Atualmente o agronegócio brasileiro é forte e é voltado para a produção de commodities destinadas ao mercado externo. Entenda como funciona a produção agrária no Brasil!
Você certamente já ouviu falar em agronegócio e sabe que ele está presente no espaço rural brasileiro. Agora, que tal se aprofundar nos estudos da produção agrária no Brasil e entender como funciona esse setor econômico tão importante?
O que é o agronegócio
As atividades agrárias e a produção agrária no Brasil são comandadas pelo agronegócio. Este nada mais é que o conjunto das atividades agrícolas, mais especificamente, a agricultura e a pecuária.
Figura 1: Imagem representando a mecanização e a utilização de agrotóxicos na produção de soja. Fonte: https://www.olivre.com.brAlém disso, o agronegócio diz respeito aos equipamentos utilizados para estas atividades e o processamento industrial dos produtos.
Veja agora com o professsor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, os fundamentos de Geografia Agrária pra você aprender de uma vez por todas.
Produção agrária no Brasil
Nas últimas décadas, a produção agrária do Brasil tornou-se completamente voltada à produção em massa de commodities para o mercado externo.
Commodities são produtos que possuem pouco valor agregado, ou seja, produtos que não sofrem processo de alteração antes de serem comercializados. O Brasil é o terceiro maior exportador de commodities.
Principais produtos
Aproximadamente 70% dos produtos exportados pelo Brasil, são do setor agropecuário (setor primário). Produtos como a carne bovina, o açúcar, o suco de laranja e o café, são produtos que estão em alta em relação a exportação brasileira.
A produção de soja pelo agronegócio
A soja, tão falada entre a população brasileira e também na economia, apesar de ser produzida em uma quantidade absurda no território brasileiro, no mercado externo, perde para os Estados Unidos, ocupando o segundo lugar na produção mundial.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), na safra de 2017 até o mês de maio de 2018, o Brasil produziu 116,996 milhões de toneladas de soja, enquanto os Estados Unidos, produziu 119,518 milhões de toneladas.
A produção de soja no agronegócio brasileiro possui destaque por conta de sua produção absurdamente grande. Ainda segundo dados da CONAB (maio de 2018), o Brasil apresentava 35,100 milhões de hectares destinados a plantação de soja. Hoje, isso possivelmente já mudou e aumentou, pois este setor da agricultura está em constante crescimento.
Os maiores produtores de soja no Brasil são os estados do Paraná e do Mato Grosso, totalizando 47,4% da produção nacional. Atualmente, a cultura de soja vem se expandindo para o norte do país, o que tem levantado novamente a questão do desmatamento da floresta amazônica e a discussão sobre o direito à terra.
A soja é utilizada como base de muitos alimentos industrializados que estão todos os dias na mesa da população brasileira, o que acaba trazendo a discussão do agronegócio para a saúde também, uma vez que a soja é um produto transgênico e com alto teor de agrotóxicos. A utilização de agrotóxicos pelos produtores tem o intuito de diminuir a quantidade de pragas nas plantações, porém causa grandes problemas.
Além dos problemas de saúde pública, o plantio de soja é responsável também por problemas ambientais, como o desmatamento, já que para realização do plantio é necessário desmatar a vegetação original da área que será utilizada.
O cerrado brasileiro é o bioma que mais sofre com o plantio de soja, já que neste é possível encontrar uma das maiores biodiversidades do mundo.
Pecuária
Em relação à pecuária brasileira, os maiores rebanhos de gado encontram-se nas regiões centro-oeste, norte e sudeste. Apesar da grande produção, o Brasil encontra-se em segundo lugar mundial também. Assim como na produção de soja, perdemos somente para os Estados Unidos na quantidade de carnes produzidas. Por outro lado, em relação à exportação de gado, o Brasil encontra-se como líder.
Em 2017, segundo dados da Produção da Pecuária Municipal (PPM), o país possuía um rebanho de 214,9 milhões de cabeças de gado e 30% de toda essa carne é exportada, o restante é destinado ao mercado interno. Entre os principais produtores, temos estados como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.
Tendências da produção agrária no Brasil
Para os próximos anos, a tendência da produção agrária no Brasil é que cada vez mais a produção de commodities aumente. Dessa maneira, provavelmente haverá aumento das terras utilizadas para agricultura destinadas ao plantio destes commodities.
Problemas do agronegócio
Essa produção desenfreada de commodities, promovida pelos grandes empresários do agronegócio, diretamente as bancadas políticas brasileiras, pode causar sérios problemas internos para o Brasil.
Com a priorização de produtos destinados à exportação, cada vez mais estará em falta no mercado brasileiro os produtos básicos para alimentação, que no Brasil, são produzidos pela agricultura familiar e movimentos como o Movimento Sem Terra (MST).
O agronegócio vem tomando proporções gigantescas e é responsável por tomar as terras de quem produz o básico da alimentação brasileira. Todo esse processo acontece de forma gananciosa e sem pensar nos problemas futuros que isto pode trazer para o país.
Videoaula sobre o espaço rural brasileiro
Entenda melhor as características do espaço rural e os modos de produção agrária no Brasil com a videoaula abaixo, gravada pelo professor Raphael Carrieri, de Geografia!
Questões sobre a produção agrária do Brasil
Agora que você já entendeu o que é o agronegócio, como ele funciona e qual a sua importância para a produção agrária brasileira, resolva os exercícios abaixo, selecionados pelo professor Marcelo!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFMT/2019)
Quando se pensa em algum trabalho produtivo realizado no campo ou meio rural, em geral, a primeira referência que vem à mente é a prática da agricultura. Por meio dessa atividade, as sociedades cultivam as sementes e a terra visando, principalmente, à produção de alimentos. Existem diferentes modalidades agrícolas utilizadas pelas sociedades. Sobre essas modalidades, julgue as informações abaixo:
I. A agricultura convencional faz uso de sementes manipuladas geneticamente, aplica adubos e fertilizantes industriais e o controle de pragas é realizado com defensivos agrícolas.
II. A modalidade agroflorestal trata-se de uma versão mais radical da agroecologia, na qual a plantação ocorre em meio ao plantio de árvores ou sem a derrubada da mata, combinando a produção agropecuária com a silvicultura e a produção frutífera.
III. A agricultura agroecológica utiliza-se de organismos manipulados geneticamente, objetivando assim um menor uso de defensivos agrícolas e menor poluição ambiental.
IV. No Brasil, o uso de sementes transgênicas é proibido desde o ano de 2014, quando foi aprovado no novo Código Florestal.Estão corretas as afirmações contidas na alternativa:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC RS/2019)
Os gráficos a seguir apresentam o quadro da distribuição fundiária no estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: IBGE – 2010Analisando os dados dos gráficos, considere as afirmativas a seguir:
I. A maior parte das propriedades no estado estão nas mãos dos latifundiários.
II. Mais de 40% da área rural do estado é constituída de latifúndios.
III. Os gráficos evidenciam um desequilíbrio na distribuição fundiária gaúcha.
IV. A maior parte das áreas rurais no estado encontram-se distribuídas por 86% da população.Estão corretas apenas as afirmativas
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFRGS/2019)
Considere as afirmações a respeito da estrutura agrária brasileira.
I. A modernização do campo tornou-o autossuficiente em relação à cidade, destino da produção agrícola brasileira.
II. A modernização da agricultura tornou as paisagens agrícolas homogeneizadas, em virtude da especialização produtiva para atender ao mercado cada vez mais exigente.
III. As modificações na estrutura fundiária provocaram desemprego no campo e êxodo rural, além do aumento do número de trabalhadores sem direito à terra, com consequente exclusão social.Quais estão corretas?
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNCISAL AL/2019)
O agronegócio intensivo no Brasil foi organizado com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em 1973. As inovações tecnológicas induzidas institucionalmente foram decisivas para tornar o Brasil um grande exportador de alimentos a partir de 1990. A expansão da fronteira agrícola ocorreu no período de 1970 a 2000. Entre outros aspectos, essa expansão ocorreu via incorporação do bioma Cerrado à área de produção.
Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br. Acesso em: 2 nov. 2018 (adaptado).No referido período, a expansão da fronteira agrícola via incorporação do Cerrado
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2019)
Nos últimos 50 anos, a modernização da agricultura brasileira pode ser subdividida em dois momentos: um primeiro, entre as décadas de 1960 e 1980, e um segundo, a partir da década de 1990, com a emergência de uma agricultura científica globalizada que se caracteriza, entre outros,
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC SP/2019)
Criação de caprinos e ovinos é destaque no sertão do Ceará
O crescimento desse ramo da pecuária é constante no Ceará, e os produtores desejam obter informações atualizadas que subsidiem suas decisões. O Censo Agro 2017 está em campo desde outubro, e os produtores esperam os resultados dessa pesquisa para terem um retrato atualizado e preciso das mudanças que o setor vem passando.
https://agenciadenoticias.ibge.gov.brA notícia acima apresenta uma nova face da pecuária caprina. A informação do texto mostra um produtor mais informado e moderno, que não necessita de grande aporte financeiro para ser eficiente e competitivo.
Sobre a situação evidenciada acima, marque a alternativa que melhor explica o título da notícia.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFT TO/2019)
Sobre a agricultura de plantation é CORRETO afirmar que:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFPR/2019)
O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
Ainda com TV em preto e branco, a segunda metade da década de 1960 foi fértil em festivais da canção. Em 1968, a segunda classificada − “Pra não dizer que não falei das flores” − foi composta por Geraldo Vandré e marcou a juventude universitária daquela época. Considere um pequeno trecho da canção abaixo:
[…]
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão […]Pelos campos há fome / Em grandes plantações, esses dois primeiros versos da estrofe fazem lembrar uma fase da história agrária recente do Brasil denominada modernização conservadora. Sobre essa fase são feitas as seguintes afirmações.
I. Na década de 1960, a agricultura atravessou um processo de transformação passando a se integrar à dinâmica industrial de produção; iniciava-se a criação dos complexos agroindustriais.
II. Foi reduzido o assalariamento da mão de obra do campo e ampliaram-se os espaços dos arrendatários, parceiros e posseiros devido à intensa migração em direção ao interior do país.
III. O processo de modernização ampliou a mecanização agrícola que por sua vez promoveu a concentração de terra e a intensificação do êxodo rural.Está correto o que se afirma APENAS em
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNESP SP/2018)
Esse produto percorreu ampla região, desde o Morro da Tijuca, no Rio de Janeiro, no primeiro quartel do século XIX, até o norte do Paraná, onde praticamente cessou sua marcha na década de 1970. Nesse período, seu percurso deixou marcas significativas na paisagem: vasta rede urbana e densa malha ferroviária, solos empobrecidos pela erosão, florestas dizimadas e extensivas pastagens, quase sempre de baixa produtividade.
(Jurandyr L. S. Ross. Ecogeografia
do Brasil, 2009. Adaptado.)O excerto refere-se à produção do espaço brasileiro relacionada ao ciclo econômico
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22