedade.
Na Grécia Antiga no século VII a.C., Tales de Mileto “inaugurava” uma outra percepção de mundo: a filosófica, onde os fenômenos naturais eram explicados pela observação dos movimentos da natureza com base na racionalidade humana.
Em seguida, muitos outros pensadores utilizariam estes mesmos princípios (observação e racionalidade) para elaborar suas explicações sobre o mundo físico e o mundo dos homens.
Esta percepção racionalista sobre o mundo irá sofrer sua mais profunda ruptura com o misticismo e o cristianismo, que passarão a explicar a realidade a partir da interpretação de sinais do Deus cristão. Essa nova ordem (teocêntrica) dominará o pensamento ocidental e não encontrará barreiras durante toda a Idade Média, até o Renascimento.
Por uma combinação de fatores naquele contexto, surgirá uma corrente de pensamento que buscará nos filósofos da Antiguidade os valores de observação, racionalização e representação (antropocêntrica) da realidade.
Introdução ao Renascimento
Veja agora com o professor Felipe de Oliveira, do canal do Curso Enem gratuito, as dicas principais para você dominar o tema do Renascimento Comercial e Urbano da Europa.
Contexto histórico do Renascimento cultural
Vamos imaginar a Europa mediterrânea no final da Idade Média: Constantinopla é conquistada pelos turcos otomanos (muçulmanos), que passam a bloquear as rotas de comércio dos reinos cristãos. Tal bloqueio prejudica a acumulação de riquezas pela burguesia e, consequentemente, pelos nobres que vinha a todo vapor desde as cruzadas.
As únicas cidades da Europa que continuaram comercializando com o oriente através do porto de Constantinopla foram as da península italiana. Com este monopólio comercial, devido a aliança com os turcos, a burguesia de cidades italianas como Gênova, Veneza, Roma, Pisa e Florença multiplicaram suas riquezas.
Tanto poder econômico trouxe novas possibilidades de investimento. Ao mesmo tempo, muitos intelectuais do antigo Império Bizantino, fugindo dos turcos, procuraram abrigo nesta e em outras regiões da Europa.
Esta dispersão de sábios também distribuiu o conhecimento do antigo Império e a leitura de obras gregas (o grego era, talvez, o idioma mais popular do Império).
Mecenato
A burguesia italiana, vendo o vertiginoso aumento de suas riquezas, passou a morar em palacetes e a financiar artistas e intelectuais para produzir obras para eles. Este financiamento ganhou o nome de mecenato, e os financiadores ficaram conhecidos como mecenas.
É importante lembrar que a busca por prestígio e aproximação da nobreza ainda era uma aspiração da burguesia e se aproximar da produção intelectual era um caminho para este objetivo.
Estes artistas por estarem, ao mesmo tempo, próximos do que havia sobrado do antigo Império Romano e em contato com os sábios bizantinos, passaram a olhar com interesse as obras dos filósofos da antiguidade.
Tais obras artísticas e filosóficas, ressaltavam o homem como o ser que, através da racionalidade, entendia e explicava o mundo. Essa perspectiva é denominada antropocêntrica.
Contrastes da arte antiga e medieval
Na antiguidade clássica o homem, suas potencialidades e a realidade eram considerados belos. Isto explica a preocupação em esculpir com tantos detalhes as estátuas de figuras com corpos fortes e sadios. Também explica porque não era abominável a representação da nudez.
Porém, tais perspectivas foram censuradas nas obras medievais, onde a luxuria era considerada pecado capital. Além disso, as obras medievais tinham papel crucial na catequese da população analfabeta (muitos aprendiam a história religiosa através dos vitrais das igrejas, por exemplo).
A representação realista, harmônica e o hedonismo (valorização do nu), foram aos poucos sendo retomados pelos artistas renascentistas.
Contudo a Igreja Católica ainda era soberana no controle da arte e do pensamento. Para poder produzir obras como a estátua de Davi (imagem a baixo), de Michelangelo, muitos artistas tinham de examinar corpos na clandestinidade e alegar que tais obras serviam para melhor representar a criação de Deus.
Exemplo dessa influência da igreja é o fato de muitas obras renascentistas ainda serem de temas cristãos. Esse é um fator importantíssimo para se destacar o Renascimento como um movimento de seu tempo.
Os artistas de maior destaque no Renascimento italiano, assim como suas obras, foram: Michelangelo (escultura e pintura), Leonardo da Vinci (escultura, pintura e ciência), Rafael Sânzio (pintura), Donatello (escultura), Giotto di Bondone (pintura e arquitetura), Caravaggio (pintura), Sandro Botticelli (pintura), entre muitos outros.
Entre tantos expoentes, damos destaque a Leonardo da Vinci, que talvez tenha sido o mais articulado entre todos. Além de se destacar por obras como a Monalisa (que ganhou maior reconhecimento muito tempo depois) e a Última Ceia, ele desenvolveu muitos estudos sobre o corpo humano (O homem Vitruviano), sobre plantas e esboço de invenções (escafandro, máquinas voadoras e até máquinas de guerra).
Porém o Renascimento não se reteve somente à Itália, ganhando espaço em outras regiões da Europa, em territórios das atuais Alemanha (Albrecht Dürer, 1471-1528), Bélgica (Jan Van Eyck, 1390-1441), Espanha (Miguel de Cervantes, 1547-1616), Portugal (Luís de Camões, 1524-1580), Inglaterra (William Shakespeare, 1564-1616) e muitas outras.
Também é equivocado pensar que o Renascimento só se manifestou nas artes plásticas (visuais). Contribuições em outras áreas como literatura, filosofia e ciência foram muito expressivas.
Literatura
Luís de Camões, escritor português, representou em sua obra Os Lusíadas as navegações de Vasco da Gama e seus homens a fim de encontrar uma nova rota para as Índias. Nesta obra em forma de poema, Camões dá um tom épico as aventuras dos navegadores.
Veja uma síntese sobre Luís de Camões com a professora de Literatura Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito:
Miguel de Cervantes, escritor espanhol, ganhou notoriedade por Dom Quixote, obra em que satiriza a cavalaria medieval com um cavaleiro que via dragões no lugar de moinhos e era auxiliado por um escudeiro gordinho e desajeitado (Sancho Pança).
Filosofia
René Descartes, filósofo e matemático, defendia a reestruturação do conhecimento a partir de bases exatas, afim de que nos livremos de incertezas e falácias.
Thomas More, filosofo inglês, foi um dos fundadores do Humanismo. Em sua obra A Utopia, More descrevia uma sociedade que julgava valorizar o ser humano, onde a riqueza não separava as pessoas e as potencialidades humanas eram desenvolvidas.
Ciência
Aqui o destaque vai para Galileu Galilei, físico e matemático italiano, que deu continuidade as ideias de Nicolau Copérnico ao defender que a Terra girava em torno do Sol (teoria heliocêntrica), e não o contrário (teoria geocêntrica). Por esta defesa, quase foi queimado na fogueira pela Inquisição, tendo que renunciar suas ideias.
A Filosofia das Ciências
Veja agora com o professor de filosofia Alan Ghedini um resumo sobre a história das ciências, para você compreender como foi importante a fase do Renascimento para o conhecimento científico:
Ambroise Paré, cirurgião francês, elaborou estudos sobre a anatomia e fisiologia, principalmente em relação a feridas por balas de arcabuzes.
O Renascimento foi um movimento de importante impacto no meio intelectual europeu que ajudou a construir as bases rumo à ruptura do controle do saber pela Igreja e a possibilitar o caminho para o Iluminismo.
Exercícios sobre o Renascimento
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNICAMP SP/2019)
Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano.
Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemática era a chave para transformar suas observações em teorias. Não existe certeza na ciência em que a matemática não possa ser aplicada, declarou.
(Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, p. 52.)
Assinale a alternativa que expressa adequadamente a correlação entre o texto e a imagem.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNICAMP SP/2019)
Antes de Copérnico, Kepler e Galileu, os cosmólogos elaboravam sistemas que representavam os corpos celestes por meio de esferas encaixadas umas nas outras, propostas e desenvolvidas por Eudoxo e Aristóteles, de modo a distinguir os mundos celeste e terrestre. É nesse contexto, caracterizado pela tese de que o cosmo é composto de dois mundos distintos (céu e Terra), e pelo axioma platônico, que deve ser entendido o conteúdo da carta de Kepler (1604). Ele apresenta uma etapa do processo de rompimento com essa distinção e com o axioma platônico. Na carta, Kepler apresenta os procedimentos para obter as duas primeiras leis dos movimentos planetários. A importância disso é tão grande que a segunda lei aparece antes da primeira, e a lei das áreas só se torna operante numa órbita elíptica, não podendo ser aplicada às órbitas circulares sem produzir discrepâncias com relação aos dados observacionais de Tycho Brahe.
(Adaptado de Claudemir Roque Tossato,
Os primórdios da primeira lei dos movi-
mentos planetários na carta de 14 de de-
zembro de 1604 de Kepler a Mästlin. Sci-
entiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2,
p. 199-201, jun. 2003.)
