Efeito estufa: o que é, causas e relação com o aquecimento global

Você sabe o que é o efeito estufa? Alguns cientistas afirmam que ele está relacionado ao aquecimento da Terra, mas será que é verdade? Vamos revisar mais este conteúdo para o Enem!

Ao contrário do que muitos pensam, o efeito estufa não é prejudicial para o nosso planeta. Muito pelo contrário, ele é um fenômeno fundamental para a manutenção da vida na Terra. Sem este efeito, a temperatura da Terra diminuiria, dificultando o desenvolvimento das espécies existentes.

O que é efeito estufa

O efeito é responsável por manter a temperatura da Terra no nível considerado “normal”, mas afinal como isso acontece? Bem, existem alguns gases na atmosfera terrestre que são responsáveis em absorver parte da radiação solar, impedindo que toda ela retorne ao espaço.

Como o efeito estufa funciona?

Vamos entender como funciona este efeito natural. A radiação solar, ao atingir o planeta Terra, é absorvida em parte pela superfície terrestre e pelos corpos d’água. Ao atingir a superfície terrestre, a radiação não absorvida é refletida de volta ao espaço.

No caminho de volta, os gases chamados de gases de efeito estufa são responsáveis por manter no planeta parte do calor irradiado pelo Sol. Dessa maneira, mantém a temperatura da Terra de certa forma estável.

Introdução ao Efeito Estufa

Veja agora com o professor de geografia Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito,  uma síntese sobre o tema desta aula:

Esse fenômeno leva o nome de efeito estufa justamente por possuir efeito semelhante ao de uma estufa. Os raios solares, ao aquecerem uma estufa com plantas, auxiliam o processo de desenvolvimento destas.

Porém, se considerarmos o processo ao ar livre, o calor tende a se dissipar de forma mais rápida. Deste modo, a estrutura de uma estufa permite que o calor fique armazenado por maior tempo.

esquema do efeito estufaEsquema ilustrando a dinâmica do efeito estufa. Fonte: https://rogeriocerqueiraleite.com.br

Os gases de efeito estufa presentes na atmosfera terrestre são os seguintes: gás metano, dióxido de carbono, óxido nitroso e os gases fluoretados. Apesar de grande parte da emissão desses gases acontecer por meio de atividades antrópicas, sua emissão acontece de outras formas naturais também.

Relação com o aquecimento global

O tema efeito estufa é um tema bastante polêmico nos dias de hoje, tendo em vista que este é associado a questão do aquecimento global. Grande parte das pesquisas disponibilizadas nos meios de comunicação apontam que o fenômeno vem sendo intensificado pelo homem.

Este apontamento acontece devido à intensificação da emissão de gases de efeito estufa pela ação antrópica. Como por exemplo, as atividades industriais, agropecuárias e até mesmo pela existência de aterros sanitários e lixões.

Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento destes gases na atmosfera terrestre pode causar um desequilíbrio no efeito estufa, fazendo com que a temperatura da Terra se eleve de acordo com o nível da possível degradação da atmosfera, causada pela ação humana.

Para entender mais sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, assista ao vídeo do prof. Carrieri:

Debate sobre o aquecimento global

Porém, alguns cientistas alegam que tudo isso não passa de suposições científicas. Eles justificam que muitos estudos não conseguem comprovar que de fato o efeito estufa está passando por alterações.

Alguns estudos mais atuais, inclusive, levantam a hipótese de que a alteração da porcentagem dos gases de efeito estufa presentes na atmosfera pela ação humana não acontece.

Estes estudos levam em consideração a dimensão da atmosfera terrestre em comparação com a quantidade de gases emitidos por atividades antrópicas, que no caso, seria mínima.

Mudança Climática

Além disso, na atualidade, alguns grupos contrários à teoria do aquecimento global acredita que as teorias acerca do aquecimento da Terra são fomentadas para que produtos considerados “ecologicamente corretos” tenham um maior valor de mercado.

Como exemplo, temos a substituição do CFC (Clorofluorcarboneto), gás componente de geladeiras antigas, aerossóis, ar condicionados, entre outros, pelos gases HCFC (Hidroclorofluorcarbonos), HFC (Hidrofluorcarbonos) e PFC (Perfluorcarbonos). Estes novos gases de substituição possuem um valor de compra mais alto, servindo como justificativa para o aumento do valor comercial do produto final.

Mera coincidência (ou não), nos últimos anos, foi descoberto que estes gases utilizados para substituir o CFC são também “prejudiciais” para o funcionamento natural do efeito estufa, permitindo que as indústrias substituam novamente estes gases por outros de maior valor e considerados “sustentáveis”.

Segundo os gráficos e estatísticas do IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Chante), entidade responsável por analisar as mudanças climáticas do planeta, a Terra não está nem aquecendo e nem resfriando.

O planeta Terra encontra-se em um período estável em relação ao seu clima e alguns cientistas consideram que a base de dados climáticos armazenados até a atualidade não é suficiente para apontar um possível aquecimento do planeta.

Deste modo, vale ressaltar que o efeito estufa é um processo natural do planeta Terra, importantíssimo para a vida no planeta.

Não esqueça também de que, enquanto alguns cientistas afirmam que as mudanças climáticas estão ocorrendo, outros afirmam que não e que dificilmente as atividades antrópicas serão capazes de alterar sua dinâmica, já que a dimensão da atmosfera terrestre é quase que incomparável a dimensão das atividades do homem.

Exercícios sobre o Efeito Estufa

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22

Compartilhe: