Atmosfera, suas características e subdivisões

A atmosfera, possui características próprias assim como as demais camadas da Terra. Vamos revisar estas características?

A camada de ar que envolve o planeta Terra, tão importante para a existência da vida, é chamada de atmosfera. É composta por elementos que são encontrados em outras partes do planeta também, sendo eles naturalmente componentes dela ou não.

Além disso, ela possui diferentes camadas com características bem particulares. Você sabe quais são essas características? Não? Então acompanhe essa aula de Geografia para o Enem e entenda melhor este conteúdo rápido e simples de se aprender.

ilustração da atmosfera
Figura 1: Imagem para Ilustração da atmosfera.

 

A atmosfera é uma camada composta por gases que se encontra acima de nossas cabeças, ou seja, após a litosfera (se analisarmos do interior para fora do planeta Terra). Desde a formação do planeta Terra, esta camada de gases já sofreu por muitas alterações em sua composição ao longo dos anos. Atualmente, sua composição apresenta em maior parte, oxigênio e nitrogênio.

Como a atmosfera é formada por gases, não é possível vê-la a olho nu. Porém sua extensão é de aproximadamente 1000 quilômetros, dividindo-se em camadas de acordo com sua altitude e com a modificação da presença dos gases e suas quantidades.

as camadas da atmosfera
Figura 2: Divisão das camadas da atmosfera.

 

Como podemos analisar na imagem acima, a atmosfera divide-se em cinco camadas, sendo elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, sendo esta a mais externa.

A troposfera, camada mais interna, possui aproximadamente 10 quilômetros de extensão e apesar de seu tamanho, apresenta a maior concentração de gases. Nesta camada temos a presença de aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases que muitas vezes são considerados “ofensivos”, mas não necessariamente são.

É por ela que algumas as aeronaves de grande porte transitam e que abriga os fenômenos meteorológicos. A maior porcentagem de gases da atmosfera como um todo, estão concentrados nesta camada mais interna.

A estratosfera é onde encontramos a tão famosa e polêmica camada de ozônio. É a camada de ozônio a responsável por reduzir a radiação solar que chega à superfície terrestre, diminuindo a porcentagem de raios UV A e UV B.

As teorias acerca da destruição da camada de ozônio são extremamente propagadas não somente pela ciência, mas também por aqueles que detém o meio de produção de produtos “ecologicamente corretos”. Este fato não pode ser tomado como verdade absoluta, pois outras vertentes dos estudos científicos afirmam que a camada de ozônio não está sendo destruída pelo homem.

A mesosfera é a camada conhecida por suas baixas temperaturas, podendo chegar à aproximadamente -100º célsius. Sua temperatura não é a mesma ao longo de toda a camada, esta varia de acordo com a sua altitude. Os balões climáticos são instalados nesta camada da atmosfera.

A ionosfera, ou termosfera, é a camada mais extensa da atmosfera, chegando a aproximadamente 500 quilômetros de extensão. É a camada conhecida pela grande quantidade de íons e por sua alta temperatura.

Por fim, a exosfera é a camada mais externa da atmosfera e possui alta concentração de hidrogênio e gás hélio. É a última camada onde encontramos a influência gravitacional.

A atmosfera é uma parte da Terra que possuí uma dinâmica muito bem estruturada e que foi constituída de forma natural. Muito dificilmente a ação antrópica pode ser capaz de causar alterações na atmosfera que realmente tragam modificação no clima global ou na existência dos seres vivos. É por isso que devemos estar sempre atentos às teorias que surgem a respeito da modificação de sua dinâmica e características de composição.

Para aprender mais sobre a atmosfera ou reforçar seus conhecimentos, indico a videoaula abaixo:

Questões

(Fundação Instituto de Educação de Barueri SP – 2016)

A primeira corresponde a uma situação transitória da atmosfera, com mudanças diárias e até horárias, ao passo que a segunda se define por padrões estabelecidos após trinta anos de observações, apresentando portanto, no mínimo, um perfil relativamente estável.

(José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In. Jurandyr Ross. Geografia do Brasil. 1998. Adaptado)

O texto apresentado designa, respectivamente, a diferença entre:

a) Temperatura e frente fria.

b) Precipitação e frente fria.

c) Tempo e precipitação.

d) Tempo e clima.

e) Clima e estações do ano.

Gabarito: D.

(UDESC SC – 2016)

Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre.

a) A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento.

b) Na camada denominada termosfera ocorre a maior concentração do gás ozônio na atmosfera.

c) Os gases majoritários da atmosfera são o hidrogênio e o oxigênio.

d) A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial.

e) A atmosfera se torna cada vez mais rarefeita conforme diminui a altitude.

Gabarito: A.

(PUC SP – 2018)

A palavra atmosfera surgiu da junção de duas palavras gregas Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera). É a atmosfera combinada com as dinâmicas da litosfera, hidrosfera e biosfera que permite a existência da vida na Terra. Com relação às características das diferentes camadas que compõem a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Na Mesosfera, a temperatura varia entre –10°C até –100°C. Ela é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Aqui ocorre o fenômeno da aeroluminiscência.

b) A Troposfera é a camada onde ocorrem os fenômenos climáticos (formação de nuvens, precipitações de neve ou granizo, relâmpagos). É também nesta camada que os aviões circulam e ocorre a poluição do ar.

c) A Exosfera é a camada que antecede o espaço sideral. É composta basicamente por nitrogênio e hidrogênio na proporção de 50% cada. Nesta parte da atmosfera, a temperatura pode oscilar até -100º C e sua espessura chega a 500Km.

d) A Termosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Ela possui oxigênio atômico em sua composição, que tem a capacidade de absorver a energia solar em grande quantidade; por isso, ela pode atingir até 1000º C.

Gabarito: C.

 

 

 

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22