Considerando o contexto histórico descrito e as leis físicas apresentadas por Kepler, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUC RS/2019)
“Consagrai-vos a dois gêneros de estudos. Em primeiro lugar deveis adquirir um conhecimento das letras, não vulgar, mas sério e aprofundado…. Depois, familiarizai-vos com a vida e as boas maneiras – aquilo a que se chamam de estudos humanos, pois que eles embelezam os homens. Neste domínio os vossos conhecimentos devem ser extensos, variados e hauridos em todas as espécies de experiências, sem nada negligenciar daquilo que possa contribuir para a conduta da vossa vida, para a vossa glória e a vossa reputação. Aconselho-vos a ler os autores que possam ajudar-vos, não somente pelo seu assunto, mas também pelo esplendor de seu estilo e seu talento literário, a saber: as obras de Cícero e as de todos aqueles que se aproximam do seu nível…, pois quereria que um homem distinto seja muito erudito e capaz de dar aos seus conhecimentos uma formulação elegante… É por isso que não se deve somente seguir as lições dos mestres, mas também instruir-se com os poetas, os oradores e os historiadores, para adquirir um estilo elegante, eloquente…”
BRUNI, Leonardo. “Correspondência”. In:
FREITAS, Gustavo. 900 Textos e documentos
de História. Lisboa: Bertrand, 1976. p. 143.
Com qual dos movimentos intelectuais do período moderno o texto se relaciona?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFRGS/2019)
Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.
A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.
Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
A realidade do Renascimento é absolutamente diferente daquela do Ocidente Medieval. O século XVI viu dissolverem-se, aos poucos, esses países maravilhosos que, como miragens, tinham atraído os europeus para fora da Europa. Era preciso reconhecer a evidência: as regiões longínquas não eram como antes se imaginava. O império do Preste João, onde se acredita, fluía um rio do paraíso, tornou-se, modestamente, a Etiópia, de onde os portugueses, em 1540, mal conseguiram conter a fúria de povos muçulmanos. As Antilhas não eram as Ilhas Afortunadas. Cipango se tinha afundado para sempre no Pacífico de Fernão de Magalhães e Francis Drake.
DELUMEAU, J. A civilização do Renascimento.
Lisboa: Editorial Estampa, 1994. Adaptado.
Entre os séculos XV e XVI, o progresso das técnicas, que é uma das características do Renascimento, provocou novas percepções de mundo, indicando um profundo sintoma de mudança geral.
Assinale a alternativa que apresenta outra característica da cultura do Renascimento.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Fac. Santo Agostinho BA/2018)
A ênfase dada ao ser humano, durante o chamado Renascimento, abriu espaço para o desenvolvimento da ciência moderna. A atitude contemplativa diante de Deus, da natureza e do mundo terreno foi criticada por muitos deles. Em seu lugar, os homens deveriam colocar sua razão para agir, produzir e criar.
Fonte: NOGUEIRA; CAPELLARI. His-
tória: ser protagonista. 2010, p. 217.
Entre as visões ou as concepções científicas que surgiram nesse período, é CORRETO elencar a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FPS PE/2018)
O Renascimento modificou a vida dos europeus, derrubou mitos e mostrou a construção de novas formas de arte e de política. As reflexões de Copérnico contribuíram para:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC RS/2018)
A cidade, na época do Renascimento, é um ser de razão. Não é só vivida como também é pensada. (…) A cidade não deve ser apenas prática. É conveniente que seja também bela.
(DELUMEAU, Jean. A Civilização do
Renascimento. Lisboa: Editorial
Estampa, 1994, p. 258-261).
Com base na citação acima, que aponta para o novo contexto político, social, econômico e cultural da Europa nos séculos XVI e XVII, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os arquitetos projetaram tanto a forma urbana, a partir de formas geométricas belas ideais, quanto construíram, para a comodidade dos habitantes, os palácios, as praças, as fontes e os monumentos.
( ) A centralização do Estado e a ampliação da máquina burocrática para a administração dos negócios públicos, o comércio, a aplicação da justiça e a cobrança dos impostos exigiram que a nobreza se abrisse para o exercício de novas profissões.
( ) Foram criadas editoras, academias e bibliotecas, que permitiram a expansão da cultura letrada e a circulação de novas ideias nas principais cidades europeias.
( ) A laicização da cultura urbana provocou o abandono de práticas religiosas na vida cotidiana e a perda de importância da Igreja Católica na política.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFRGS/2018)
Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ESPCEX/2018)
No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:
I. o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
II. o desenvolvimento da imprensa
III. a estratificação da sociedade
IV. a ação dos mecenas
Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre o Renascimento para acertar na hora da prova!
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade