Veja quem foi Kepler, o que significa órbita elíptica e quais são as três Leis de Kepler nesta aula gratuita de Física para o Enem e vestibulares.
Nessa aula você entenderá tudo sobre o movimento de corpos celestes que orbitam ao redor do sol. Saberá ainda o porquê de as órbitas não serem circulares e sim elípticas, conforme a primeira lei de Kepler e compreenderá que a velocidade de cada planeta em seu giro ao redor do sol não é constante. Também irá entender as três leis de Kepler!
Além disso tudo, verá uma revisão matemática sobre elipse. Fique com a gente e mande bem em Física no Enem e nos vestibulares!
Você já sabe que o Sistema Solar é heliocêntrico, onde o sol é o centro e todos os planetas giram ao seu redor, inclusive o nosso. Mas, se ainda não sabe, agora ficará sabendo que esse giro dos planetas, apesar de parecer circular, não é circular!
Os movimentos dos planetas seguem uma trajetória elíptica. Essa trajetória elíptica é muito suave. Tão suave que se você pesquisar conseguirá encontrar alguns livros onde o desenho das órbitas dos planetas é circular e não uma elipse.
Talvez você esteja se perguntando: Mas, o que é uma elipse?
O que é uma elipse?
Pode-se dizer que elipse é uma figura geométrica parecida com circunferência, que ao invés de um centro, possui dois, denominados focos. Vide abaixo:
Sendo F1 e F2 os focos e na horizontal o eixo de simetria maior e na vertical o eixo de simetria menor. É nessa figura que incorrem as três Leis de Kepler que veremos a seguir.
Leis de Kepler
Johannes Kepler (1571-1630) foi um astrônomo e matemático alemão que estabeleceu de forma definitiva como os planetas se movem ao redor do sol. Com a ajuda do astrônomo Tycho Brahe (1546-1601), que trabalhou com ele em seu observatório até sua morte, Kepler foi capaz de enunciar três leis que permanecem válidas até hoje.
Primeira lei de Kepler: Lei das órbitas elípticas
A trajetória de cada planeta em torno do Sol é elíptica, e o Sol ocupa um dos focos da elipse.
A atração que o Sol exerce sobre os outros astros determina que um planeta em sua órbita aumente a velocidade conforme se aproxime dele, atingindo o valor máximo na posição mais próxima (Periélio), e diminua a velocidade quando se afasta dele, atingindo o valor mínimo na posição mais afastada (Afélio).
Segunda Lei de Kepler: Lei das áreas
O segmento de reta (raio) que liga o planeta ao Sol, sempre percorre áreas iguais em intervalos de tempo também iguais.
A1 = A2
O intervalo de tempo nas áreas A1 e A2 é igual mesmo sendo a trajetória maior em A1 do que em A2, como você pode observar na figura.
Isso se explica pelo fato de que em A1, o astro está mais próximo do Sol, portanto está mais rápido. Em A2 ocorre o contrário: mais distante, ele se apresenta com velocidade menor. Dessa forma, conclui-se que as áreas A1 e A2 são iguais.
Terceira Lei de Kepler: Lei dos períodos
O quadrado do período de translação de um planeta em torno do Sol sobre o cubo da distância do semieixo maior de sua órbita é igual a uma constante k.
Considere três planetas, P1, P2 e P3, orbitando o Sol, e assumindo para T1, T2 e T3 o período do movimento de translação de cada um respectivamente, como mostra a figura que desenhei abaixo:
De acordo com a terceira lei de Kepler, temos:
As elipses das órbitas dos planetas do sistema Solar são aproximadamente circulares, de modo que o semieixo maior pode ser considerado igual ao raio médio utilizado na fórmula.
Algumas considerações sobre o movimento planetário envolvendo as três Leis de Kepler:
- As Leis de Kepler também podem ser aplicadas para descrever movimentos de Luas, Satélites e outros corpos que orbitem astros;
- Essas Leis fornecem apenas descrições matemáticas do movimento dos planetas, não explicando as causas desses movimentos.
Videoaula
Exercícios sobre as Leis de Kepler
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNICAMP SP/2018)
Recentemente, a agência espacial americana anunciou a descoberta de um planeta a trinta e nove anos-luz da Terra, orbitando uma estrela anã vermelha que faz parte da constelação de Cetus. O novo planeta possui dimensões e massa pouco maiores do que as da Terra e se tornou um dos principais candidatos a abrigar vida fora do sistema solar. Considere este novo planeta esférico com um raio igual a RP = 2RT e massa MP = 8MT, em que RT e MT são o raio e a massa da Terra, respectivamente. Para planetas esféricos de massa M e raio R , a aceleração da gravidade na superfície do planeta é dada por em que G é uma constante universal. Assim, considerando a Terra esférica e usando a aceleração da gravidade na sua superfície (10m/s²), o valor da aceleração da gravidade na superfície do novo planeta será de
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FMABC SP/2018)
No dia 16 de outubro deste ano, um grupo de astrônomos anunciou a observação da colisão de duas estrelas de nêutrons. Uma estrela de nêutrons é um objeto celeste extremamente denso e com diâmetro de aproximadamente 10 km.
Supondo que o Sol, súbita e instantaneamente, se transformasse em uma estrela de nêutrons (isso não pode acontecer, é apenas uma suposição), reduzindo seu diâmetro por um fator de 105, mas mantendo a sua massa e a mesma distância até a Terra, a intensidade da força gravitacional que o Sol, agora uma estrela de nêutrons, exerceria sobre a Terra, em relação à intensidade da força gravitacional atual, ficaria multiplicada porCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEFS BA/2017)
A figura mostra como a força gravitacional entre dois corpos de massas M1 e M2 varia com a distância entre seus centros de massas.
Baseado nas informações contidas no diagrama, é correto afirmar que a razão F1/F2 é dada porCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEA AM/2017)
Dois planetas A e B descrevem suas respectivas órbitas em torno do Sol de um sistema solar. O raio médio da órbita de B é o dobro do raio médio da órbita de A. Baseando-se na Terceira Lei de Kepler, o período de revolução de B é
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UECE/2017)
Considere o movimento de rotação de dois objetos presos à superfície da Terra, sendo um deles no equador e o outro em uma latitude norte, acima do equador. Considerando somente a rotação da Terra, para que a velocidade tangencial do objeto que está a norte seja a metade da velocidade do que está no equador, sua latitude deve ser
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017)
Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra que orbita estrela vizinha do Sol, nomeado de Próxima B. O planeta é pequeno, rochoso e pode ter água líquida. Ele orbita ao redor da Próxima Centauri, que fica a uma distância de 4,2 anos-luz do Sistema Solar. Os dados permitiram concluir que Próxima B tem uma massa de, aproximadamente, 1,3 vezes a da Terra e orbita em torno da Próxima Centauri a cada 11,2 dias terrestres a uma distância média de 7,5 milhões de km dessa estrela, que equivale a cerca de 5% da distância entre a Terra e o Sol.
Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/cientistas-}
descobrem-planeta-parecidocom-terra-que-orbita-vizinha-do-sol.ghtml>.
Acesso em: 09 out. 2016. Adaptado.Considerando-se a massa da Terra igual a 6,0 1024 kg, a constante de gravitação universal G = 6,7 10–11N.m2.kg–2, , as informações do texto e os conhecimentos de Física, é correto afirmar:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUCCAMP SP/2017)
É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá, o objeto terá
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFJF MG/2017)
Um satélite geoestacionário é um satélite que se move em uma órbita circular acima do Equador da Terra seguindo o movimento de rotação do planeta em uma altitude de 35.786 km. Nesta órbita, o satélite parece parado em relação a um observador na Terra. Satélites de comunicação, como os de TV por assinatura, são geralmente colocados nestas órbitas geoestacionárias. Assim, as antenas colocadas nas casas dos consumidores podem ser apontadas diretamente para o satélite para receber o sinal. Sobre um satélite geoestacionário é correto afirmar que:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2017)
Sabe-se que a posição em que o Sol nasce ou se põe no horizonte muda de acordo com a estação do ano. Olhando-se em direção ao poente, por exemplo, para um observador no Hemisfério Sul, o Sol se põe mais à direita no inverno do que no verão.
O fenômeno descrito deve-se à combinação de dois fatores: a inclinação do eixo de rotação terrestre e a
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2016)
Quando o astronauta americano Scott Kelly retornou do espaço, após passar quase um ano na Estação Espacial Internacional, EEI, disse sentir fortes dores pelo corpo, nos músculos e nas articulações e relatou que mal consegue dizer onde sente dor, devido à intensidade. Ele também relata algo que não havia sentido antes: agora, ele começou a sentir hipersensibilidade na pele. Segundo o astronauta, isso ocorre porque a pele não encostou em nada por muito tempo, o que causa uma ardência ao deitar e ao sentar, por exemplo. Mas o que transformou a viagem de Kelly interessante, além dos 340 dias que ele passou na EEI e as 5 440 voltas que deu ao redor de nosso planeta, foi o fato de que seu irmão gêmeo, Mark Kelly, ficou aqui na Terra para que cientistas conseguissem estudar o impacto psicológico e fisiológico de uma viagem longa no espaço sobre o corpo humano. Os irmãos gêmeos foram submetidos a uma bateria de exames psicológicos e fisiológicos antes e depois da viagem espacial. Eles vão ser alvos de pesquisa por dois anos.
Disponível em: http://diariodebiologia.com/>.
Acesso em: 21 abr. 2016. Adaptado.Sabendo-se que a Estação Espacial Internacional, EEI, encontra-se em órbita a uma altitude de 350km, que viaja a uma velocidade média de 2,77.104 km/h, que o módulo da aceleração da gravidade na superfície da Terra é 10m/s² e que o raio da Terra é 6,4.106 m, é correto afirmar:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.